Como escolher um selim de bicicleta?

logo_decathlon

COMO ESCOLHER UM SELIM DE BICICLETA?

O selim é o principal ponto de contacto entre a bicicleta e o praticante. É por essa razão muito importante escolher bem o selim em função do seu tipo de prática e da sua morfologia.

1 / ESCOLHER O SELIM EM FUNÇÃO DA POSIÇÃO DAS COSTAS

sellefiltre

A escolha do seu selim deve ser feita em função da sua posição na bicicleta. Para uma posição de conforto (90 graus), recomendamos um selim mais largo com gel. Para uma posição desportiva com conforto (60 graus), recomendamos um selim intermédio que ofereça um bom compromisso entre conforto atrás e pressão demasiada alta na frente do selim. Para uma posição desportiva (30 graus), recomendamos um selim estreito com um bico mais fino para evitar pressões no períneo

2 / SELIM LARGO OU SELIM ESTREITO: QUAL É A DIFERENÇA?

O selim deve estar adaptado à postura do ciclista, à sua anatomia e ao tipo de utilização que dará à bicicleta. Deve ainda assegurar uma repartição adequada do seu peso na bicicleta.

Um selim estreito é indicado para uma posição inclinada para a frente, como nas bicicletas de estrada ou de BTT, em que o guiador está posicionado a um nível muito mais baixo que o selim. É uma postura desportiva apropriada para o esforço. O selim estreito limita as fricções e assegura uma boa repartição do peso do ciclista entre o guiador e o selim. Se utiliza uma bicicleta de estrada ou de BTT nas suas deslocações na cidade, escolha uma selim relativamente estreito para não desvirtuar a sua posição na bicicleta.

As bicicletas de cidade e de trekking oferecem uma posição com as costas mais direitas para uma condução descontraída, com o guiador posicionado a um nível mais alto que o selim. Neste caso, convém escolher um selim largo ou XL, visto que todo o peso do seu corpo assentará no selim. Uma maior superfície de contacto permite repartir a pressão em todo o selim e, deste modo, reduzir eventuais dores.

3 / UMA SELIM MAIS LARGO PARA AS MULHERES

As mulheres têm geralmente uma bacia mais larga que os homens. Convém assim optar por um selim adaptado à morfologia feminina e escolher um selim mais largo.

4 / SELIM DE GEL E SELIM DE ESPUMA

Geralmente munidos de um revestimento plástico impermeável e leve, os selins em materiais plásticos oferecem uma boa relação qualidade/preço. Para absorver as vibrações, integram espuma de alta densidade ou aplicações em gel, que proporcionam flexibilidade e conforto.

O conforto depende também do tempo que passar em cima da bicicleta. Se percorrer diariamente um trajeto de vários quilómetros, necessitará de um selim mais confortável. O conforto poderá ser mínimo se utilizar a bicicleta apenas para ir às compras de vez em quando.

Para tornar o selim da sua bicicleta ainda mais confortável, poderá utilizar um espigão de selim com amortecedor. Este tipo de amortecedor permite absorver os impactos e as irregularidades da estrada se a sua bicicleta não tiver suspensão traseira.

5/ CAPA DE SELIM COM GEL: UM EXTRA PARA SEU CONFORTO

Integrando aplicações anatómicas em gel que absorvem as vibrações, a capa de selim é um acessório complementar que torna também um selim mais confortável.

A capa de selim é particularmente indicada para uma utilização ocasional da bicicleta. Se pratica bicicleta de forma mais intensiva, escolha outro modelo e ficará assim com um selim que o acompanhará durante muitas centenas de quilómetros!

6 / COMO AJUSTAR O SELIM?

Ajustar o selim é extremamente importante. Uma simples alteração da posição do selim permite melhorar a sua pedalada, o seu conforto e o seu esforço. Encontrar o ajuste perfeito exige experimentar muitas posições e alguma paciência!

 

— A ALTURA

Quando estiver sentado no selim, encoste o seu calcanhar no pedal quando este estiver no seu ponto mais baixo. Para um ajuste correto da altura do selim, a sua perna deverá estar esticada. Adapte a sua forma de montar e desmontar da bicicleta se não estiver habituado a esta altura de selim! Esta é a altura ideal para poder aproveitar ao máximo a sua força de pernas e evitar ficar prematuramente cansado.

Não ponha o selim demasiado alto. Se o fizer, o seu corpo irá bambolear ao pedalar. Neste caso, baixe o selim poucos centímetros para o posicionar à altura correta.

Atenção: o ajuste da altura do selim é muito pessoal. Algumas pessoas preferem pedalar com o selim ligeiramente mais baixo para poder poisar o pé no chão mais facilmente quando circulam no trânsito da cidade, em detrimento do desempenho a nível de potência/cansaço. Nada melhor do que ouvir as suas sensações...

 

— A INCLINAÇÃO

O selim é geralmente nivelado de modo a ficar perfeitamente na horizontal. Alguns homens preferem andar com o bico do selim ligeiramente levantado e algumas mulheres com o bico do selim mais inclinado para baixo.

Um selim demasiado inclinado para a frente faz com que o corpo escorregue no selim. O peso fica mais distribuído ao nível dos braços e dos pulsos, podendo provocar dores nas articulações.

Em contrapartida, um selim demasiado inclinado para trás aumenta a pressão do traseiro no selim e pode provocar dores ao nível do períneo.

 

— O RECUO DO SELIM

O recuo do selim altera a posição da bacia em relação ao eixo pedaleiro. Este tipo de afinação é muito pessoal e dependerá da sua fisionomia, assim como da geometria e do tamanho da bicicleta. Permite eventualmente alterar a postura de condução para uma utilização em meio urbano. Avance o selim se estiver muito afastado do guiador, de modo a ficar com uma posição mais direita.

A escolha e o ajuste do selim são muito pessoais: experimente vários modelos e vários ajustes para encontrar o mais conveniente para si. Escolha um selim adaptado à sua anatomia e à sua posição de condução, para que possa pedalar com total conforto!

VOLTAR PARA O TOPO