COMO SE EQUIPAR PARA UMA CAMINHADA

Quer ir apanhar ar e fazer uma caminhada, mas não sabe como se preparar? Nós ajudamos, só tem de usufruir da paisagem! 

Veja os nossos conselhos para não se esquecer de nada em casa e saiba qual o material certo para levar numa caminhada.

Em Portugal há desde pequenos percursos pedestres, perfeitos para se fazer num dia, às grandes rotas que permitem vários dias de caminhadas.

Todos estes trilhos e percursos pedestres de Portugal têm algo em comum: permitem-nos desconectar de um mundo sempre conectado, estar em comunhão com a natureza, descobrir aldeias perdidas no tempo e desfrutar de algumas das mais belas paisagens de Portugal...A escolha do seu terreno de aventuras é variado! O seu tipo de caminhada vai influenciar o material adequado. Assim sendo, a escolha é sua: prefere A PLANÍCIE ou a MONTANHA? 

PREFERE A MONTANHA

Fã de desníveis, para si o objetivo são os picos! Acompanhamo-lo na definição dos itens essenciais para levar.

casaco-impermeável-montanha-caminhada-schmerber-costuras-estanques
UMA BOA PROTEÇÃO PARA A CHUVA

Na montanha, o tempo muda rapidamente. Depois de horas de caminhada ao vento ou à chuva, a hipotermia está à espreita... Então, para chegar ao pico o melhor é levar um casaco totalmente impermeável (a água pode introduzir-se através das costuras ou dos fechos se não forem estanques), mas também respirável, caso contrário, ficará molhado com a transpiração.

calçado-de-caminhada-impermeável-montanha
CALÇADO TODO-O-TERRENO!

Para superar os trilhos mais técnicos, é necessário ter pés seguros. O calçado é o seu maior aliado: deve garantir tração (seja em terrenos de pedras ou caminhos com lama) bem como proteção contra raízes e rochas, e, claro, amortecimento! Na montanha, com um tempo instável, a impermeabilidade é uma mais-valia.

T-shirt-roupa-técnica-desporto-respirável-malha-de-rede-com-fechos
UMA T-SHIRT RESPIRÁVEL

A chave para se manter seco e evitar os golpes de frio durante as pausas: a 1ª camada de roupa garante a transferência da transpiração da pele para as outras camadas. Deve, por isso, optar por um tecido respirável com uma secagem rápida (ao contrário de uma t-shirt clássica 100% algodão, que armazena a humidade). Transpira muito? As aplicações de malha de rede e as golas com fechos proporcionam uma melhor ventilação.

camisola-polar-quente-compacta-leve-com-fechos
UM POLAR QUENTE MAS ACIMA DE TUDO COMPACTO E LEVE!

Nem pensar em estragar as pausas porque sente frio, por isso, leve sempre uma 2ª camada na mochila. Também será útil ao aproximar-se do desfiladeiro onde o vento se intensifica e a temperatura cai. Quando se enfrenta a subida, muitas vezes é colocada novamente na mochila, pelo que, para otimizar o seu esforço, prefira uma roupa compressível e leve, mais fácil de transportar!

óculos-de-sol-categoria-3-lentes-polarizadas-montanha
ÓCULOS 100% ANTI UV

Na montanha, a potência dos raios ultravioletas aumenta com a altitude: use os óculos para evitar conjuntivites e queimaduras! Sabia que é o material* da lente que condiciona a sua capacidade para bloquear os UV, e não a sua categoria?  A categoria da lente (a cor) garante o seu conforto de visão: em dias de sol, escolha lentes de categoria 3, em altitude com uma forte luminosidade, prefira a categoria 4. *Concebidas em policarbonato, todas as lentes Quechua são 100% anti UV.

mochila-30-litros-caminhada-bolsos-porta-bastões

E PARA TRANSPORTAR ISTO TUDO?

Uma mochila com vários bolsos para aceder rapidamente a todo o material (e com porta-bastões, se os usar!). Escolha uma mochila ventilada para eliminar a transpiração e com uma capa de proteção para a chuva para manter os objetos secos em caso de aguaceiros. Quanto à capacidade, recomendamos 20-30 litros para poder levar o polar, o piquenique, 1 litro de água, o protetor solar, os óculos, lenços de papel, etc. 

