Domyos

COMO SUPERAR UM CHALLENGE DESPORTIVO?

Sonha em fazer um challenge desportivo? Não ousa tomar a iniciativa?  Precisa de informações para ter todas as hipóteses de sucesso ao seu lado?

Tem alma de competidor e sente-se pronto a superar um challenge desportivo? Alcançar o topo de uma montanha, terminar uma prova, começar a sua primeira competição? Apresentamos-lhe as nossas dicas para superar o seu desafio. Falamos aqui de motivação, alimentação e organização. Em suma, tudo o que é preciso para ter sucesso!

dkt coach
número 1

A MOTIVAÇÃO

Antes de se lançar, saiba que somos sempre mais fortes quando somos muitos! Junte-se a outras pessoas para formar um grupo e motivem-se mutuamente. Marquem encontros para treinar juntos. Tenha em conta as suas performances e melhore-as em cada sessão de treino. Organize regularmente mini challenges com pessoas com quem costuma treinar. Isso contribui para a motivação geral. Dá-nos vontade de trabalhar e dar o nosso máximo, de não perder o ritmo! Não hesite também em pesquisar eventos nas redes sociais e partilhar a sua experiência nas páginas dos outros. Procure inspiração em aplicações com ideias para sessões de treino.

domyos fitness cardio
número 2

ORGANIZE-SE.

É por vezes complicado conciliar vida profissional, familiar e desportiva. Por maior que seja a nossa motivação, por vezes falhamos um treino por um ou outro motivo. Nada de grave, o importante é não desistir e continuar! A organização é fundamental para poder treinar regularmente e com eficácia. Faça um plano de todas as suas sessões até ao dia D. Defina momentos durante o dia em que se dedicará exclusivamente a si próprio! Momentos em que não terá de pensar no trabalho, nem nos filhos. Quando os amigos ou as amigas não forem treinar, não devemos deixar de ir. Podemos aproveitar a ocasião para fazer uma sessão mais personalizada, em função da nossa condição física e dos nossos objetivos.

CARDIO TRAINING
número-3

CADA UM O SEU RITMO.

O que é o ritmo certo? É o ritmo que conseguir aguentar a longo prazo, aquele que lhe permite manter-se em forma, sem riscos de lesões. O ritmo deve ser adaptado à sua forma física.
O ideal é um ritmo de 2 a 3 vezes por semana. Treinar 5 vezes por semana é uma possibilidade, desde que se cumpra 2 dias de descanso durante a semana para permitir uma boa recuperação.

Numa fase inicial, a motivação dá-nos asas e incentiva-nos a treinar: Demasiadas sessões, demasiada intensidade ou treinos com duração demasiado longa irão impedi-lo de conseguir o seu challenge desportivo.

Seja razoável e seja paciente! E tudo irá correr bem!

CARDIO TRAINING
número -4

VARIAR AS ATIVIDADES.

Para evitar o aborrecimento, varie as atividades. Combinar vários tipos de esforços permite melhorar a sua forma física, reforçar diferentes zonas do corpo e melhorar a qualidade de execução de um movimento, como um mix entre musculação e passadeira de corrida. Permite fortalecer os músculos e o coração.

Ao variar métodos de treino alternando, por exemplo, aulas em grupo de cardio, de reforço muscular ou de alongamentos, melhorará a sua potência, a sua resistência, a sua velocidade e a sua flexibilidade.

panquecas
número 5

E QUANTO À ALIMENTAÇÃO?

Mantenha uma alimentação equilibrada. Consuma os nutrientes necessários ao bom funcionamento do seu organismo. Poderá assim melhorar a qualidade dos seus treinos.

O que são exatamente bons nutrientes? Hidratos de carbono com baixo índice glicémico, lípidos ou gorduras de boa qualidade, proteínas e legumes em todas as refeições e fruta com moderação.

Uma refeição equilibrada é constituída da seguinte forma: metade por legumes, ¼ por carne, peixe ou ovos e ¼ por féculas (cereais e leguminosas)

hydratation-fitnesscardio
número 6

RESPEITAR O SEU CORPO.

Esteja atento aos sinais, pequenos e grandes, que o seu corpo lhe vai transmitindo.

 

Se se sentir cansado, cumpra um período de descanso. Faça sestas ou pequenas sestas. A sesta permite recuperar em tempo recorde. E aumente ligeiramente o seu consumo calórico, caso tenha exagerado um pouco ao reduzi-lo na sua alimentação.

 

Se sentir muita sede, poderá estar desidratado. A água é essencial ao nosso organismo, sobretudo para quem pratica desporto, devido à perda de água por via da transpiração.

A desidratação pode reduzir o seu nível desempenho e dar origem a lesões, pelo que é importante beber antes, durante e depois das suas sessões.

Com todos estes conselhos, estará no bom caminho para enfrentar o seu challenge desportivo e superá-lo!

 

Cuide de si, treine de forma correta e tire prazer!

Desejamos-lhe um bom desafio. Não hesite em partilhá-lo connosco.

julieassinaturanutrição

Julie

Dietista e treinadora desportiva, praticante de fitness, pilates, yoga, stretching, corrida e trail, acompanho todos os desportistas na sua preparação nutricional.  A alimentação é um fator incontornável para atingir os seus objetivos! 

VOLTAR PARA O TOPO