apto

COMO TER ÊXITO NO SEU PRIMEIRO TRIATLO

Já fez a inscrição, sabe que dentro de alguns meses ou semanas irá estar na linha de partida do seu primeiro triatlo. A tensão começa a aumentar? Não quer falhar nesta primeira experiência de esforço triplo? Siga os nossos conselhos!

Antes de se lançar no triatlo, é necessário um mínimo de preparação para sentir-se pronto no dia da prova e poder desfrutar plenamente da prova. Se a agenda o permitir, o ideal é treinar, pelo menos, um dia por semana em cada modalidade e aumentar as distâncias gradualmente. É tudo uma questão de disciplina.

COMO ABORDAR TRANQUILAMENTE A NATAÇÃO

- No triatlo, pode nada de bruços ou crawl. Utilize o estilo com que se sentir mais confortável.

- Se puder, treine a natação em águas livres, é importante que se habitue a um ambiente diferente do da piscina, onde a água é límpida e há margens a cada 25 ou 50 metros!

- Aprenda a orientar-se, quer seja na piscina, levantando regularmente a cabeça na direção do limite da linha de água ou em águas livres, fixando um ponto à distância.

- Se já tiver um fato em neopreno, treine-se a nadar com o fato vestido e a despi-lo, pois requer alguma prática, é melhor antecipar-se!

- Se estiver muito apreensivo relativamente à natação, não hesite em contactar um clube para ter algumas aulas ou pedir a um amigo praticante de natação que lhe ensine as bases. Adquirir o mínimo de técnica irá permitir-lhe estar mais à vontade na água.

COMO PREPARAR A PARTE DE BICICLETA

- Tente manter um ritmo regular ao longo de todas as saídas, habituar-se-á a não forçar demasiado desde o início, de modo a poupar as suas reservas de energia para quando começar a prova.

- Ande com a sua bicicleta normal (bicicleta de trekking, BTT) e, se tiver oportunidade, teste uma bicicleta de estrada. Proceda à revisão da bicicleta se não a usar há muito tempo (travões, pressão dos pneus, etc.)!

- Treine a mudança de velocidades regularmente e a antecipação das subidas, mudando a relação.

- Se tiver oportunidade, participe numa volta coletiva para sentir-se confortável com a proximidade de outros praticantes.

- Habitue-se a beber na bicicleta, a agarrar o bidon e a colocá-o no lugar, no porta-bidon.

- Teste as suas provisões nos treinos para evitar surpresas no dia da prova.

tri

COMO SENTIR-SE CONFORTÁVEL NA CORRIDA

- Dê preferência a duas saídas de 30 minutos por semana, em vez de uma saída de 1 hora.

- Para habituar-se à sequência ciclismo-corrida, não hesite em correr 5 a 10 minutos antes da sua volta de bicicleta.

- Varie os percursos para habituar-se aos diferentes tipos de superfície e aos desníveis.

- Teste a nutrição e a hidratação durante os treinos.

- Se pretender evoluir, varie o ritmo (pode fazer um treino fracionado, por exemplo).

Já sabe tudo, agora só tem de aproveitar ao máximo esta experiência, tendo em mente o motivo principal: desfrutar!

Bom triatlo!

cha

CHARLOTTE

Apaixonada por desporto, pratiquei dança durante muito tempo antes de descobrir o triatlo, que se tornou um vício desde a minha primeira prova! Fã das distâncias Sprint e Olímpica, adoro a variedade proporcionada por este desporto, tanto ao nível da prática como do ambiente no qual evoluo. O triatlo proporciona sempre bons desafios com muita diversão!

VOLTAR PARA O TOPO