PREFERE A PLANÍCIE

Gosta de escapadelas na natureza e aproveitar os trilhos na floresta, na planície ou no litoral? Veja aqui todos os nossos conselhos para se equipar corretamente em trilhos com pouco desnível.

casaco-caminhada-impermeável
UM CASACO PRÁTICO DOIS EM UM

Chuva passageira? É essencial que tenha consigo um casaco impermeável durante a caminhada. Quais as vantagens? O seu lado prático, a facilidade de arrumação e os vários bolsos. Muitas vezes modulável para usar a tiracolo ou na cintura, leva-se facilmente na mochila e desdobra-se em poucos segundos. Para garantir a boa impermeabilidade do seu casaco, reative a resistência à água regularmente. Encontrará todos os nossos conselhos sobre este tema nas informações técnicas relativas aos casacos. 

calçado-caminhada-planície
CALÇADO CONFORTÁVEL

É essencial que use calçado confortável na caminhada. Para o acompanhar em todos os trilhos naturais, o nosso calçado garante-lhe aderência, amortecimento e conforto. Selecionamos e testamos os materiais do calçado para que se adaptem tanto aos trilhos instáveis (do tipo florestal) como aos trilhos minerais (com pedras). Se procura calçado respirável para o verão, recomendamos que opte por calçado "fresh".

casaco-camisola-caminhada-calor
UMA CAMISOLA PARA NÃO SENTIR FRIO DURANTE A MEIA ESTAÇÃO

A segunda camada da sua panóplia, quer seja uma camisola ou um casaco, permite-lhe não sentir frio durante a meia estação, por exemplo. Com vários bolsos, permite muitas vezes transportar as chaves ou o telemóvel de forma segura. 

calças-caminhada-planície
CALÇAS, CALÇÕES OU SAIA?

Quer prefira calças, calções ou uma saia-calção no caso das mulheres, os nossos cortes adaptam-se a todos e a todas. A vantagem? Os vários bolsos, por vezes escondidos no cinto, para colocar todos os objetos que quiser e caminhar com as mãos livres. 

t-shirt-caminhada-algodão
UMA T-SHIRT AGRADÁVEL AO TOQUE

A primeira camada da sua panóplia de caminhada é muito importante: o conforto do tecido, a suavidade ao toque... Um bom equilíbrio entre algodão e poliéster permite não só reduzir os odores mas também facilitar a rapidez de secagem. 

mochila-20-litros-caminhada

E PARA TRANSPORTAR ISTO TUDO?

Para uma pequena caminhada com pouco desnível, o mais importante na escolha da sua mochila é a capacidade, o conforto e as opções de arrumação. De 10 a 30 litros, o ideal é ter espaço suficiente para a água, um piquenique ou um lanche e um casaco ou um polar. Com mais ou menos acessórios consoante as capacidades, as nossas mochilas permitem-lhe colocar o cantil ou uma pequena bolsa de água. Todas as nossas mochilas são testadas em laboratório e no terreno. Têm uma garantia de 10 anos porque os produtos mais importantes para nós são os que viveram histórias bonitas e continuarão a vivê-las!

DESCUBRA OS NOSSOS CONSELHOS SOBRE CAMINHADA

Conselhos
Prepare a sua caminhada - teaser
Seja qual for a estação, é sempre muito importante preparar corretamente a sua caminhada: tanto o seu equipamento como o seu itinerário. Isto ainda é mais essencial quando deseja partir numa estação com tempo mais incerto. Mesmo quando se trata de uma caminhada de um dia ou de meio dia, impõe-se uma boa preparação: ponto do tempo, escolha do itinerário e do seu material.
Conselhos
As bolhas são um problema corrente nos praticantes de caminhada, mas bastante limitativo! Descubra porque é que as bolhas se desenvolvem e como as evitar! As bolhas aparecem geralmente quando a pele está fragilizada devido à fricção, quer seja provocada pelas meias, calçado ou um corpo estranho. A humidade (associada à transpiração ou a elementos exteriores) também pode ter influência, uma vez que enfraquece a pele ficando mais vulnerável a esta fricção.
Conselhos
A regulação da mochila antes de começar a caminhada é essencial. A regulação da mochila pode variar consoante as camadas de roupa usadas e é importante encontrar um bom equilíbrio para obter o maior conforto possível.
VOLTAR PARA O TOPO