DESCUBRA O ANDEBOL

Procura um desporto com bola divertido e intenso? O andebol, é um desporto de equipa muito completo em todos os níveis, físicos e mentais.

Prepare a resina e a bola! Nós explicamos o que é o Andebol, como começar e como se equipar, assim como as origens e as regras deste desporto coletivo.

Quais são os seus benefícios, quais são as qualidades necessárias? Vamos te aconselhar.

Se pretende descobrir ou redescobrir o andebol, apresentamos o nosso guia para começar este desporto.

O QUE É O ANDEBOL?

Muito antes de ser um desporto praticado na escola, o andebol nasceu em Berlim na década de 1920. O objetivo era praticar no inverno antes de voltar para a escola. A partir da década de 1950, o andebol indoor e o 7 contra 7 têm precedência sobre a sua versão 11 ao ar livre.

O andebol é um desporto europeu, com uma forte prática na França, Alemanha e países escandinavos. É um desporto coletivo e de contato físico, as suas regras permitem que possa ser jogado facilmente e que rapidamente se divirta. Se pretende descobrir um desporto espetacular que lhe vai proporcionar uma evolução através do coletivo, seja bem-vindo ao Andebol!

AS REGRAS NO ANDEBOL

Duas equipas de 7 contra 7, incluindo um guarda-redes e um ponta, o jogo tem 2 partes com a duração de 30 minutos. Por cada golo marcado é considerado um ponto. O guarda-redes pode defender a bola com a totalidade do seu corpo, na sua área de jogo.

Para os restantes elementos da equipa, bola na mão, o atleta move-se driblando e pode dar até 3 passos com a bola na mão, antes de passar ou rematar à baliza. A posição do corpo na defesa é de fente para o seu adversário.

Contactos acima dos ombros ou nas costas são penalizados com falta. Se empurrar ou desequilibrar o adversário também é considerado falta, que pode ser sancionada por uma exclusão temporária ou permanente. As alterações são ilimitadas!

ANDEBOL, QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Os benefícios do andebol para o corpo são imensos. Rapidez, salto, remate, aceleração, contra-ataque: neste desporto trabalha a sua velocidade e a sua agilidade. No ataque como na defesa, a oposição física fornece um trabalho muscular completo.

Para o ganho de autoconfiança, os benefícios são expressos através do coletivo. Apoio, solidariedade, coesão: o espírito de equipa reforça tudo isso.

É um desporto pedagógico com uma forte componente mental e física, especialmente se definir objetivos.

O ANDEBOL, É PARA SI?

O andebol é um desporto coletivo, simples e divertido. Pode aprender facilmente o básico, se gosta de correr, saltar e rematar com uma bola. O andebol oferece-lhe uma sucessão de fases explosivas e intensas.

É também um desporto de contacto, com um desafio físico maior do que outros desportos coletivos é baseado no equilíbrio entre a velocidade, agilidade e potência.

number 5

O EQUIPAMENTO NECESSÁRIO PARA PRÁTICAR ANDEBOL

Para a prática do andebol o que precisa são, bolas,  sapatilhas adequadas às superfícies interiores, calções e uma camisa de manga curta é tudo o precisa para começar a praticar. Caso opte por ser o guarda-redes deve adquirir umas calças e camisola e uma coquilha. Pode acrescentar ao equipamento cotoveleiras e joelheiras.

Se quiser imitar os profissionais, coloque um pouco (ou muito) de resina vegetal nos seus dedos e na bola durante o jogo,  vai permitir que agarre melhor a bola.

Partilhe com a nossa equipa a sua experiência no andebol e não hesite em nos dizer se gostou deste artigo!

VOLTAR PARA O TOPO