COMO ESCOLHER UM CAPACETE DE EQUITAÇÃO?

A segurança é um elemento que não deve ser descurado na prática de equitação, seja para crianças ou adultos. Apresentamos-lhes alguns conselhos para que possa escolher bem o seu capacete de equitação e, deste modo, praticar o seu desporto favorito nas melhores condições.

A escolha de um capacete de equitação é, essencialmente, feita em função do seu nível de prática. Poderá depois refinar a sua escolha em função do conforto, da ventilação ou, ainda, do suporte pretendido. Todos os nossos modelos de capacete cumprem as normas em vigor e asseguram o mesmo nível de proteção.

número 1

O nível de prática

como escolher um capacete de equitação?
Principiante

Está a iniciar-se na equitação e precisa de ajuda na preparação do seu cavalo e durante a sua prática. Ainda não domina os 3 andamentos do cavalo. Poderá optar por modelos leves e fáceis de ajustar, que assegurarão um bom suporte. Alguns modelos incluem um botão rotativo de ajuste atrás, que permite adaptar melhor o capacete a diferentes tamanhos de cabeça ou acompanhar a criança à medida que crescer.

 

Avançado

Já é autónomo na preparação do seu cavalo, mesmo se necessita sempre de acompanhamento durante a sua prática, no quadro de aulas coletivas ou individuais. Para este nível de prática, existem modelos de capacete que integram um forro interior em espuma para maior conforto. Poderá também optar por um capacete com forro amovível, que é muito prático para lavar.

Experiente

É totalmente autónomo na preparação e no trabalho do seu cavalo. Os capacetes indicados para a sua prática mais intensiva, oferecem um maior conforto ainda, graças aos acabamentos em tecido suave no interior, além das espumas, e possuem um sistema de ventilação mais eficiente.

número 2

A VENTILAÇÃO DO CAPACETE DE EQUITAÇÃO

Antes de escolher o seu capacete de equitação, tenha em devida conta as condições em que irá montar a cavalo. Se costuma praticar em dias de maior calor ou se tiver tendência a suar muito ao nível da cabeça, opte por um modelo mais ventilado que lhe proporcionará mais conforto. Quanto mais intensiva for a sua prática, mais sentido fará usar um capacete bem ventilado.

Existem 3 fatores que permitem assegurar uma boa ventilação e que podemos encontrar simultaneamente num capacete:  

- a presença de uma zona de ventilação à frente e/ou atrás

- o número de canais de ventilação

- a presença de uma proteção de nuca arejada

 

ventilação capacete de equitação

Zona de ventilação à frente

ventilação capacete de equitação

Canais de ventilação

ventilação capacete de equitação

Proteção de nuca ventilada

como escolher um capacete de equitação?
número 3

O suporte

Para ter a certeza de que o capacete estará devidamente adaptado, escolha um modelo que envolva bem a sua cabeça. 

Ao nível do crânio:
O capacete deverá estar perfeitamente ajustado à sua cabeça sem deixar espaços vazios entre a cabeça e as paredes internas, não deverá, por outro lado, comprimir demasiado a cabeça. Não deverá mexer-se enquanto fizer movimentos de cabeça.

Ao nível da testa:
A pala ou a parte frontal do capacete deverá estar alguns centímetros acima da linha das sobrancelhas e a parte de cima da testa deverá ficar totalmente coberta.

Ao nível do queixo:
A correia jugular deve estar suficientemente apertada para não passar por cima do queixo, mas suficientemente folgada para não restringir os movimentos do pescoço.
 

número 4

ESCOLHER O TAMANHO DO CAPACETE DE EQUITAÇÃO 

Existem vários tipos de capacetes: os capacetes não ajustáveis e os capacetes com perímetro de cabeça ajustável. Aconselhamos a utilizar os medidores disponíveis nas nossas lojas ou os guias incluídos na página Internet de cada modelo de capacete para encontrar o tamanho indicado para si.

O CAPACETE COM PERÍMETRO DE CABEÇA AJUSTÁVEL

Os capacetes com perímetro de cabeça ajustável dispõem de um botão rotativo ou um elástico que permite ajustar o capacete à sua cabeça. Os tamanhos estão indicados no capacete através das letras S, M, L... (exemplo S= 48 a 52 cm, M= 52 a 56 cm...). O tamanho pode deste modo ser aumentado ou diminuído até 4 cm. Estes capacetes de equitação são práticos para as crianças, visto que estas poderão conservá-los mais tempo à medida que crescerem. São também uma excelente solução para a prática ocasional de equitação ou para poderem ser usados por vários membros da família.

O CAPACETE NÃO AJUSTÁVEL

Os capacetes de tamanho fixo são capacetes que não podem ser ajustados. Deverá escolher o tamanho correspondente ao seu perímetro de cabeça (ex.: 58 cm). Importa, no entanto, ter em conta que, em função da forma da sua cabeça (mais ou menos oval) estes capacetes poderão não servir para si. A solução poderá passar por escolher um tamanho acima ou optar por um modelo ajustável com botão rotativo.

como escolher um capacete de equitação?

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Independentemente do tipo de capacete, este deve garantir um nível de proteção em conformidade com a norma em vigor no país onde irá ser utilizado. Todos os capacetes Fouganza cumprem estas normas e são sujeitos a controlos regulares durante a sua produção, a fim de garantir a ausência de defeitos ou falhas.

A principal função do capacete de equitação consiste em absorver impactos suscetíveis de provocar um traumatismo craniano. O material mais utilizado é o poliestireno expandido, que se deforma em caso de choque para reduzir o máximo possível o impacto na zona protegida, à semelhança dos para-choque dos automóveis.

O facto de o capacete de equitação ser um equipamento obrigatório não significa que não tenha de ser esteticamente atraente ou agradável de usar. Existem atualmente, no mercado capacetes de equitação dos mais variados estilos: dos mais tradicionais com revestimento de veludo aos mais técnicos com acabamentos mais modernos. Nos últimos anos, tem-se apostado muito no conforto e todos os capacetes de equitação possuem atualmente espumas interiores confortáveis e sistemas de ventilação para evitar a sensação de calor.

O termo "toque" é cada menos utilizado. Falamos mais de "capacete".
 

Seguem-se agora alguns conselhos de limpeza e conservação para garantir uma maior durabilidade do seu capacete.

Para limitar a sujidade ou os riscos, aconselhamos a guardar ou transportar o seu capacete num saco de proteção próprio para o efeito.

Limpe regularmente o interior por causa da transpiração. A maioria dos capacetes já integra uma capa interior ou espumas amovíveis que poderá lavar na máquina a baixa temperatura. Poderá também utilizar um spray de limpeza próprio para capacetes.

Não deixe o seu capacete exposto a fontes de calor (por ex.: a chapeleira de um automóvel exposto ao sol). O calor pode alterar o poliestireno e reduzir assim as propriedades protetoras.

Valério

Chefe de produto Fouganza

Não se esqueça que qualquer capacete que tenha sofrido uma queda ou um choque violento deve ser substituído. Mesmo que o capacete não apresente danos visíveis na parte exterior, poderá ter sofrido danos interiores suscetíveis de reduzir ou anular a sua proteção em caso de queda posterior. Evite deixar cair o capacete no chão quando não o estiver a usar, guarde-o num local onde não poderá estar sujeito a choques ou quedas.

VOLTAR PARA O TOPO