Como escolher a sua corda de canyoning

COMO ESCOLHER UMA CORDA DE CANYONING?

Qual diâmetro? Qual o comprimento? É necessário ser perito para comprar uma corda de canyoning? Díficil de se encontrar.

Descubra todos os critérios a ter em conta no momento de se equipar.

O que é uma corda de canyoning?

Em canyoning, as cordas utilizadas são semi-estáticas. Diferentes das cordas dinâmicas utilizadas em escalada ou alpinismo, apenas se utilizam para descer em rappel ou efetuar a subida em corda.

São cordas que possuem um fraco alongamento mas igualmente um poder dinâmico reduzido. Dito de outra forma, estas cordas não são concebidas para absorver uma queda e não serão utilizadas nem em escalada nem em alpinismo. Este tipo de corda é perfeito para a espeleologia, o canyoning , onde a corda esteja sempre esticada (descida em rappel, subida em corda).

Trata-se de cordas que permitem a descida em rappel conservando o controlo, devido à falta de eslasticidade. São, na maioria das vezes, chamadas erradamente por cordas estáticas.

A escolha de uma corda de canyoning faz-se em função de 2 critérios principais: o comprimento da corda e o nível/destreza do praticante de canyoning.

número -1

O COMPRIMENTO

O primeiro critério a ter em conta quando se escolhe uma corda de canyoning é o comprimento desta última. Existem diversos comprimentos de corda pré-cortadas (40m, 60m...) mas é igualmente possível pedir para que a corda seja cortada em função da sua necessidade (corda vendida a metro)...

O comprimento da corda depende da altura das cascatas a descer em rappel. Regra de segurança: É recomendado ficar com 2 vezes o comprimento da maior cascata a descer no canyon e ter uma corda auxiliar.
Exemplo: Se o maior rappel faz 40 metros, preveja então 80 metros de cordas. 

Evidentemente, pode ser difícil ter uma corda de 80 metros à mão... pode ser então necessário juntar duas cordas, a descida em rappel efetuando-se num lado (assegurar-se devidamente que as cordas têm o mesmo diâmetro).

Sabia que 
A retratação à água de uma corda: após várias descidas de canyoning e vários ciclos de secagem, uma corda perde naturalmente do seu comprimento. É interessante comprar uma corda ligeiramente maior

Truque:
Se já tem uma corda, pode ser interessante escolher uma corda de cor diferente. 

 

número 2

O nível de prática

De forma a caraterizar o nível do praticante de canyoning, consideramos dois indicadores chave:
- a facilidade aquando da descida em rappel
- a facilidade aquando do manuseamento da corda

ACOMPANHADO / EM FORMAÇÃO

O praticante de canyoning não está  100 % familiarizado com a técnica de descida em rappel.

Que corda escolher? 

Uma corda de maior diâmetro terá mais atrito contra o sistema de descida, isto permitirá regular a sua velocidade de descida. Uma corda com um diâmetro de 10mm ou mais será adaptada.

FORMADO / AUTÓNOMO

O praticante de canyoning domina as técnicas de descida e procura um meio termo entre facilidade de manuseamento, controlo da sua velocidade e peso da corda.
Antes de mais, procura a segurança e o conforto no manuseamento das cordas. Que corda?  Uma corda de diâmetro intermédio será então o meio termo correto para permitir ao utilizador ter um bom controlo da sua velocidade de descida reduzindo o peso da corda e facilitando o manuseamento da corda.
Privilegie assim uma corda entre 9 e 10mm de diâmetro.

AUTÓNOMO / EFICIENTE

O praticante de canyoning é perito em técnicas de descida. Não quer ficar incomodado com o peso, ser rápido no manuseamento aquando das sua manipulações de cordas para ganhar eficácia na sua evolução no canyon.

Que corda? 

É então uma corda fina onde a passagem pelo sistema de descida será mais rápido devido ao baixo atrito.
Oriente-se para uma corda de 9mm de diâmetro. 

/!\ Ponto de vigilância: O peso /!\

Um critério interessante a ter em conta é o peso de uma corda. 

Por ser astucioso levar uma corda adaptada ao comprimento das descidas em rappel, sem excesso de comprimento pois todo o comprimento adicional é um peso suplementar a carregar na mochila, podendo ser constrangedor em saídas longas. 

DE DIÂMETRO, DE COMPRIMENTO DIFERENTES, ENCONTRE A SUA CORDA!

VOLTAR PARA O TOPO