COMO ESCOLHER UM FATO DE NATAÇÃO ÁGUAS ABERTAS?

Um fato de natação para águas abertas permite-lhe nadar em águas naturais e de lhe proteger do frio. Utilizado em triatlo, competição em águas abertas, ou para o prazer de nadar num meio natural, como escolher o fato corretamente?

A natação em águas abertas é uma disciplina da natação cada vez mais apreciada pelos praticantes de natação. Não apenas pelas sensações de liberdade que proporciona, mas também pelos benefícios que traz.

 

Com efeito, as condições podem ser muito diferentes nadando em águas naturais, nomeadamente as correntes e as ondas. Para além disso, a necessidade de se orientar e de seguir uma direção levantando a cabeça, modificam a sua maneira de nadar. Consequentemente, mais músculos trabalham durante as suas saídas no mar. Para além disso, a água do mar é reconhecida pelas suas capacidades antidepressivas e euforizantes.

 

Não hesite em começar para descobrir novos prazeres e sensações!

 

Nabaiji, a marca de natação do grupo DECATHLON ajuda-o a escolher corretamente o seu fato de natação para nadar em águas abertas.

 

 

A escolha de um fato é feita principalmente consoante a temperatura da água na qual o nadador vai praticar, e a proteção térmica que ele pretende (consoante for mais ou menos friorento!).

 

Ao contrário de um fato em neoprene clássico, utilizado para a prática de surf, por exemplo, os fatos de natação em águas abertas têm uma matéria deslizante e extensível ao nível dos ombros para permitir uma boa rotação dos braços durante a braçada. Estes fatos são igualmente desenhados para lhe proporcionar flutuabilidade e assim gastar menos energia durante o esforço. Quanto mais espesso for o fato, mais flutuabilidade proporcionará.

TEMPERATURA DA ÁGUA

Um fato de natação para águas abertas é concebido para o proteger do frio e evitar que a sua sessão se torne desagradável devido à temperatura da água. Para realizar esta primeira escolha, é muito simples, é necessário em primeiro lugar fazer a escolha em função da temperatura da água na qual o nadador vai evoluir:  

TEMPERATURA DA ÁGUA ENTRE 14°C E 17°C 

Natação em água fria - fato de natação 4/2 mm

TEMPERATURA DA ÁGUA ENTRE 18°C E 21°C 

Natação em água temperada - fato de natação 2 mm

PROTEÇÃO TÉRMICA

fato de natação para águas abertas

Para nadar em água fria aconselhamos os fatos de natação 900 que têm 4mm de espessura ao nível das costas, do tronco e das pernas. Asseguram uma boa proteção térmica, sobretudo ao nível do tronco e dos rins, as zonas do corpo mais sensíveis ao frio durante a prática de natação.

 

Em contrapartida, para a natação em água temperada, a Nabaiji desenvolveu vários tipos de fatos de natação:

Os fatos de natação 100 com 2 mm de espessura ao nível das costas, dos ombros e dos braços, proporcionam uma proteção térmica mas mínima

Os fatos de natação sem mangas 500 com 2mm de espessura ao nível das costas e 2,5mm de espessura ao nível do tronco e das pernas. A ausência de mangas assegura uma grande liberdade de movimentos e ao mesmo tempo uma boa proteção térmica.

Os fatos de natação 500 com 2mm de espessura ao nível das costas e 2,5 mm de espessura ao nível do tronco e das pernas proporcionam uma boa liberdade de movimentos e uma proteção térmica muito boa para uma água entre 18 e 21°C.

 

Finalmente, a Nabaiji desenvolveu igualmente um jammer em neoprene com uma espessura de 4 mm. Esta espessura de neoprene ao nível das pernas permitem ao nadador de flutuar muito mais facilmente do que com um fato de banho clássico.

Sandrine

Vendedora natação Decathlon CAMPUS (Lille)

Para assegurar a sua segurança em águas abertas equipe-se com uma bóia de natação para águas abertas. De cor viva, permite-lhe ser visível para os barco e outros veículos navegantes. Complete igualmente o seu equipamento com óculos de natação com lentes espelhadas (para se proteger do sol) e uma touca de natação (em neoprene se tem medo do frio).

VOLTAR PARA O TOPO