
COMO ESCOLHER UM CALÇADO DE TRAIL RUNNING?
Para descobrir o trail running ou para ter uma boa performance no dia da competição, qual o calçado a escolher?
A escolha do calçado de trail running deve ser feita em função de 3 critérios: o tipo de terreno, a frequência de utilização e o peso do praticante.

O TIPO DE PISO

Se efetuar saídas de trail em caminhos naturais planos ou irregulares, pouco acidentados, escolha calçado maleável, dotado de entalhes de flexão para facilitar o desenvolvimento do pé. A leveza será uma mais-valia. Os entalhes da sola têm uma profundidade intermédia (4 mm no máximo) para maior polivalência.

Para os seus trails ou ultratrails em caminhos movediços ou lamacentos, escolha uma aderência sem compromisso. Este pode concretizar-se graças aos entalhes no calçado, com 5 mm de profundidade, no mínimo, e muito espaçados para facilitar a limpeza da lama. O excelente suporte do calçado também é um excelente compromisso de segurança.

Se correr em trilhos pedregosos com forte desnível, escolha um calçado com bom amortecimento para atenuar os impactos, mais significativos nas descidas mais longas. Esteja atento também à sola que deve proporcionar uma boa aderência em terrenos mais irregulares e uma excelente aderência em rochas e pedras.

A FREQUÊNCIA DE UTILIZAÇÃO

O calçado concebido para correr 1 a 2 vezes por semana será o mais adequado.

Escolha um modelo que permita realizar 2 a 3 saídas por semana

Se for um praticante intensivo de trail running, escolha um modelo concebido para aguentar 3 sessões ou mais por semana. Atenção com os modelos de competição que são otimizados para favorecer a performance no dia da corrida ou uma saída específica por semana mas não para aguentar um treino diário (longo).

PESO DO PRATICANTE

A maioria dos modelos são adequados inclusive os modelos de competição.

A maioria dos modelos são adequados, exceto os modelos de competição geralmente reservados a praticantes de menos de 75 kg

Nem todos os modelos são adequados, é importante prestar atenção às especificidades dos modelos e procurar um modelo com características de amortecimento e estabilidade.