Logotipo Simond

COMO ESCOLHER UM ACESSÓRIO PARA CORDAS?

Cordas finas, amarrações (guias/longes), passadores (cintas/fitas), etc, todos estes acessórios têm finalidades muito específicas.Então como escolher?

Na categoria de acessórios para cordas encontramos cordas finas (cordinos/cordeletas), cordas estáticas, amarrações (guias/longes) e cintas/fitas. A escolha de um acessório para cordas é feita em função da utilização pretendida.

número -1

AS CORDAS FINAS (CORDINOS/CORDELETAS)

As cordas finas (cordinos/cordeletas) de escalada são estáticas. Estão disponíveis com vários diâmetros de 2 a 7 mm

CORDAS FINAS COM DIÂMETRO DE 6 E 7 MM

Servem para confecionar um nó Prussik ou Machard, ou seja, um nó de contra-segurança no rappel, ou para efetuar um relé.

CORDAS FINAS COM DIÂMETRO DE 2 A 5 MM 

As cordas finas com o diâmetro mais pequeno são utilizadas para acessorização.

número 2

AS CORDAS ESTÁTICAS

As cordas estáticas não são concebidas para escalar, mas sim para manobras que não requerem uma extensão da corda, como na descida em rappel, efetuar uma subida na corda ou içar um saco; são usadas principalmente na espeleologia, no canyonning e pequenos trabalhos em altura.

número 3

AS AMARRAÇÕES

Uma amarração (ou um guia/longe) é um pedaço curto de corda dinâmica com diâmetro largo com uma fivela cosida em cada extremidade. Este equipamento serve para a amarração a uma reunião, ou seja, a fixação à parede.

Guia Simples
AMARRAÇÃO SIMPLES

Oferece apenas um comprimento de fixação (75 cm)

Guia Dupla
AMARRAÇÃO DUPLA

Oferece 2 comprimentos de fixação: 45 e 75 cm

número 4

CINTAS OU FITAS

Os passadores de correia são usados para fazer uma reunião, instalar um ponto de segurança, alongar uma fita expresso, etc, e estão disponíveis com vários comprimentos (60 cm, 120 cm, 175 cm). Existem cintas/fitas de poliamida e outros em dyneema.

CINTA/FITA DE POLIAMIDA TUBULAR

Proporcionam uma excelente resistência à abrasão. Com uma largura de 15 a 20 mm, as correias tubulares são flexíveis e consequentemente fáceis de manusear.

CINTA/FITA DYNEEMA

Mais leves e mais compactas (6 mm e 10 mm), muito resistentes à abrasão, possuem uma temperatura de fusão mais baixa do que a poliamida.

François

CHEFE DE PRODUTO CORDAS 

As cordas finas devem ser guardadas num local protegido da luz, do gelo e da humidade. Evite todos os contactos com matérias corrosivas ou agressivas.

VOLTAR PARA O TOPO