logo marca subea decathlon

À DESCOBERTA DOS GESTOS ECOLÓGICOS NO SNORKELING

O snorkeling é uma atividade que permite descobrir a fauna e a flora subaquática. Esta prática simples e acessível a todos exige, todavia, alguma vigilância para preservar a beleza do ambiente... Aprenda os gestos ecológicos no snorkeling com a Decathlon!

lista gestos ecológicos snorkeling subea decathlon
número -1

LIMITAR O NOSSO IMPACTO NO PLANETA ADOTANDO GESTOS ECOLÓGICOS NO SNORKELING

Para adotar um comportamento ecorresponsável no snorkeling, descubra a nossa lista não exaustiva dos comportamentos corretos no mar:

- Não deixe lixo ou resíduos no mar ou nas zonas costeiras. Tenha sempre onde guardar o seu lixo, de modo a poder eliminá-lo mais tarde num local apropriado, respeitando as regras de separação seletiva de resíduos.
- Privilegie os leites solares em vez de óleos, visto estes não serem solúveis na água. Poderá assim proteger o ambientee a si próprio!
- Não alimente os peixes e evite o contacto com um fundo marinho (toque com as barbatanas, movimentação de pedras, recolha de espécies). Observe de forma passiva, fotografe, mas não toque!
- Escolha uma zona de acesso fácil ao mar, para evitar impactos. Amarre o seu barco a uma bóia reservada para esse efeito ou escolha uma zona arenosa para parar.
- Informe-se sobre as datas e as zonas autorizadas para a prática de mergulho e caça submarina. Respeite as espécies protegidas, os tamanhos mínimos de captura e o material utilizado. Poderá obter todas essas informações junto dos serviços marítimos e das capitanias.
- Quando regressar dos seus passeios de snorkeling, privilegie lavagens com água. Limite as quantidades de produtos utilizados e utilize sistematicamente zonas de estaleiro quando fizer trabalhos de manutenção no seu barco. Existem inúmeros produtos de uso corrente que podem, efetivamente, ser perigosos para o ambiente (como combustível, óleos,entre outros).

número 2

CARTA INTERNACIONAL DO PRATICANTE DE SNORKELING RESPONSÁVEL, ELABORADA PELA LONGITUDE 181

Para não ficarmos por aqui, propomos-lhe descobrir a Carta internacional do praticante de snorkeling responsável, redigida pela Associação Longitude 181, parceira da marca Subea e dedicada à proteção e preservação dos nossos oceanos.
Este pequeno guia visa explicar de que forma poderá adotar um comportamento ecorresponsável no snorkeling para proteger o ambiente marinho!

A carta internacional do praticante de snorkeling responsável, elaborada pela longitude 181
Baptiste, diretor da área digital na Subea

BAPTISTE

Diretor da Área Digital - PADI Rescue e Nível 1 FFESSM

Sou diretor da área digital da marca Subea. Fervoroso adepto de caça submarina e apneia, também pratico mergulho com garrafa há mais de quinze anos. Faço mergulho autónomo até 60 metros.

RECOMENDAMOS TAMBÉM OS NOSSOS CONSELHOS PARA A PRÁTICA DE SNORKELING

VOLTAR PARA O TOPO