Logótipo Simond

COMO ESCOLHER CORRETAMENTE OS PÉS DE GATO PARA ESCALADA?

Os pés de gato são o aliado indispensável para ter confiança nos apoios, mas a sua escolha é certamente a mais difícil no que toca ao equipamento do praticante de escalada. Forma, flexibilidade, sistema de fecho... Guiamo-lo(a) passo a passo para encontrar os pés de gato adequados para os seus pés.

A nossa proposta é ajudá-lo(a) a escolher os pés de gato baseando-se no seu nível e na sua utilização.

Dito isto, pode acabar por preferir uns pés de gato em relação a outros em função da sua morfologia e do grau de conforto que procura. Nesse caso, escolha conforme o que sente, não existem contraindicações se optar por pés de gato em que se sente melhor, mesmo se originalmente não tiverem sido concebidos especificamente para a sua prática.

como-escolher-pés-de-gato-escalada-lazer-principiante-forma direita
NÚMERO UM

É PRINCIPIANTE OU PRATICA ESCALADA EM LAZER

Recomendamos que escolha pés de gato com forma direita e sem curvatura. Inspirados na forma natural do pé, garantem mais conforto.

pés-de-gato-escalada-atacadores-principiante-lazer-rock-simond-decathlon
PRATICA ESCALADA OCASIONALMENTE

Para descobrir a escalada ou praticá-la de forma ocasional, pode escolher pés de gato com atacadores. Permitem ajustar o aperto em todo o comprimento do pé mas demorará mais tempo a calçá-los e descalçá-los.

como-escolher-pés-de-gato-escalada-bloco
PROCURA MAIS CONFORTO OU PRATICIDADE?

Se tem de calçar e descalçar os pés de gato muitas vezes (no bloco, por exemplo). Recomendamos que escolha pés de gato com bandas autoaderentes, mais fáceis e rápidos de calçar.   Os seus pés são sensíveis? Os pés de gato ROCK+ possuem também um reforço de espuma no calcanhar para um maior conforto.

como-escolher-pés-de-gato-escalada-lazer-principiante-forma direita
NÚMERO DOIS

ESTÁ A EVOLUIR

Sente-se confortável na escalada, quer evoluir e atingir o nível 6A ? Para obter precisão, pode passar para pés de gato com forma mais assimétrica e sola mais curva. A forma assimétrica permite-lhe ser mais preciso e usar eficazmente as arestas internas e externas dos pés de gato. Quanto à curvatura, permite otimizar a impulsão e a potência de preensão nas apoios.

pés-de-gato-elásticos-praticante-escalada-vertica-simond-decathlon
PRATICA ESCALADA NO PAVILHÃO (INDOOR)

Para praticar escalada em espaços interiores, seja no bloco ou em via, precisa de pés de gato mais flexíveis. Permitem uma maior aderência e sensações nas paredes artificiais. No pavilhão, como as vias ou os blocos são mais curtos, os pés de gato têm de ser retirados muitas vezes. A forma de sabrina, mais fácil de rápida de calçar, é perfeitamente adaptada. Recomendamos portanto os pés de gato Vertika Slipper.    

pés-de-gato-bandas-autoaderentes-praticante-escalada-vertica-simond-decathlon
PRATICA ESCALADA AO AR LIVRE

Na falésia ou bloco natural, é preciso uma sola mais rígida. Permite simultaneamente poupar os pés tendo em conta o comprimento das vias e ter uma melhor impulsão nas pequenas partes ásperas. Os pés de gato Vertika são por isso os mais adequados.   

número -3

ESTÁ PRONTO(A) PARA BONS DESEMPENHOS?

Precisa de uma assimetria e curvatura muito pronunciadas com uma ponta bastante aderente !
pés-de-gato-técnicos-banda-autoaderente-escalada-desempenho-simond
EXPERT TEAM "E.A.E."*

Diverte-se imenso em espaços interiores? Como referido anteriormente, precisa de pés de gato tipo sabrina flexível. Calha bem, apresentamos novas sabrinas: as Edge Slipper. Prontas a acompanhá-lo na escalada em sala.   *E.A.E. = Estrutura Artificial de Escalada, abreviatura usada para designar os pavilhões de escalada.

pés-de-gato-técnicos-escalada-falésia-desempenho-simond
ESPECIALISTAS DAS ROCHAS

Para si, a escalada é ao ar livre! Em blocos naturais ou grandes vias, precisa de combinar precisão, aderência ótima, aperto justo... Como referido anteriormente, precisa então de uma sola rígida, e os pés de gato Edge serão o seu aliado.  Prontos a acompanhá-lo na sua actividade.

david-caude-praticante-de-escalada-chefe-de-produto-escalada-simond-decathlon

David Caude

CHEFE DE PRODUTO ESCALADA

Apaixonado pela escalada desportiva,  Campeão em França de escalada de difíciculdades em 1998 e 2000, 3º no campeonato do Mundo em 2003 em Chamonix.  

VOLTAR PARA O TOPO