Logo header como escolher skis de fundo

COMO LAVAR E CUIDAR DO SEU CONJUNTO DE COZINHA 

Quer seja totalmente em alumínio, com revestimento anti-aderente, ou ainda em alumínio anodizado, o seu conjunto de cozinha é um elemento indispensável no campismo. 
Por isso, deve tomar conta do seu conjunto, para que o possa acompanhar durante muito tempo nas suas aventuras na montanha. Para isso, veja os nossos truques e dicas ;)

 

limpar-conjunto-cozinha-com-areia
número 1

Limpar o conjunto de cozinha com areia do rio

É o truque da Sabine, a nossa merchandiser. 

"Se, tal como eu, utiliza um conjunto de cozinha em alumínio, não corre o risco de riscar um revestimento anti-aderente esfregando-o para o limpar. O meu truque é aproximar-me de um rio (pense nisso quando instalar o seu acampamento), limpar uma primeira vez o conjunto com água e depois colocar um pouco de areia com água. Fechar o conjunto e abaná-lo fazendo-o girar. Aos poucos, a areia vai soltando os alimentos agarrados à parede da panela. Nem é preciso detergente para o limpar!"

 

ATENÇÃO: para um conjunto de cozinha com um revestimento anti-aderente, as coisas são diferentes: a areia poderia riscar o revestimento.
Também pode utilizar os talheres em plástico para raspar uma parte dos resíduos, ou utilizar um pedaço de madeira, erva cortada, ou ainda folhas, para esfregar o interior do conjunto de cozinha.
Mas também pensámos num pequeno truque bastante simples, que lhe facilitará a vida no acampamento.

número 2

Fabricar uma mini-esponja especial para revestimentos frágeis

Para isso, necessita:
-1 esponja especial para revestimentos do tipo "placa de vitrocerâmica"
-1 par de tesoura
-1 caneta
-1 pedaço de corda ou fio

  

Recorte um pedaço na esponja (cerca 3cmx4cm), marque um ponto em cima com a caneta, faça um buraco e passe o fio ou a corda fina duas vezes.
A superfície para esfregar permite-lhe limpar o conjunto de cozinha sem o estragar. 
Quando acabar de lavar a loiça, limpe a sua mini-esponja e deixe-a secar. Graças ao seu pequeno cordel, pode pendurá-la na mochila para que seque enquanto caminha.

número 3

Preparar lascas de sabão para uma loiça impecável

Apesar de ser possível utilizar um sabão biológico multi-usos para limpar o seu conjunto de cozinha, o seu peso poderia assustar os praticantes de trekking. Então porque não utilizar o truque da caixa de TicTac, muita prática na cozinha?

Para isso, necessita:
-1 caixa de rebuçados do tipo TicTac, vazia
-1 faca
-1 sabão biodegradável (verdadeiro sabão de Marselha, sabão azul ou tipo Clarim) para evitar poluir a água e o solo

 

Com a faca, recorte no sabão pequenas lascas e coloque-as na caixa de rebuçados, para as poder transportar facilmente. Perfeito para retirar a gordura e até para lavar roupa.

número 4

O que fazer ao resto de queijo colado no fundo da panela?

Anne, chefe de produto na Forclaz, também tem um truque: 

"No inverno, quando acampamos na neve, gostamos de fazer uma fondue para nos aquecermos. Como é óbvio ficam sempre restos na panela de cozinha. O mais prático é em primeiro lugar raspar bem com talheres de plástico , e depois encher a panela com neve, e deixar assim toda a noite. De manhã, a neve e o gelo terão descolado os restos de fondue, e pode limpar o conjunto de cozinha facilmente."

número 5

Confecionar uma proteção para o conjunto de cozinha/mini-pano, com um antigo polar

Tem um duplo objetivo: ter um mini-pano multifunções, e uma proteção do conjunto de cozinha contra riscos que podem ser provocados pelo cartucho de gás arrumado no interior.
O mini-pano deve conseguir envolver o cartucho de gás, e caber dentro do conjunto de cozinha fechado. Não deve por isso ser demasiado grande. 
Assim, para o conjunto de cozinha de 1 pessoa, confecionámos um mini-pano de 40cm de comprimento, por 23cm de largura.   Vai precisar:
-1 antigo polar, ou um resto de tecido
-1 par de tesoura
-o seu conjunto de cozinha
-o cartucho de gás adaptado ao seu fogareiro
E pode começar:
-Coloque o seu conjunto de cozinha em pé, retire a tampa.
-Cubra a parte superior do conjunto com o tecido, recorte os bordos do tecido de forma a que as paredes do conjunto fiquem recobertas pelo tecido em toda a altura.
-Coloque o cartucho sobre o tecido e coloque-o no interior do conjunto de cozinha.
-Uma vez o cartucho no fundo, dobre o tecido sobre o cartucho e recorte-o de forma a que este proteja corretamente o cartucho, e não impeça o fecho da tampa.

DESCUBRA OS NOSSOS MELHORES CONSELHOS

Conselhos
Dicas para cozinhar facilmente no campismo - teaser
As férias estão a chegar e está a pensar em ir acampar. Veja as nossas dicas para poder cozinhar facilmente no campismo respondendo a questões essenciais para o seu conforto e segurança: como conservar os alimentos, como cozinhá-los …
Conselhos
young_girla_mountain_trekker
A escolha de uma geleira depende de 4 critérios: o período de conservação dos alimentos e das bebidas, a capacidade, a compacidade e o conforto de transporte.
Conselhos
As liofilizadas! Todo um símbolo do trekking e da caminhada itinerante. Muitas vezes negligenciados pelo seu sabor, as refeições liofilizadas são no entanto concebidas para fornecer um máximo de sabor e de valor nutricional aos praticantes de caminhada. Para tirarmos as dúvidas, colocámos 3 questões à Caroline, engenheira de Process Nutrition na Decathlon.
VOLTAR PARA O TOPO