Hidratação e Alimentação Desportiva

17 Conselhos
Pages
hi
O triatlo é um desporto exigente em que cada detalhe conta, a técnica, a experiência, a gestão mental, o equipamento e, claro, a estratégia nutricional. A hidratação é um dos pontos essenciais para o êxito de um triatlo. Qualquer perda de água não compensada é prejudicial ao desempenho, independentemente do nível físico do triatleta.
iso
Bebida de esforço, bebida energética ou ainda isotónica, existe uma miríade de termos para designar as bebidas destinadas aos desportistas. Dizemos-lhe tudo quanto à diferença, utilidade, composição, etc. A bebida de esforço não terá mais segredos para si!
gel
Qualquer esforço físico envolve um gasto energético que deve ser compensado. Os géis energéticos são compostos por nutrientes e micronutrientes que satisfazem as necessidades associadas ao esforço. O objetivo é atenuar o esgotamento das reservas de energia e, deste modo, reduzir a fadiga durante o esforço. A escolha do gel faz-se em função do esforço e/ou do momento de consumo.
run
Sendo uma prova relativamente curta e intensa, alimentar-se durante uma prova de 10km não é possível e, além disso, seria pouco útil (ao contrário da hidratação). Em contrapartida, recomenda-se que comece a preparar o seu organismo durante as semanas que precedem a competição, ajustando criteriosamente a sua alimentação. Este processo desenvolve-se em várias etapas.
iso
A hidratação durante o exercício físico é bom, mas a hidratação com uma bebida isotónica é ainda melhor! Na realidade, a bebida isotónica fornece ao organismo tudo o que necessita para compensar as perdas de água, hidratos de carbono e minerais associadas ao esforço físico. Mas qual é a composição de uma bebida isotónica? Qual é a natureza dos ingredientes que a compõem? Pedi a Mathilde, engenheira de produto na área da hidratação, que me ajudasse a esclarecer essas questões. Explicamos tudo! ‌ As bebidas isotónicas Aptonia, fabricadas em França, são composta por vários elementos:
ele
As pastilhas hydra têm por objetivo preparar uma bebida desportiva sem calorias, proporcionando ao organismo os eletrólitos necessários para compensar a perda de minerais relacionados com a transpiração. ‌ Reveja os 5 aspetos fundamentais sobre os eletrólitos e a hidratação.
iso
Bebida isotónica, bebida energética, ou ainda bebida de esforço, existe uma miríade de termos para designar as bebidas destinadas aos desportistas. Estas bebidas são cada vez mais populares, mas o que significa estes termos? São todos equivalentes? Como as consumir? Dizemos-lhe tudo!
Como se alimentar corretamente na caminhada - teaser
Quanto mais longa for a caminhada, mais previdente deve ser em termos do que leva consigo. É preciso ter em mente que as refeições, as refeições ligeiras e, principalmente, a hidratação determinam a eficácia da sua caminhada.
É bom alimentarmo-nos bem antes e durante o esforço, mas gerir a recuperação é ainda melhor. Negligenciada com demasiada frequência, a fase de recuperação tem contudo um papel essencial na re-hidratação, na recarga das reservas energéticas e na recuperação muscular.
A maltodextrina é composta por hidratos de carbono. Qual a função dos hidratos de carbono? Fornecer energia aos músculos. Esta energia pode chegar aos músculos com maior ou menor rapidez. A maltodextrina permite precisamente absorver estes hidratos de carbono sem sentir os excessos (massas, açúcares) no seu organismo. Explicações.
VOLTAR PARA O TOPO