apt

HIDRATAR-SE COM ELETRÓLITOS

As pastilhas hydra têm por objetivo preparar uma bebida desportiva sem calorias, proporcionando ao organismo os eletrólitos necessários para compensar a perda de minerais relacionados com a transpiração.

Reveja os 5 aspetos fundamentais sobre os eletrólitos e a hidratação.

1/ EVITAR A DESIDRATAÇÃO

Estima-se que, por cada hora de atividade, é necessário ingerir no mínimo 0,5 litro de água ou de bebida.No entanto, muitos desportistas não se hidratam o suficiente.O termo desidratação refere-se a uma falta resultante de um desequilíbrio entre a ingestão e a saída de água. A desidratação está principalmente relacionada com a transpiração e pode provocar um desequilíbrio mineral, nomeadamente de sódio, potássio, magnésio e cálcio.É por isso fundamental compensar estas perdas em minerais com a ingestão eletrólitos, de modo a manter um ótimo balanço hídrico.

2/ COMPENSAR AS PERDAS DE SÓDIO

Durante o esforço, é necessário ingerir sódio pois:

- Compensa as perdas resultantes da transpiração: o suor é uma mistura de água e minerais, designadamente o sódio.

- Permite melhorar a absorção da água e dos glúcidos no intestino. Esta absorção hídrica favorece a reidratação.

- Estimula o mecanismo da sede.

- Permite uma melhor conservação dos líquidos ingeridos.

hy

3/ HIDRATAR-SE SEM CALORIAS

Durante os treinos curtos ou pouco intensos, nem sempre é necessária a ingestão de glúcidos. Contudo, é preciso fornecer água e eletrólitos ao nosso organismo.Dissolva 1 pastilha de eletrólitos em 500 ml de água para 1 hora de esforço de pouco intensidade.

4/ ELETRÓLITOS VS BEBIDA ISOTÓNICA

Para os esforços de menos de 1 hora, só água é suficiente.

Para os esforços superiores a 1 hora, já não basta só água pois é necessário compensar as perdas energéticas e minerais para manter um alto rendimento. A bebida isotónica é ideal porque proporciona tudo o que o organismo precisa durante o esforço. É um todo em um!

No entanto, alguns desportistas não suportam, não gostam ou não querem estas bebidas. As suas necessidades fisiológicas existem e é necessário dar-lhes resposta!

Por esse motivo, é necessário levar água e barras energéticas para compensar as perdas hídricas e energéticas. De notar que, nesta situação, é difícil compensar as perdas minerais pois as barras e os géis são muitas vezes pobres em sódio. Por isso, os eletrólitos são interessantes, proporcionam os minerais necessários para compensar as perdas minerais resultantes da transpiração.

5/ HIDRATAR-SE EFICAZMENTE

É preciso beber antes, durante e depois do esforço.

Antes: Com o aquecimento e o stress sentido antes das provas, a desidratação pode começar inclusive antes da partida. Por isso, é necessário antecipar e prevenir as perdas de água durante o esforço,

Durante, é preciso compensar as perdas de água devidas ao suor para evitar os efeitos da desidratação.

Depois, é preciso continuar a hidratar-se para compensar as perdas e evitar um défice de água que pode ocasionar dores musculares.

Os eletrólitos permitem que se hidrate de forma ótima durante um esforço curto.

Para um esforço de média/grande intensidade, é preciso associar à sua hidratação barras ou pastas de fruta que lhe proporcionarão os glúcidos necessários para poder render ao longo do exercício.

mari

MARIE FAUCHILLE

Dietista-Nutricionista, grande entusiasta de raids multidesportos e canoagem

VOLTAR PARA O TOPO