EVADICT

COMO ESCOLHER UM CALÇADO DE TRAIL RUNNING?

Para descobrir o trail running ou para ter uma boa performance no dia da competição, qual o calçado a escolher?

A escolha do calçado de trail running deve ser feita em função de 3 critérios: o tipo de terreno, a frequência de utilização e o peso do praticante.

número 1

O TIPO DE PISO

EVADICT propõe diferentes modelos de calçado, em função do tipo de terreno.
trilho
PARA CAMINHOS NATURAIS PLANOS OU IRREGULARES E POUCO ACIDENTADOS COM PASSAGENS POSSÍVEIS POR ESTRADAS

Se efetuar saídas de trail em caminhos naturais planos ou irregulares, pouco acidentados, escolha calçado maleável, dotado de entalhes de flexão para facilitar o desenvolvimento do pé.  A leveza será uma mais-valia. Os entalhes da sola têm uma profundidade intermédia (4 mm no máximo) para maior polivalência.

lama
PARA OS TERRENOS MAIS MOVEDIÇOS OU MAIS ENLAMEADOS

Para os seus trails ou ultratrails em caminhos movediços ou lamacentos, escolha uma aderência sem compromisso. Este pode concretizar-se graças aos entalhes no calçado, com 5 mm de profundidade, no mínimo, e muito espaçados para facilitar a limpeza da lama. O excelente suporte do calçado também é um excelente compromisso de segurança.

Terreno rochoso
PARA TRILHOS PEDREGOSOS EM MONTANHA

Se correr em trilhos pedregosos com forte desnível, escolha um calçado com bom amortecimento para atenuar os impactos, mais significativos nas descidas mais longas. Esteja atento também à sola que deve proporcionar uma boa aderência em terrenos mais irregulares e uma excelente aderência em rochas e pedras.

número 2

A FREQUÊNCIA DE UTILIZAÇÃO

EVADICT propõe uma gama de modelos para usos diversos. Certos modelos são concebidos para aguentar uma utilização quase diária para os praticantes de trail running mais assíduos e outros são concebidos para um uso menos frequente, como os modelos de competição criados para otimizar a performance no dia da corrida e menos para aguentarem um treino diário. Para isso, é conveniente repeitar as especificações de cada modelo.
Para praticante de trail ocasional
PARA UMA UTILIZAÇÃO OCASIONAL

O calçado concebido para correr 1 a 2 vezes por semana será o mais adequado.

Para trail regular
PARA UM A UTILIZAÇÃO REGULAR

Escolha um modelo que permita realizar 2 a 3 saídas por semana

Para praticante de trail intensivo
PARA UTILIZAÇÃO INTENSIVA

Se for um praticante intensivo de trail running, escolha um modelo concebido para aguentar 3 sessões ou mais por semana. Atenção com os modelos de competição que são otimizados para favorecer a performance no dia da corrida ou uma saída específica por semana mas não para aguentar um treino diário (longo).

número 3

PESO DO PRATICANTE

Certos modelos são concebidos para suportar o peso de todos os tipos de praticantes, outros são destinados a praticantes mais leves que procuram leveza e dinamismo. É por exemplo o caso dos modelos de competição. Esteja atento às especificações de cada modelo para fazer a escolha certa.
trail de -75 kg
PARA UM PRATICANTE DE TRAIL DE MENOS DE 75 KG

A maioria dos modelos são adequados inclusive os modelos de competição.

Praticante de trail de + de 75 kg
PARA UM PRATICANTE DE TRAIL ENTRE 75 KG E 90 KG

A maioria dos modelos são adequados, exceto os modelos de competição geralmente reservados a praticantes de menos de 75 kg

Praticante de trail de + de 90 kg
PARA UM PRATICANTE DE TRAIL DE MAIS DE 90 KG

Nem todos os modelos são adequados, é importante prestar atenção às especificidades dos modelos e procurar um modelo com características de amortecimento e estabilidade.

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