Conhece os 6 benefícios da caminhada na natureza?

Logo header como escolher skis de fundo

CONHECE OS 6 BENEFÍCIOS DA CAMINHADA NA NATUREZA?

Falta-lhe energia? Recupere a forma física e mental, graças aos surpreendentes benefícios da caminhada na natureza ! Caso tenha estado afastado dos trilhos este inverno, depois de ter lido este artigo, não terá mais nenhum motivo para não voltar ás suas caminhadas em trilhos naturais.
De facto, ao regressar de uma caminhada, sente-se mais descontraído, mais enérgico também, mas sabe por que motivo?

OS BENEFÍCIOS NA SUA DISPOSIÇÃO

6 benefícios da caminhada - calçado
número -1

FICARÁ MAIS DESCONTRAÍDO E MAIS FELIZ

Mesmo que isto possa parecer óbvio, considerando apenas o domínio das sensações, o simples facto de estar no meio da natureza fá-lo sentir-se bem.

Segundo um estudo da universidade de Chiba, no Japão, as pessoas que passam tempo ao ar livre são mais descontraídas e mais felizes. O estudo revela que, quando os participantes neste estudo estavam numa floresta os respetivos índices de stress desciam (pulso lento, pressão arterial e índice de cortisol mais baixos). Estes aspetos, associados a uma maior oxigenação do cérebro, contribuem para o seu bem-estar. Escolha um calçado adequado para aproveitar plenamente a sua saída.

número 2

SERÁ 50% MAIS CRIATIVO

ícone ideia

Pelo contrário, o cérebro foi estimulado pelos espaços amplos, a beleza das paisagens... E, se aproveitar a ocasião para desligar o telefone, será ainda mais benéfico. Investigadores da universidade do Kansas e do Utah determinaram até que, após passar vários dias em contacto com a natureza sem telemóvel, a criatividade aumentava 50%, bem como a capacidade de encontrar soluções para eventuais problemas. É claro que os efeitos da caminhada são igualmente favoráveis para o seu corpo!

OS BENEFÍCIOS NO SEU FÍSICO

6 benefícios da caminhada - benefícios físicos
número 3

REFORÇA O SEU SISTEMA IMUNITÁRIO

ícone planta

Benefícios da caminhada na natureza a nível físico: sendo uma atividade de resistência que se adapta às capacidades de cada praticante, a caminhada na natureza, ao contrário das atividades físicas muito intensivas, contribui para a melhoria global do sistema imunitário. Isto deve-se particularmente às moléculas libertadas pelas plantas e pelas árvores: as fitoncidas.

número 4

CONSERVARÁ FACILMENTE A SUA MASSA MUSCULAR

ícone músculo

Podendo ser praticada durante um período de tempo prolongado, mas sem forçar, não cansa demasiado o organismo.
Contudo, é um desporto completo que se concentra nos músculos da parte inferior do corpo, mas que não afeta as articulações de forma negativa. Enquanto desporto de manutenção, permite a conservação de uma boa força muscular.
Assegure-se que não sobrecarrega a sua mochila e que a carga esteja bem distribuída utilizando como ajuda o nosso artigo abaixo.

número 5

IRÁ REDUZIR A SUA TAXA DE MAU COLESTEROL

ícone coração

Caminhar regularmente permite reduzir os índices de mau colesterol e aumentar o bom colesterol, o que resulta na melhoria da saúde das suas artérias e na diminuição da tensão arterial.

6 benefícios da caminhada - bastões

OS SEUS OSSOS ENVELHECERÃO MELHOR E MAIS LENTAMENTE

Mesmo que isto possa parecer óbvio, considerando apenas o domínio das sensações, o simples facto de estar no meio da natureza fá-lo sentir-se bem.
Caminhar na natureza permite ainda prevenir a osteoporose, graças à sua ação sobre o esqueleto e as articulações. Os seus ossos ganharão na densidade, e diminuirá assim os riscos de fraturas.
Lembre-se de levar bastões para aliviar os seus joelhos e para ajudá-lo nas subidas e descidas. Irá recompor também a sua vitamina D! Mas cuidado para evitar os escaldões! Para saber como regular e utilizar os seus bastões de caminhada, veja aqui.

símbolo importante

IMPORTANTE!

Como para qualquer atividade desportiva, terá de ser regular na sua prática para beneficiar de todos os benefícios da caminhada na natureza. O ideal é caminhar três vezes por semana, no mínimo durante 30 minutos. Caso deixe de caminhar, perderá os benefícios ao fim de três a seis meses.
Agora que já não tem desculpas, volte facilmente ás caminhadas na natureza, graças ao nosso artigo que o ajuda a escolher o seu percurso e a aquecer para aproveitar plenamente os dias de sol.

Sendo assim, não hesite mais, equipe-se e recupere a energia de forma saudável em contacto com a natureza! E para si, quais os benefícios trazidos pela caminhada na natureza? Diga-nos nos comentários!

DESCUBRA OS NOSSOS MELHORES CONSELHOS

MARGAUX

AUTORA CONSELHOS CAMINHADA NA NATUREZA
VOLTAR PARA O TOPO