Dicas para o prazer de praticar corrida

DICAS PARA O PRAZER DE PRATICAR CORRIDA

Independentemente das diferenças de aptidão que possam existir, os praticantes de corrida devem procurar divertir-se durante a prática do seu desporto. Além disso, explorar cada rua, de modo a evitar a monotonia da corrida, não prejudicará o objetivo de progredir. Eis algumas dicas que o ajudarão nesta matéria…

MUDE O RITMO DE CORRIDA

Cada pessoa tem uma série de ritmos que utilizará nos treinos. Desde a corrida em ritmo lento, que não provoca falta de fôlego, até ao sprint curto, que não pode ser sustentado por mais de 20 segundos, importa mudar regularmente de ritmo a fim de evitar alguma monotonia.

Crie um programa semanal de treinos equilibrado com sessões diversificadas. É importante respeitar os seguintes elementos básicos:

- Uma sessão de treino fracionado no campo ou numa pista de atletismo.

- Uma longa sessão a ritmo de resistência (deverá conseguir falar sem problemas), a ser prolongada gradualmente até atingir uma hora, se se preparar para uma corrida de 10 km, ou 2 horas e meia, se se preparar para uma maratona

- Uma ou duas sessões de corrida ao seu ritmo – incluindo, se possível, as designadas sequências de limite máximo ou ao ritmo de corrida da sua próxima competição (se isso fizer parte do seu programa).

DIVERSIFIQUE OS PERCURSOS REGULARMENTE

O nosso mundo é gigantesco. Visitá-lo e conhecê-lo, ao mesmo tempo que pratica corrida, é um dos privilégios do desporto. Regra geral, a prática de corrida sempre no mesmo percurso acaba por redundar em monotonia. Por essa razão, é importante criar um elemento de surpresa, variando os seus habituais percursos. Aventure-se no desconhecido, virando à direita em vez de habitualmente à esquerda sempre que sai de casa, ou então opte por trilhos florestais em vez da estrada que passa junto da sua localidade.   Eis algumas dicas que poderá tomar em conta: - Ocasionalmente, apanhe um transporte público ou pegue numa bicicleta para se afastar da sua casa e realizar uma sessão de treino num ambiente completamente diferente. - Ouça os conselhos de outros praticantes de corrida sobre as vantagens ou as qualidades dos seus percursos favoritos. - Não hesite em praticar corrida numa pista de atletismo – se existir alguma perto de si – a fim de conhecer as noções básicas do treino intervalado.  

CUIDADO COM OS DISPOSITIVOS CONECTADOS

Independentemente de preferir praticar corrida meramente por prazer ou de pretender melhorá-la aumentando gradualmente a intensidade das suas sessões de treino, é importante que não se torne "escravo" do seu dispositivo conectado. Ouvir música durante a prática de corrida ou durante longas sessões de treino pode ser, obviamente, tentador. No entanto, tal não deve ocorrer sistematicamente. Pelo menos, não ao ponto de se considerar que uma sessão de treino sem música desmotiva a prática de corrida!

Relativamente aos relógios com GPS e a todos os dispositivos que pode utilizar para calcular determinados parâmetros (distância percorrida, velocidade média, etc.), poderá passar sem eles para, assim, ir ao seu próprio ritmo (em vez de estar a olhar para um ecrã preso ao seu pulso). Esta é a melhor maneira de não perder o prazer de correr em estradas. Não se esqueça de que não é um atleta de alto nível!

NÃO HESITE EM PARTICIPAR EM COMPETIÇÕES

Ninguém consegue correr uma maratona sem treinos. Por outro lado, qualquer pessoa pode e deve procurar participar numa corrida oficial logo a partir do primeiro ano de treinos regulares de corrida. Corridas de 10 km, de trail de curta distância e as agora muito populares "fun runs" (corridas não competitivas): acima de tudo, participar numa corrida constitui uma oportunidade para se juntar a uma grande comunidade de mulheres e homens praticantes de corrida. Isso inclui adotar os rituais, o ritmo e as regras ao correr em grupo.

Conselho: opte primeiro por escolher uma corrida perto de sua casa, para viver um evento competitivo num ambiente familiar.

 

A criação de verdadeiras amizades com outros praticantes é uma ótima forma de tornar a prática de corrida muito mais agradável. Se a prática se tornar cada vez mais solitária, irá perder a dimensão humana da corrida.

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