IR PARA A PISCINA GRÁVIDA: COMO PRATICAR NATAÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ?

É perfeitamente possível continuar a praticar uma atividade física durante a gravidez, mas é necessário evitar movimentos bruscos e desportos que possam causar impactos. Se conseguir não fazer bombas no meio da piscina, então a natação é uma prática perfeita e adaptada às suas necessidades de futura mãe!

Alguns desportos são a evitar durante algum tempo, mas a natação e a hidroginástica são atividades especialmente recomendadas durante a gravidez. Para além da sensação de leveza que a animará em apenas alguns movimentos, praticar uma atividade num meio aquático, segundo os médicos que entrevistei, tem vários benefícios para as futuras mães. Explicações.

 

natação mulher grávida
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IR PARA A PISCINA DURANTE A GRAVIDEZ PROPORCIONA VÁRIOS BENEFÍCIOS

“A natação é, sem dúvida, o desporto que oferece mais benefícios e menos restrições para o organismo, afirma Anthony Gallet, professor de APA (atividade física adaptada) no hospital privado Le Bois, em Lille.

O movimento das pernas na água melhora a circulação sanguínea. Um benefício para combater a retenção de líquidos que pode afetar algumas mulheres grávidas”.

Trabalho de respiração, tonificação muscular, controlo de peso… A natação ou a hidroginástica combinam todos os benefícios da atividade física, e apresentam ainda mais vantagens.

 

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LIBERDADE! 

Admitamos: depois do 6º mês, o peso do bebé começa a sentir-se. Nas pernas, costas, articulações... os quilos a mais são visíveis em várias zonas do corpo. Exceto dentro de água!

“Treinar na água oferece uma sensação de leveza à mulher grávida, continua Anthony Gallet. Na água, as articulações e os ligamentos não sofrem. Praticar em meio aquático pode aliviar determinadas tensões nas costas ou nas pernas”.

Acabaram-se as restrições por causa do peso. Isto é, por um tempo limitado…

 

Yoga
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AO SEU PRÓPRIO RITMO 

Quanto tempo é preciso esperar para voltar a praticar desporto?

Diria entre dois e três meses, afirma o osteopata. Aquilo que chamamos de regresso de menstruação após o parto parece-me ser um bom indicador. No entanto, todas as mulheres são diferentes e cada uma delas deve encontrar o seu ritmo estando atenta ao próprio corpo. O facto de a nova mamã ter continuado a praticar ou não durante a gravidez afetará este regresso à prática desportiva”.

De qualquer forma, não se preocupe em ficar em boa forma imediatamente e não se canse demasiado. Não se esqueça que já pratica um outro desporto: ser mãe…

Como é que geriu o seu regresso ao desporto?

 

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desporto depois do parto

Porque sim, é recomendado praticar uma atividade física durante a gravidez!

Se não existirem contraindicações, as futuras mães podem correr, por exemplo, até ao 4º mês sem forçar e, sobretudo, ficando atenta ao seu corpo. Porque o mais importante é isso mesmo: ficar atenta à transformação que está a acontecer e não forçar nada.

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