Como escolher as suas raquetes de neve

COMO ESCOLHER AS SUAS RAQUETES DE NEVE

Tem vontade de se aventurar ao ar livre no inverno? De aproveitar a neve mesmo sem esquiar? Então use raquetes de neve e descubra os nossos conselhos para as escolher adequadamente.

Quando gostamos de estar ao ar livre, temos vontade de conseguir escolher adequadamente o nosso equipamento para poder aproveitar ao máximo.Sabe o que é importante para escolher adequadamente as suas raquetes de neve? O mais importante é evidentemente sentir-se confiante com uma raquete que o irá acompanhar nos mais belos passeios com segurança. E para aproveitar da melhor maneira, nada melhor do que seguir alguns conselhos de como escolher as suas raquetes de neve.Siga o guia!

UM POUCO DE HISTÓRIA:A RAQUETE DE MADEIRA, NO PASSADO AO PRESENTE

A raquete surgiu de uma necessidade: deslocar-se mais facilmente pela neve, sem afundar a cada passo.Particularmente utilizada nas terras com neve frequente, no extremo Norte, a raquete era tradicionalmente feita a partir de madeira, o único material capaz de resistir ao desgaste no tempo com temperaturas inferiores a 0°.No Canadá, este tipo de raquetes em madeira é sempre utilizado.

 

Hoje, existem raquetes em alumínio que designamos de raquetes tubulares. São leves, perfeitas para grandes espaços bastante planos e camadas de neve fresca muito grandes. Existem também em plástico, mais resistentes, perfeitas para terrenos mais acidentados, montanhosos, íngremes, como as regiões Alpinas, em França. São as mais utilizadas. 

como escolher raquetes de neve, os conselhos quechua caminhada neve
1. raquete de madeira
2. raquete de plástico
3. raquete de alumínio
como escolher raquetes de neve, os conselhos quechua caminhada neve

COMO É QUE É COMPOSTA UMA RAQUETE DE NEVE?

Para compreender melhor a raquete de neve e, assim, escolhê-la adequadamente, é sempre melhor conhecê-la bem. Aqui está a forma como se compõe uma raquete de neve:

como escolher raquetes de neve, os conselhos quechua caminhada neve
1. Cabeça

A cabeça é a parte que se situa sob os seus pés. A sua função é de lhe fornecer sustentação. Quanto maior o seu peso, mais a cabeça será larga para permitir que permaneça à superfície e evitar que os seus pés se afundem na neve.

2. o calço de subida

O calço de subida é uma parte amovível que permite elevar o calcanhar. É utilizado nas subidas íngremes para diminuir o efeito da inclinação e poupar assim as suas forças. As raquetes de neve equipadas com calços de subida permitem uma caminhada mais fácil e mais confortável em inclinações.

3. os grampos

Situados na parte dianteira do pé, ao nível dos dedos, permitem uma boa aderência à neve na subida. São colocadas também na cabeça em algumas raquetes, para uma boa aderência quando o terreno é muito íngreme ou a neve é mais dura. As lâminas laterais, que se podem acrescentar a determinados modelos de raquetes, já presentes nas raquetes Quechua, fornecem uma maior segurança em inclinações e na descida.

4. a fixação

Ah, a fixação! Sem ela, não havia passeios em raquetes. A fixação é a parte que lhe permite ser um só com a sua raquete de neve. Torna a sua caminhada natural e permite-lhe estar à vontade tanto em neve fresca como em neve dura.

Bom, já sabe tudo sobre a raquete e a sua anatomia. Vamos agora ajudá-lo a escolher a raquete que lhe é adequada?

como escolher raquetes de neve, os conselhos quechua caminhada neve

ESCOLHER O MODELO DE RAQUETE ADEQUADO

1. HOMEM, MULHER OU CRIANÇA: ESCOLHER UM MODELO DE RAQUETE ADEQUADO

As raquetes são criadas para permitir que cada um encontre a certa e que a desfrute.Assim, os modelos para as mulheres têm em geral uma cabeça mais fina e uma armação reduzida para se adaptar à morfologia feminina. As fixações são igualmente adaptadas aos pés mais finos e mais pequenos.As raquetes para as crianças possuem fixações mais leves, têm comprimentos adaptados e um look geralmente mais divertido e simpático. 

 

De qualquer forma, mesmo se os modelos são adaptados em função do peso e da morfologia, as raquetes são criadas para serem utilizadas por diferentes pessoas, sobretudo graças às suas fixações, adaptáveis e fáceis de usar.

