logo-nabaiji

HIGIENE NA PISCINA : Como proteger os seus filhos?

Muitos pais gostariam de levar os seus filhos à piscina nos dias de grande calor ou simplesmente para iniciá-los no meio aquático. Todavia, ficamos por vezes apreensivos com tudo o que lemos ou ouvimos acerca das piscinas…

Entre bactérias e outros "caldos de cultura", não é fácil triar todas as informações que nos chegam aos ouvidos. Iremos deste modo fazer um ponto da situação sobre o que se passa nas nossas piscinas e sobre como melhorar os problemas relacionados com a higiene.

número1

A piscina... um verdadeiro ninho de bactérias?

Já todos ouvimos falar da situação, nomeadamente neste último verão com as altas temperaturas que se fizeram sentir em Portugal. A noção de "caldo de cultura" foi frequentemente abordada nalguns meios de comunicação social para descrever o estado de limpeza das nossas piscinas. Efetivamente, o estado de limpeza dos tanques (e das instalações em geral) podem por vezes deixar algo a desejar.

Não devido à negligência do pessoal de manutenção, mas sobretudo devido aos nadadores que não cumprem as regras em vigor nas piscinas. Em todas as piscinas, o duche e a passagem pelo pedilúvio são obrigatórios.

A utilização de cloro nas piscinas destina-se a proteger-nos de todas as impurezas presentes na água. Mas para entrar no tanque, devemos imperativamente estar em condições de higiene mínimas. Por condições de higiene mínimas, entende-se: tomar duche, usar fato de banho de natação e acessórios apropriados para a piscina e não para a praia.

number2

Como melhorar este problema de higiene?

O mais importante é incontestavelmente o duche. Quando falamos em duche, não significa apenas passar o corpo por água. Falamos sim em tomar um duche completo, incluindo gel de banho, champô e desmaquilhante. Para os mais pequenos, o duche é também importante.

Devem usar uma fralda estanque por baixo do fato de banho para evitar qualquer problema. É também recomendado para os mais pequenos usar uma touca de natação em malha e óculos de natação para proteger os olhos do cloro. Para preparar o saco sem esquecer nada, a Nabaiji irá apresentar todas as dicas úteis neste artigo.

Melhorar os problemas de higiene só depende agora dos nadadores. Não hesite em passar a palavra e a aplicar estas regras já na sua próxima ida à piscina...

Mathias

MATHIAS

Assistente chefe de produto e Professor de natação/nadador-salvador

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO SEU INTERESSE

VOLTAR PARA O TOPO