COMO ESCOLHER OS HALTERES ?

A escolha dos seus halteres não deve ser feita ao acaso.Eis as nossas recomendações para o/a ajudar.

Perfeitos para voltar a familiarizar-se com o desporto e retomar o exercício de forma progressiva, os halteres também lhe podem ser úteis no âmbito da fisioterapia ou se pretender intensificar as suas sessões de fortalecimento muscular. Não esquecendo a prática de Pilates.  Para uma escolha acertada, existem 2 critérios essenciais: a prática e a carga.
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O TIPO DE PRÁTICA E OS EXERCÍCIOS A REALIZAR

Quando se trabalha com halteres, os exercícios podem ser dinâmicos ou estáticos. Assim a escolha varia em função da sua prática. 

- Para os exercícios dinâmicos : os pesos ajustáveis de pulso e tornozelo são ideais. Estes halteres flexíveis e ajustáveis, para colocar nos punhos e tornozelos, permitem tonificar o corpo no seu conjunto: parte superior, central e inferior. Também são especialmente eficazes na prática de Pilates durante os seus exercícios de fortalecimento muscular e de tonificação. 

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- Para os exercícios estáticos (exemplo. Agachamentos) : os halteres são o melhor aliado! Fáceis de manusear, estão disponíveis sob várias formas: clássicos rígidos, discos maleáveis ou ainda sob a forma de bandas elásticas com pegas. O seu peso varia entre 0,5 e 5 kg para lhe permitir controlar a intensidade dos seus exercícios.  Os halteres clássicos e os discos maleáveis com peso são especialmente adequados para trabalhar a parte superior do corpo. 
Os halteres maleáveis também podem servir para intensificar os seus exercícios estáticos tais como o fortalecimento muscular : a sua textura e forma garantem uma prática em total segurança.

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A CARGA 

A escolha da carga não deve ser feita ao acaso. 3 critérios a ter em conta: os objetivos que pretende alcançar, os exercícios efetuados e o seu nível.

- OBJETIVO TONIFICAÇÃO : quem diz músculos mais tonificados diz silhueta mais definida, pele mais lisa, firme e suave. Para isso, tente aguentar as 20 repetições. Para aguentar ao longo do tempo e encadear longas séries, escolha halteres com peso mais leve.   - EXERCÍCIOS REALIZADOS "AFUNDOS OU AGACHAMENTOS : os músculos mais potentes são os que estão situados na zona inferior. Como tal, recomendamos-lhe insistir nesses músculos. Para isso, pode escolher pesos mais importantes (a partir de 2 kg)

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- O seu nível:  -> é de nível principiante ou está a retomar o desporto ? Opte por cargas muito leves (1 kg).  -> Pelo contrário, o desporto já não tem segredos para si e tem um nível intermédio? Acrescente 500 gramas ao início de cada nova sessão. Varie os seus exercícios: rowing com halteres, peitorais, posição deitada com halteres, posição inclinada com halteres serão ainda mais eficazes!

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DESTAQUE PARA OS HALTERES AJUSTÁVEIS

Se está a começar a musculação, recomendamos-lhe privilegiar os halteres ajustáveis. Estes permitem-lhe realizar vários exercícios com cargas diferentes, acrescentando pesos. E sobretudo, não estar a trocar os halteres todos os 2 meses! Uma barra com um peso ajustável constitui uma boa solução: basta remover ou acrescentar os discos para variar o nível de dificuldade. 

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O conselho de Renaud, especialista em Pilates

Fomos falar com Renaud, o nosso especialista em Pilates, para que nos dê as suas dicas para ganhar em eficácia durante os seus treinos com halteres. 

"Os halteres são acessórios indispensáveis para o fortalecimento muscular. São muito práticos e permitem sair da sua zona de conforto, mantendo ao mesmo tempo a eficácia do treino. Não hesite em variar a amplitude, a carga e a velocidade de movimento para solicitar ainda mais os seus músculos."

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