2. O TAMANHO APROPRIADO: ESCOLHER RAQUETES PARA O SEU PESO

Como nos skis, as raquetes de neve devem suportar o seu peso e fornecer sustentação na neve, para que não se afunde demasiado. E tal como nos skis, o princípio é simples: quanto mais peso, mais a raquete deve ser longa; cada raquete é concebida para ser eficaz segundo uma determinada faixa de peso. A cabeça será também adaptada em largura para uma sustentação adequada em função do peso.   Os modelos classificam-se geralmente deste modo:

como escolher raquetes de neve, os conselhos quechua caminhada neve
15 a 50 Kg:modelo criança
como escolher raquetes de neve, os conselhos quechua caminhada neve
40 a 80 Kg: cabeça pequena a média, de preferência para as mulheres
como escolher raquetes de neve, os conselhos quechua caminhada neve
60 a 120 Kg: cabeça grande, de preferência para os homens
como escolher raquetes de neve, os conselhos quechua caminhada neve

O nosso conselho sobre o peso:

Não se esqueça que irá provavelmente também carregar uma mochila repleta de equipamento por isso deve ter em conta o peso adicional quando escolher o seu par de raquetes.

como escolher raquetes de neve, os conselhos quechua caminhada neve

ESCOLHER UMA RAQUETE PARA A SUA PRÁTICA

como escolher raquetes de neve, os conselhos quechua caminhada neve

1. EM MODO PASSEIO, EM TERRENO PLANO OU MONTANHOSO, À DESCOBERTA DA NATUREZA E DE GRANDES ESPAÇOS COM NEVE

Para os seus passeios à volta do chalé, num terreno plano ou montanhoso, terá necessidade de raquetes fáceis de utilizar com uma sustentação normal. A tração lateral deverá ser suficiente para enfrentar as pequenas inclinações ligeiras com segurança, sem necessidade de uma aderência extrema.

 

As raquetes de marcha ou de caminhada, sem calço de subida, serão perfeitas. Um pequeno grampo na parte dianteira, uma fixação de fitas com um aperto por tira autoaderente para uma maior facilidade são elementos que deve fixar.É a raquete ideal para se iniciar ou para saídas ocasionais, fácil de utilizar e acessível a todas as carteiras.

 

Cabeça lateral, estas raquetes são geralmente bastante largas para lhe permitir caminhar facilmente em todo o tipo de neve. 

como escolher raquetes de neve, os conselhos quechua caminhada neve

2. EM MODO AVENTUREIRO EM MONTANHA

Se pretende partir à aventura na montanha, desafiar a gravidade e voar nas descidas em neve solta, deve então privilegiar uma raquete um pouco mais "equipada": calço de subida indispensável, crampons sob a raquete, grampo, eventualmente lâminas, já presentes nas nossas raquetes, tudo para uma boa aderência e uma boa capacidade de tração.

 

E se é apaixonado pela neve solta, pode encontrar raquetes com uma cabeça mais larga para uma maior flutuabilidade na neve solta, tanto na subida como em descida. Mas quem diz mais largas, diz também um pouco mais de peso sob o pé.

como escolher raquetes de neve, os conselhos quechua caminhada neve

3. RAQUETES PARA CORRER!

Existem mesmo raquetes concebidas especialmente para correr, quer seja para competição ou para os entusiastas da prática. Previsto para terrenos lisos, aplanados, as raquetes não são feitas para andar em neve solta… São em vez disso leves, curtas e estreitas para acompanhar as pisadas dos atletas de modo fluído e permitir andar pela neve sem ficar exausto. Genial, não é?

como escolher raquetes de neve, os conselhos quechua caminhada neve

O nosso conselho: DESCOBRIR A RAQUETE COM SEGURANÇA

Independentemente das suas preferências, se é a descoberta em passeio ou aventura em grandes espaços na montanha, pense sempre em permanecer em segurança.Para isso nada melhor do que praticar acompanhado de um guia ou um acompanhante de média montanha (AMM- pode encontrá-los nos gabinetes dos guias ou através de um posto de turismo), que saberá dar-lhe a conhecer itinerários incríveis com toda a segurança e poderá dar-lhe conselhos para progredir. Alguns são verdadeiros contadores de histórias, poços de ciência sobre a natureza circundante, sabendo explicar-lhe as subtilezas da neve e da marcha com raquetes e levá-lo pelos rastos dos animais de montanha…

Em resumo, para escolher a sua raquete:

1

Comece por encontrar o tamanho adequado em função do seu peso

2

de seguida encontre um bom compromisso para uma raquete que possa usar com toda a segurança no seu terreno de prática e ao seu ritmo

3

não se esqueça dos bastões, indispensáveis para uma maior estabilidade pois sem eles não existiriam passeios com raquetes

Agora que sabe como escolher a sua raquete, já pensou na sua roupa?Também temos conselhos para o ajudar a escolher! E sobre destinos para usar as raquetes, nós temos algumas ideias, você tem alguma? Uma caminhada favorita para partilhar?

RECOMENDAMOS TAMBÉM OS NOSSOS OUTROS CONSELHOS

Descubra a caminhada na neve com a Quechua by Decathlon

JESSICA

Equipa de comunicação Quechua   Apaixonada pela montanha, amante de caminhada com e sem raquetes, entusiasta dos grandes espaços abertos, lagos e montanhas, praticante de escalada.

VOLTAR PARA O TOPO