A EQUITAÇÃO FAZ BEM À SAÚDE!

Para quem não tenha a noção, a equitação é uma excelente atividade para a saúde! Além de ser um desporto ao ar livre por excelência, oferece grandes benefícios ao corpo humano. Descubra todas as vantagens desta modalidade. 

número 1

UM EQUILÍBRIO A TODA A PROVA

É essencial saber encontrar a posição correta no dorso de um cavalo. Na equitação, o importante não é deixar-se levar, é preciso saber montar. É impossível conseguir manter-se na sela sem ter uma noção de equilíbrio. A equitação melhora consideravelmente esta função neurológica. É por isso que este desporto é muito popular no contexto da reabilitação ou da deficiência psicomotora. 

número 2

UM CORPO TONIFICADO!

Ombros, braços, coxas, abdominais, nádegas, adutores, costas... Basta dizer que a equitação é um desporto muito completo em termos de estimulação muscular. Mesmo depois de anos de prática, é possível descobrir músculos que não sabia que existiam após uma boa sessão a cavalo. A equitação permite, por conseguinte, manter a tonicidade muscular ideal, além de alongar os músculos, o que reduz o aumento de volume. Uma excelente notícia caso deseje esculpir a sua silhueta. Em termos de queima de calorias, uma sessão de saltos de obstáculos pode consumir até 600 calorias por hora. 

número 3

O CONTROLO DA RESPIRAÇÃO 

Além da inspiração de ar puro proporcionada por este desporto ao ar livre, a equitação permite aprender a controlar a respiração. Ao regular parcialmente o sistema nervoso e a circulação sanguínea, a equitação oxigena os músculos e garante dessa forma o seu bom funcionamento. Enquanto excelente forma de descontração, o controlo da respiração será uma ajuda preciosa para qualquer praticante de equitação, especialmente quanto à gestão das emoções. Uma respiração calma e regular também incute maior confiança ao cavalo. 

número 4

COSTAS DE BETÃO!

Quantas vezes já ouviu dizer "Montar a cavalo faz mal às costas"? Muitas, certamente. Na verdade, a prática da equitação é excelente para o fortalecimento desta parte do corpo. Ao aprender a manter-se direito e descontraído, desenvolve uma postura equilibrada e harmoniosa, algo muito favorável à boa saúde das costas devido ao fortalecimento dos músculos lombares. Alguns médicos dizem até que a equitação é "a melhor escola para as costas". Tal permite igualmente trabalhar o apoio. 

número 5

UMA BOA COORDENAÇÃO MOTORA

Quanto mais se evolui na prática, mais importante é a coordenação. É realmente muito importante ser capaz de controlar o corpo e ter precisão de movimentos. Não apenas porque o cavalo é sensível ao menor dos nossos gestos, como também porque é necessário gerir o corpo com grande precisão para executar os exercícios. 

AÇÃO, REAÇÃO!

O cavalo é um animal imprevisível, independentemente do seu nível de dressage, podendo a qualquer momento decidir manifestar a sua personalidade. Assim, o praticante de equitação aprende a desenvolver reflexos a partir de um simples espírito de segurança. O praticante de equitação fica, por conseguinte, concentrado, mas também atento e alerta. 

UMA ENDURANCE IMPECÁVEL

Visto precisar de saber montar um cavalo durante muito tempo, a qualquer velocidade e mesmo quando passa obstáculos, o praticante de equitação desenvolve capacidades de endurance, seja em termos de respiração ou de musculatura.

 

UM ESPÍRITO DE AÇO!

Além de todos estes benefícios físicos, a equitação tem um impacto no espírito. A maior parte dos praticantes de equitação pratica inicialmente com o objetivo de descontrair-se e "recarregar as baterias". A equitação requer concentração e permite-lhe reencontrar o seu equilíbrio interno, um aspeto muito benéfico para quem deseja "desligar-se do mundo". Estar em contacto com cavalos reduz consideravelmente o nível de stress.

E ISSO SEM SEQUER SE DAR CONTA!

SOPHIE BRUCHET

Equipa de Comunicação Fouganza, praticante de equitação amadora e proprietária de cavalos

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSÁ-LO 

VOLTAR PARA O TOPO