Logotipo Simond

COMO ESCOLHER O SEU ARNÊS DE ESCALADA OU DE ALPINISMO?

O arnês faz parte do equipamento essencial do praticante de escalada. É ele que assegura a ligação com a corda que o retém em caso de queda, e no revezamento, irá passar bastante tempo suspenso através dele...Descubra os nossos conselhos para escolher corretamente o seu arnês e assegurar o seu conforto e a sua segurança.

A escolha de um arnês de escalada é feita em função da sua utilização e do seu nível.

número-um

QUAL É O SEU NÍVEL?

arnês-baudrier-escalada-em-molinete
ESTÁ A INICIAR OU PRATICA ESCALADA EM TOP ROPE

Pode escolher um arnês mono retentor. Mais fácil de utilizar, assegura uma descida de emergência em segurança. É também a melhor relação preço/qualidade.

como-escolher-um-arnês-baudrier-escalada-alpinismo-subir-à-frente
VAI SUBIR À FRENTE

É preciso escolher um arnês retentor duplo mais adaptado quando vai à frente. Neste arnês, as almofadas em espuma nas coxas são reforçadas para lhe proporcionar maior conforto, quando estiver suspenso na reunião (relais) para assegurar o seu segundo de cordada em grandes vias.

como-escolher-um-arnês-baudrier-escalada-alpinismo-retentor
número 2

QUAL É A SUA UTILIZAÇÃO?

arnês-baudrier-escalada-regulável-rock-noir-simond-decathlon
PARA UMA UTILIZAÇÃO POLIVALENTE

Deverá escolher preferencialmente um arnês regulável nas coxas que permita ajustar o aperto em função da atividade (escalada indoor, em falésia, alpinismo) e do tipo de roupa usada. Apesar de serem ligeiramente mais pesados, devido ao maior número de argolas de regulação; ele garante um conforto ótimo!

baudrier-escalada-desportiva-performance-edge-simond
PARA ESCALADA DESPORTIVA

Para maior leveza e liberdade de movimentos, prefira um arnês não ajustável nas coxas (possui na mesma um ajuste mínimo, graças aos elásticos nas coxas). Ideal para ser eficiente.

arnês-baudrier-alpinismo-skis-nos-pés-tour-petzl
PARA ALPINISMO

Prefira um arnês superleve, com clips nas coxas, para o vestir mesmo com os skis ou crampons nos pés!

como-escolher-um-arnês-baudrier-escalada-alpinismo-experimentar-em-tensão
A NOSSA DICA CONFORTO

O melhor é experimentar o seu arnês em suspensão tendo em conta que vai passar bastante tempo nas reuniões (relais) para assegurar o seu companheiro.  Poderá assim avaliar a espessura e a densidade do forro e a largura das correias ao nível das costas. Avalie da melhor forma os pontos de compressão, nas coxas e sobretudo na cintura, em função da sua morfologia, um modelo poderá ser mais adequado do que outro.  Aproveite também para verificar a boa disposição do porta material, para facilitar os seus movimentos. 

E PARA AS CRIANÇAS? 

Existem dois tipos de arneses para criança: 

Arnês-escalada-criança-spider-kid-simond-decathlon
O ARNÊS INTEGRAL

Recomendado para todas as crianças como menos de 9 anos (ou 30 kg). Ou acima desta idade, se a criança está a iniciar e se a sua estatura o permitir, uma vez que este modelo oferece maior segurança. Com efeito o centro de gravidade das crianças é mais elevado do que o dos adultos, por isso o ponto de fixação da corda deve estar mais alto para evitar o risco de inversão.

Arnês-escalada-criança-easy-junior-simond-decathlon
O ARNÊS CLÁSSICO 

O arnês clássico está reservado para os pequenos praticantes de escalada mais aguerridos ou para crianças mais velhas. As argolas de regulação para as coxas permitem acompanhar o crescimento da criança. 

segurança-check-and-go-arnês-criança-simond
O CONCEITO "CHECK&GO" PARA + SEGURANÇA DAS CRIANÇAS

Desenvolvido pela Simond, este sistema está presente em todos os arneses para crianças. Permite aos monitores de escalada visualizar rapidamente se o controlo mútuo da ligação da corda e do sistema de segurança foi efetuado corretamente. Então check... & Go !

david-caude-praticante-escalada-chefe-de-produto-escalada-simond-decathlon

David Caude

CHEFE DE PRODUTO ESCALADA

Apaixonado pela escalada desportiva, 

Campeão de França de escalada de dificuldade em 1998 e 2000, 3º nos campeonatos do Mundo 2003 em Chamonix.

 

VOLTAR PARA O TOPO