A CORRIDA EM FAMÍLIA

A CORRIDA EM FAMÍLIA

O período de férias de verão é ideal para partilhar e praticar em família momentos de descontração, atividades lúdicas e corrida. A corrida é um desporto de convívio, partilha e aprendizagem por excelência. Os pais e os filhos podem dedicar-se à corrida para explorarem a natureza noutra perspetiva e divertirem-se em conjunto.

número 1

ORGANIZE A VOLTA DE "JOGGING" E PREPARE O EQUIPAMENTO A LEVAR

Como qualquer outra atividade ao ar livre, a corrida exige uma tomada em consideração das condições meteorológicas, mesmo no verão. Seja precavido e leve sempre uma mochila, corta-vento, faixa para a cabeça, boné, protetor solar, bebida e alimentos, sem esquecer os óculos de sol, desinfetante cutâneo e pomada anti histamínica para picadas de insetos.
Uma mochila clássica é sempre mais incómoda que uma mochila especialmente concebida para a corrida.

Conselho: Leve duas mochilas para os adultos e mochilas individuais para cada criança, gerindo bem o peso em função da sua idade.

 

número 2

ANTES DE PARTIR: TOME UM BOM PEQUENO ALMOÇO ENERGÉTICO EM FAMÍLIA

Se tenciona fazer uma volta descontraída e desportiva, prepare um bom pequeno almoço equilibrado e energético para toda a família: produtos lácteos, fruta, cereais, pão e proteínas (fiambre ou ovo). Esta primeira refeição é ideal para ter um bom arranque e para evitar hipoglicemias ou fadigas prematuras.

 

número 3

GERIR A HIDRATAÇÃO

a corrida em família com hidratação

Independentemente das condições climatéricas, em qualquer atividade desportiva, beber é indispensável tanto para os adultos como para as crianças. Uma volta lúdica de corrida permite às crianças gerirem a reserva de água (com pouco açúcar) para o dia.

Conselho: Verifique sempre se as crianças se hidratam devidamente durante o esforço (um gole de água de dez em dez minutos, aproximadamente).

número 4

PREOCUPE-SE SEMPRE COM O REABASTECIMENTO

Mesmo em voltas de curta distância, leve sempre alimentos sólidos para evitar qualquer risco de hipoglicemia. As barras de cereais, os frutos secos e os chocolates são alimentos com hidratos de carbono que as crianças apreciam e devem levar em cada atividade.

número 5

MOTIVE AS CRIANÇAS E ATRIBUA-LHES OBJETIVOS EM FUNÇÃO DA RESPETIVA IDADE E NÍVEL

Antes de partir, a melhor forma de motivar as crianças é propor-lhes uma sessão lúdica de corrida que respeite os níveis, as distâncias a percorrer e as os limites de esforço de cada participante.

As suas capacidades motoras variam consoante a idade, pelo que não devem ser consideradas como adultos mais pequenos. Deverá por essa razão adaptar os ritmos, as distâncias e os tempos de descanso em função das necessidades de cada criança. Sendo um desporto perfeitamente adaptado aos mais jovens, a corrida permite variar as atividades lúdicas para favorecer a iniciação ao desporto e o desenvolvimento motor e sensorial das crianças.

Exemplo de volta de "jogging" com crianças: Comece com uma corrida lenta (não mais de 15 minutos) intervalada com marcha e pausas para abastecimento e piquenique. Reinicie com uma pequena corrida seguida de jogos lúdicos com fases de descanso. Inicie o regresso em corrida com ritmo lento e inclua um pequeno desafio com um pico de esforço!

O mais importante é fazer com que as crianças se divirtam respeitando as capacidades e desejos de cada uma. A melhor forma de alcançar este objetivo é diversificar as atividades para que fiquem motivadas durante todo o dia e incutir-lhes o gosto pela corrida:

Descoberta do meio natural presente procurando nomes de pássaros ou o nome da flora presente.

- Aprendizagem de orientação com leitura de mapas, sinais de trânsito ou manuseamento da bússola.

- Jogar ao ar livre (jogar à macaca, jogar à bola, etc.)

Correr, saltar e lançar serão as três atividades principais das suas voltas de corrida com crianças com menos de 12 anos.

Dica: Leve uma máquina fotográfica e ensine as crianças a utilizá-la para que possam tirar todas as fotos que quiserem.

PREOCUPE-SE SEMPRE COM A SEGURANÇA E A PROTEÇÃO

Durante as férias de verão, é fundamental proteger as crianças dos raios solares agressivos. Um protetor solar com índice mínimo de 30 resistente à água para proteger a pele, óculos de sol para proteger os olhos sensíveis e roupa adaptada à prática desportiva ao ar livre são elementos prioritários.

O equipamento de corrida deverá ser largo e respirável (os tecidos usados são técnicos, favorecendo a evaporação da transpiração para manter a pele seca): t-shirt, calções leves e meias finas.
Privilegie meias técnicas específicas para corrida em vez de meias de algodão, que são mais suscetíveis de reter água e manter os pés molhados, favorecendo assim as irritações provocadas pelas fricções.

Conselho: Evite o estilo "sem meias em calçado de corrida" depois de uma corrida para não sofrer com bolhas.Com tempo quente, mesmo sem sol, o uso de boné é obrigatório para proteger eficazmente as crianças dos raios solares e do calor.O boné permite evitar a "terrível" insolação ou hipertermia que comprometerá rapidamente o dia de lazer e atividades ao ar livre em família.

O CONFORTO DO CALÇADO!

Para correr confortavelmente, o calçado de corrida para criança "estrada e caminhos" é perfeitamente adaptado à morfologia das crianças, proporcionando-lhes conforto e segurança. Leve, flexível, com bom suporte para evitar entorses e bom amortecimento, o calçado de corrida para criança assegura uma estabilidade perfeita na maioria dos pisos.

INCENTIVAR AS CRIANÇAS

A corrida deve manter-se uma atividade lúdica para as crianças. Quando estiver com crianças, privilegie o prazer e a partilha e evite o espírito de competição. Ensine-lhes a observar a natureza, a prestar atenção às suas sensações e sobretudo a gerir as suas necessidades durante a corrida (bebidas e alimentos). Não se esqueça sobretudo de incentivar as crianças em todas as suas descobertas e esforços!

Não esquecer: A corrida é a atividade desportiva e lúdica ideal para praticar com as crianças durante as férias. Descoberta da natureza, aprendizagem e partilha, desenvolvimento corporal e sensorial… O principal é promover a motivação das crianças adaptando as atividades lúdicas às capacidades de cada criança e organizar a sessão de "jogging" sem esquecer as necessidades fundamentais: alimentação, hidratação, proteção do sol, vestuário e calçado de corrida…

 

A corrida lúdica é uma excelente forma de descontração com as crianças!

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