logo marca subea decathlon

CONSELHOS DE SEGURANÇA PARA MERGULHO E SNORKELING

O mergulho e o snorkeling atraem cada vez mais adeptos e estas duas atividades aquáticas têm um ponto em comum: as regras de segurança, que é indispensável cumprir para aproveitar a prática com o máximo de prazer. Foco nos riscos que se correm no ambiente marinho: conhecê-los melhor para melhor os conseguir prever!

Maravilhas submarinas!
número 1

MARAVILHE-SE COM A NATUREZA SUBMARINA

O mergulho e o snorkeling permitem-nos submergir nos ambientes marinhos e maravilham-nos com a sua atmosfera e as incríveis formas de vida que aí observamos. Ricos em cores e vidas em que os raios do Sol parecem dançar à nossa frente… Um prazer acessível a todos, especialmente o snorkeling: o passeio aquático requer apenas barbatanas, uma máscara e um tubo e pode ser praticado dos 7 aos 77 anos, e até mais! No mergulho, o equipamento é mais substancial e mais técnico, sendo necessária formação e qualificação. Contudo, depois de obtida a instrução devida, pode dedicar-se a estes dois desportos ao fim de semana ou nas férias, com amigos ou os seus filhos. No mundo inteiro: em água doce ou salgada, quente ou fria! 

número 2

ATIVIDADES MÁGICAS QUE DEVEM SER PRATICADAS DE FORMA RESPONSÁVEL

Como qualquer desporto ao ar livre, o snorkeling e o mergulho com garrafa implicam riscos. Efetivamente, são praticados num ambiente natural, com as suas vicissitudes meteorológicas e os seus habitantes. E é muitas vezes preciso usar equipamento que não conhece ou que é pesado, e que exige precauções na utilização. 

Os seus primeiros reflexos de segurança como mergulhador e praticante de snorkeling:
- leia atentamente os manuais de utilização dos produtos e os avisos de segurança
- receba instrução na prática deste desporto
- nunca saia sozinho
- vigie as crianças!

Conselhos de segurança para mergulho e snorkeling
número 3

POTENCIAIS RISCOS QUE DEVE CONHECER PARA MELHOR CONHECER O UNIVERSO MARINHO

1) PREVENIR ACIDENTES ASSOCIADOS À VIDA MARINHA

No mergulho e no snorkeling os encontros são previsíveis, mas mantenha a prudência! Debaixo de água, os encontros podem por vezes ser bastante acutilantes! Mantenha-se vigilante quando se cruzar com alforrecas, raias, rascassos, medusas e ouriços. Alguns são até elétricos, como as raias torpedo. No que toca ao risco de mordeduras, mantenha-se longe de moreias e balistas e mantenha debaixo de olho os lavagantes e as suas tenazes!
Fique tranquilo, estes "contactos" são muito raros e algumas precauções permitem evitar acidentes:
- controle a sua flutuabilidade;
- fique calmo, sem gestos bruscos;
- embora por vezes seja possível encontrar um ponto de apoio na areia, não "toque" no coral, já que pode causar queimaduras e comichões;
- reprima a vontade de tocar em tudo!
- pratique usando um fato de mergulho integral  

2) PREVENIR ACIDENTES ASSOCIADOS ÀS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS

As ondas e o vento estão agitados? Não pratique snorkeling nestas condições. Prepare o equipamento de mergulho no cais, com calma e enquanto seco, para eliminar a precipitação e o enjoo.
A corrente está forte? A corrente pode levá-lo para longe e pode ficar ofegante, ou pior. Praticantes de snorkeling, informem-se e não sobrestimem as vossas capacidades. Mergulhadores, descontraiam, agarrem com as mãos a linha de vida e, depois, agarrem o fio para descer. No fundo, protejam-se com o relevo.
O frio é muito em terra/na água? Antes, durante e depois da saída, proteja-se, adaptando a roupa que veste e usando um fato de neoprene com a espessura adequada, que deverá complementar, se necessário, com luvas, botins e um gorro de mergulho.

Baptiste, diretor da área digital na Subea

BAPTISTE

Diretor da Área Digital - PADI Rescue e Nível 1 FFESSM

Sou diretor da área digital da marca Subea. Fervoroso adepto de caça submarina e apneia, também pratico mergulho com garrafa há mais de quinze anos. Faço mergulho autónomo até 60 metros.

RECOMENDAMOS TAMBÉM OUTROS CONSELHOS DE MERGULHO E SNORKELING

VOLTAR PARA O TOPO