EM QUE CONSISTE O PING PONG?        

quer seja pelo simples prazer de trocar umas bolas, ou pelo gosto do desafio, o ping pong responde aos desejos de cada um: viver um simples momento de partilha ou sentir a intensidade e a pressão de um jogo.

 

 

O ritmo do ressalto na mesa, o impacto na raquete, a fricção da bola, a potência de um smash ou a satisfação de ter colocado a bola corretamente... o ping pong é um desporto de sensações. Ping pong de lazer pelo prazer das trocas, ou ténis de mesa pelo gosto do desafio, este desporto responde aos desejos de cada um: viver um momento de partilha, risos… de superação, combinando concentração, reatividade e precisão.  Descubra nesta página a história, as regras e os seus benefícios.

conseils-qu_est_ce_que_le_tennis_de_table_homme_ping_pong

Em que consiste o ping pong?

O ping pong nasceu em Inglaterra no final do século XIX. Diz-se que os primeiros jogadores de ping pong da História procuravam, na verdade, reproduzir um jogo de ténis para disputar estratégias, batendo numa rolha de champagne, com o auxílio de maços de cigarros numa simples mesa de centro. Mas, de uma forma geral, este desporto permitia aos ingleses jogarem o seu desporto favorito em ambientes interiores em dias de chuva.

Apesar da sua origem britânica, o ping pong foi exportado pelo mundo. Foi dominado pelo países do Leste Europeu nos anos 30 e depois pela Ásia nos anos 50. A supremacia chinesa ocorre nos anos 60, por vezes interrompida pela Hungria ou pela escola sueca.

Este desporto pôde também desempenhar um papel político, nomeadamente em 1971, em plena guerra fria, aproximando a China dos Estados Unidos.

O ping pong tornou-se modalidade olímpica em 1988 em Seul.

É designado por ping pong por antonomásia, em referência a uma marca comercial americana que comercializava um conjunto para jogar ténis de mesa/ping pong ou ténis de salão.

Atualmente usamos o termo ping pong, ou ping pong de lazer para designar uma prática mais livre que permite jogar em todo o lado, adaptando por vezes as regras, em suportes de todos os tamanhos. Distinguimo-lo da prática académica de ping pong, praticada em clubes ou escolas, exigente e técnica.

As regras  

O ping pong joga-se a 2 ou a 4, em 3 ou 4 rondas de 11 pontos com 2 pontos de diferença, numa mesa equipada com uma rede. O objetivo é mandar a bola para o campo do adversário. Deve ressaltar uma vez, o relançamento de volley é portanto proibido.

No serviço, é necessário que a bola faça um ressalto em cada campo. Se tocar na rede, há « net » e o serviço é repetido. O serviço na diagonal só é obrigatório no jogo a pares (jogo a 4).

Depois do serviço, o let não é tido em conta no decurso do jogo e a bola será jogada normalmente.

Ping pong: quais os benefícios?  

A acessibilidade da prática de ping pong de lazer deve ser valorizada: posso jogar independentemente da minha condição física. É uma prática lúdica, ideal para começar ou voltar a praticar desporto, que evolui naturalmente para uma prática mais física, mais desportiva.

No ping pong, uma prática claramente física e técnica, vai desenvolver os seus reflexos e a sua concentração.

conseils-qu_est_ce_que_le_tennis_de_table_homme_ping_pong

O ping pong é para si?  

Desporto coletivo ou individual? O ping pong é um desporto individual mas o espírito de clube cria uma fraternidade, um sentimento de pertença a uma comunidade, a uma família.

Intenso ou tranquilo? Ao contrário da imagem que se possa ter, é um desporto muito físico quando praticado a um nível elevado: a repetição das deslocações rápidas e dinâmicas solicita intensamente os gémeos e as coxas. No entanto, a prática será mais tranquila com uma simples troca de bolas entre amigos ou em família, o que permite jogar com crianças a partir dos 5 anos, ou, ao invés, partilhar um momento agradável com os mais velhos.

Descanso da mente ou estratégia? Se jogado a um nível mais avançado, a estratégia torna-se um componente necessário para ganhar: posicionamento das bolas, trajetórias, efeitos, posicionamentos e contrapés, etc. É necessário combinar reflexos e precisão com a sua criatividade para ganhar!

O material necessário  

Para jogar em lazer precisa de uma mesa com rede, uma bola e uma raquete. Caso pratique ténis de mesa, o calçado será imprescindível.   O suporte: Um mesa convencional de ping pong mede 2,74m por 1,525m e deve estar colocada a 76 cm acima do chão. No entanto, no ping pong de lazer, o suporte do jogo é livre; pode mudá-lo para criar novos obstáculos e novas experiências de jogo. A rollnet permite, por exemplo, jogar numa mesa de jardim ou numa mesa de cozinha. O suporte deve garantir um ressalto suficiente para permitir as trocas.   A rede: A altura da rede é adaptada ao comprimento da mesa para tornar todas as jogadas de ping pong possíveis. Uma rede demasiado alta impossibilita pancadas como os smashs, os topspins, etc. Numa mesa convencional, a rede mede 15,25 cm e ultrapassa os lados da mesa. No ping pong de lazer, opte por uma rede com largura igual à da mesa para evitar lesões, nomeadamente durante as partidas rotativas.   A raquete: A raquete é composta por um cabo, uma madeira (o coração da raquete) e revestimentos, também designados placas, colados na madeira. A combinação da madeira e das placas permite ao jogador procurar um nível de controlo, efeitos e velocidade adaptados ao seu jogo. No caso do ping pong de lazer, existem raquetes de plástico duro resistente aos impactos e às intempéries. Estas raquetes garantem a mesma capacidade de jogo do que as raquetes convencionais destinadas aos jogadores principiantes e de nível intermédio.   A bola: Deve ser suficientemente resistente e esférica para garantir uma boa experiência de jogo. As bolas de celulóide, proibidas pela federação internacional (ITTF) devido à sua inflamabilidade, foram substituídas atualmente pelas bolas de plástico.

Agora que conhece, se não tudo, pelo menos o essencial, partilhe connosco as suas experiências: conte-nos as recordações do seu avô a ensinar-lhe o serviço ou o local mais inusitado em que jogou!

 

  Thomas Schouteeten    

Comunication Leader - Ping Pong  

Jogador de ping pong de lazer, irresistivelmente fascinado pelas mesas de ping pong e apaixonado pelo ping pong safari; cada pausa, cada encontro e cada conversa é uma oportunidade para sacar de uma raquete!

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSÁ-LO 

VOLTAR PARA O TOPO