Como preparar corretamente um trekking?

COMO PREPARAR CORRETAMENTE  UM TREKKING?

Vai sair durante alguns dias ou algumas semanas na montanha em autonomia? Siga os nossos conselhos!

número 1

ESCOLHA DA MOCHILA

A escolha da mochila será determinada pelo tipo de trekking que se prepara para fazer. Se optar por um trekking chamado de “viagem” por exemplo, será mais do que suficiente uma mochila de trinta litros. Pode colocar na mochila água e alguns snacks, roupa para se proteger em caso de intempéries, bem como um kit de primeiros socorros. Se tiver optado por um trekking com passagem por abrigos, necessitará de uma mochila um pouco maior. 50 litros deverão permitir levar saco-cama, alimentação, roupa… Para terminar o trekking em autonomia total é claro que é preciso equipamento, ou seja, de uma capacidade a partir de 50 litros, já que nesse caso será a duração do trekking a determinar as suas necessidades de equipamento, água, alimentação... Para garantir uma caminhada confortável, experimente a mochila antes de comprar, de preferência com pesos que lhe permitam verificar o conforto no transporte. As mochilas de grande capacidade estão também muitas vezes adaptadas à morfologia do utilizador (homem ou mulher).

número 2

QUE VESTUÁRIO?

Não há qualquer dúvida: na Forclaz adoramos a lã de merino. PORQUÊ? Porque, graças à sua ação antibacteriana, reduz eficazmente os odores. E também porque seca rapidamente e se mantém quente, mesmo se estiver molhada.  Por isso, em suma, para trekkings pequenos (2-3 dias) 2 T-shirts de lã de merino serão mais do que suficientes. 1 para usar de dia e 1 para usar de noite. Os mais aventureiros levarão apenas uma que usarão de dia e de noite... Não os censuramos! No trekking, qualquer objeto a menos significa uma mochila mais leve. Propomos em seguida aquilo de que gostamos de levar, que poderá adaptar em função do destino e das suas necessidades.  Por exemplo: levo sempre um casaco acolchoado, mesmo no verão, porque sou friorenta e porque pode fazer frio nas alturas, mesmo em pleno verão. Para o restante, veja os meus conselhos: 1 calças justas de lã de merino ou polares para ficar quente quando acampar e a dormir
1 casaco polar ou tipo softshell ou casaco acolchoado para os mais friorentos
1 casaco de proteção impermeável e respirável; pode sempre cair uma chuvinha!
2 calças
Boné ou gorro Importante : leve vários pares de meias: trocar regularmente de meias reduz a formação de bolhas!

número 3

ACESSÓRIOS DE CAMINHADA

Os bastões são seus amigos! Permitem distribuir melhor o peso da mochila por todo o corpo. Musculam as pernas e os braços e aliviam o peso sobre as articulações. Não se esqueça também de pensar numa forma de levar água (em função da duração do trekking). Deve contar com cerca de 1,5 litros para beber e 1,5 litros para cozinhar. Cantil ou bolsa de água, o que preferir! Os óculos de sol são preciosos aliados do praticante de trekking: pode escolher o seu estilo, mas certifique-se de que leva óculos de categoria 4 se estiver prevista a passagem por um glaciar.

número 4

E PARA DORMIR?

Se dormir ao relento, é simples: precisa de um colchão, um saco-cama e possivelmente uma capa de saco-cama para proteger do orvalho. Se dormir num albergue ou num abrigo, um lençol saco-cama poderá ser o suficiente, mas deve informar-se e, se necessário, deve levar um saco-cama. Está a pensar acampar? Ótimo! Mas assim precisará de mais equipamento (e verificar se é permitido acampar, mas já o conhecemos, sabemos que é responsável). Uma tenda, um colchão, um saco-cama... NÃO ESQUECER! Papel higiénico
Saco de toilette (com creme solar, sabonete a seco e repelente)
Toalha de higiene
Lanterna frontal 
Tampões para os ouvidos 
Canivete
Óculos de sol Se acampar  Não se esqueça do fogareiro, da comida liofilizada, etc... para repor energias Cabe-lhe a si completar esta lista em função das suas necessidades ou preferências!

número 5

COMO ORGANIZAR A MOCHILA?

Mochila bem carregada e fácil de transportar! Verifique antes de mais o peso máximo de transporte para que a mochila foi concebida. Coloque os elementos mais pesados junto às costas, para evitar desequilíbrios. Proponho que faça da seguinte forma (depois cada um desenvolve a sua própria forma):
   
Altura da mochila / bolsos superiores:
objetos de que vai precisar ao longo do dia (snacks, mapa, casaco impermeável...)
   
Ao longo das costas:
acessórios mais pesados (fogareiro, alimentação, marmita…)
   
Fundo da mochila:
equipamento de dormir e itens sobresselentes. Coloque todos os seus objetos em sacos de plástico para que tudo se mantenha seco se chover!   

Botas altas - porquê Assinatura
Clothilde

Autora de conselhos de trekking . Apaixonada por trekking na montanha e de yoga. 

DESCUBRA A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS

VOLTAR PARA O TOPO