apto

ÍNDICE PARA BRONZEAR-SE SEM PERIGO

Para proteger-se eficazmente do sol, é essencial escolher bem o índice de proteção. São vários os fatores a ter em conta, siga o guia para saber que tipo de creme é mais adequado para si!

1. EM FUNÇÃO DO SEU TIPO DE PELE

Algumas pessoas são mais sensíveis do que outras aos raios UV. Cada cor de pele (fototipo) reage de forma diferente ao sol: é a fotoproteção natural. Existem 6 fototipos de pele, classificados de acordo com a cor da pele. Quanto mais branca for a pele, menos capacidade terá de se proteger do sol naturalmente.

Observação: as crianças são particularmente sensíveis ao sol, independentemente da cor da pele. Necessitam de uma atenção especial até aos 15 anos. Nunca exponha os bebés diretamente ao sol.

2. EM FUNÇÃO DA ATIVIDADE DESPORTIVA

Independentemente do tipo de pele, a proteção solar adequada depende da intensidade dos raios UV, da duração da exposição e da atividade exercida. Desconfie dos raios solares diretos, refletidos ou difusos. O sol coberto ou escondido é traiçoeiro!

sol

O QUE É UM ÍNDICE DE PROTEÇÃO?

O Índice de Proteção (IP) ou SPF (Sun Protection Factor) mede o nível de proteção dos cremes solares face aos UVB. Este índice é avaliado de acordo com as normas europeias de teste. O nível de proteção depende das atividades físicas, dos banhos, da transpiração, das fricções, e diminui claramente se a quantidade de produto aplicado for insuficiente. Os produtos de proteção solar não garantem uma proteção a 100%.

APLICAR CORRETAMENTE O CREME SOLAR

1. Deve ser aplicado em todas as zonas expostas, prestando especial atenção às áreas mais expostas, como as orelhas, o nariz, a testa e a nuca.

        2. Não se esqueça das zonas escondidas e sensíveis: mãos, parte superior dos pés, nuca, atrás dos joelhos, atrás dos braços…

        3. Deve ser aplicada uma camada espessa a cada 2 horas, especialmente após nadar, limpar-se ou praticar uma atividade física.

        4. Mesmo se o creme solar for resistente à água, não hesite em voltar a pôr após cada ida à água.

Para facilitar a aplicação, os cremes solares estão disponíveis em formatos práticos: rolls on, sprays, cremes ou sticks (hiperligação para o fabrico de um creme aptonia), escolha um em função do seu ambiente!

Observação: o nível de proteção diminui consideravelmente se a quantidade de produto aplicado for insuficiente.

A SUGESTÃO DE CUIDADO DO CORPO: LEITE PÓS-SOLAR!

Após a exposição solar, a pele precisa de ser reidratada. Os cuidados pós-solar permitem nutrir a pele, e são também uma forma de prolongar o bronzeado. De facto, ter uma pele sã e hidratada é a chave da duração do bronzeado. Além disso, como muitos deles são refrescantes, diminuem a sensação de calor devido ao sol.

Já tem uma preferência entre os cremes, os sticks ou os sprays?

VOLTAR PARA O TOPO