GINÁSTICA PARA CRIANÇA E BEBÉ EM CASA : BALANÇAR-SE PARA MELHORAR O EQUILÍBRIO

O seu filho adora balançar-se? O seu equilíbrio desenvolve-se. Explicamos-lhe porquê e como fazer para melhorar.

O seu filho balança-se num tronco de árvore, numa cadeira, no corrimão das escadas, nos braços do sofá, na sua bola de Pilates ou na extremidade dos seus braços. É normal! Isso diverte-o e, além disso, trabalha o seu equilíbrio, procurando o ponto de apoio que lhe permitirá ficar estável e desenvolve o seu sentido de segurança. Ou então talvez esteja destinado a uma carreira de equilibrista.

3 razões que explicam porque é que as crianças se balançam.

1- Elas brincam e divertem-se a imitiar os seus animais preferidos, ou então o pai e a mãe, que praticam Pilates.

2- Elas precisam de se acalmar: É um reflexo das crianças quando estão enervadas. Através do movimento do corpo, canaliza a energia e liberta o stress do dia. Mais uma razão para compreender porque é que o desporto é bom para todos, independentemente da idade.

3- Elas apreendem o seu corpo, o ambiente, a sua noção de segurança e testam os seus próprios limites.

Graças à Ginástica, pode acompanhar o seu filho com exercícios em forma de jogo. O reforço dos músculos garante uma boa postura e um bom equilíbrio. Por fim, os riscos de queda são menores.

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A Peanut Ball

O que é? É a bola de Pilates em forma de amendoim especialmente concebida para as crianças.

A criança pode utilizá-la como um cavaleiro no seu cavalo ou para fazer alongamentos, colocando as mãos por cima e balançando-se para reforçar os músculos das coxas e os abdominais.   A criança balança-se para a frente, para trás, para um lado e depois para o outro.

Um único objetivo: Não cair!   Será fácil para os mais crescidos, porque provavelmente os pés chagarão ao chão.

Pelo contrário, para os mais pequenos, segure a criança ou a bola para evitar quedas. 

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O avião

Sentado nos joelhos, de pé ou sentado, peça-lhe que estenda os braços para os lados e faça o avião.

 

O avião inclina-se para um lado, depois para o outro, inclina-se ainda mais e mais e continua… Sem cair!

 

Pode fazê-lo com ele, frente a frente, para um momento de cumplicidade.

 

Para que serve? O movimento dos braços para um lado e depois para o outro vai desequilibrá-lo. Será obrigado a usar os músculos das costas, dos braços, da barriga e da cintura para se equilibrar!

cambalhota

A cambalhota

- Sentado nos blocos de Ginástica, num tapete ou num colchão, peça-lhe para levantar os joelhos até ao peito, envolvendo as pernas (tíbias) com os braços.

- Ficará em equilíbrio sobre os glúteos. (Em caso de dificuldade, colocar uma mão nas costas e depois sobre as pernas, para o ajudar a manter a posição).

- Com a cabeça bem dobrada, queixo no peito, proponha-lhe que rode sobre as costas e que se balance de trás para a frente sem bater com a cabeça no chão.   Certifique-se de que as costas enrolam bem e que não batem com força no chão. Ajude-o, colocando a mão no fundo das suas costas.

Para que serve? Para desenvolver o equilíbrio, reforçar os abdominais, flexibilizar as costas e divertir-se, tirando prazer da atividade.

Além disso, é um bom exercício para aprender a fazer cambalhotas para trás!

juliesassinaturanutrição

Julie

Diestista e treinadora desportiva, praticante de fitness, pilates, yoga, stretching, Run e Trail, acompanho todos os desportistas na sua preparação nutricional. 

A alimentação é um fator incontornável na concretização dos seus objetivos! 

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