COMO ESCOLHER ÓCULOS PARA DESPORTOS AQUÁTICOS?

O sol intenso, as gotas de água, o vento,... é importante proteger os olhos ao praticar desportos aquáticos como o kitesurf, barco ou kayak.

Escolha os óculos de sol para desportos aquáticos em função de 4 critérios: a categoria da lente, óculos abrangentes, óculos flutuantes e um bom apoio.

número-1

CATEGORIA DA LENTE

Na água, o sol é mais intenso. Para se orientar bem, sem sentir incómodo, escolha a "categoria de lente" correta, em função das condições meteorológicas.

A categoria da lente é o índice de proteção contra os reflexos, que vai de 0 a 4. Quanto mais intenso for o sol, mais elevada será a categoria.

Para desportos aquáticos, recomendamos as lentes de categoria 3 ou 4.

Como complemento, pode escolher lentes polarizantes. Com os reflexos na água, corre o risco de ficar fortemente encadeado. As lentes polarizantes são uma autêntica mais-valia contra os reflexos ao navegar. Irão limitar os reflexos da água.

CATEGORIA 3

Com sol.

Forte luminosidade exterior.

100% anti UV.

CATEGORIA 4

Com muito sol - no mar alto

Luminosidade exterior muito forte.

100% anti UV.

número 2

ÓCULOS ABRANGENTES

Na água, os raios de sol são em maior quantidade. Além dos raios diretos do sol, os olhos recebem raios que se refletem na água. Para evitar que estes vários raios UV atinjam os olhos, nada melhor do que óculos abrangentes.

 

Como saber se os óculos são abrangentes?

> Certifique-se de que o formato dos óculos é curvo. Deve aproximar-se do formato do rosto. Desta forma, os raios não podem passar por baixo nem por cima dos olhos.

A largura das hastes ao lado dos olhos deve ser mais larga que em óculos clássicos. A armação impede que os raios passem de lado.

Como escolher óculos para desportos aquáticos - óculos abrangentes - Decathlon
Como escolher óculos para desportos aquáticos - óculos abrangentes - Decathlon
Como escolher óculos para desportos aquáticos - óculos flutuantes - Decathlon
número 3

ÓCULOS FLUTUANTES

Quer seja a praticar kitesurf ou num kayak, em todos os desportos aquáticos, uma queda na água ocorre frequentemente. E é nesses momentos que é frequente perder os óculos de sol.
Existem óculos flutuantes. Graças a um material especial, os óculos sobem mais facilmente à tona de água. Mesmo se isto nem sempre for possível, será mais fácil e rápido encontrá-los.

number_4

APOIO DOS ÓCULOS

Para nunca os perder mas também para os proteger, os óculos devem ficar bem colocados na cara.

Deve prestar atenção a duas zonas do rosto em particular: o nariz e a parte de trás do crânio ao nível das orelhas. É nestas 2 zonas que os óculos se mantêm.

Idealmente, os óculos devem ficar na parte superior do nariz. Quando às pontas das hastes, ficam bem apoiadas contra a cabeça. Um teste rápido consiste em sacudir ligeiramente a cabeça para ver se os óculos ficam no lugar.

No caso de transpiração, as almofadas de nariz e as pontas das hastes em "borracha" ajudarão ainda mais os óculos a ficarem no lugar.

Como complemento, é também frequente adicionar um cordão a estes óculos. Alguns cordões de óculos em neopreno até são flutuantes!

Como escolher óculos para desportos aquáticos - barco kayak kitesurf - Decathlon
Como escolher óculos - apoio no rosto
APOIO AO NÍVEL DO NARIZ

As almofadas de nariz em borracha ajudarão os óculos a ficarem bem colocados na parte superior do nariz. Podem até ser estriadas para aderirem mais à pele. Os óculos deslizarão menos, sobretudo em caso de transpiração.

Como escolher óculos - apoio no rosto
APOIO AO NÍVEL DAS HASTES

As hastes em borracha, por vezes estriadas, aderem mais à pele.

Como escolher óculos - apoio no rosto - cordão
APOIO COM UM CORDÃO DE ÓCULOS

Como complemento, também existem cordões para óculos. Dois sistemas: para fixar nas pontas das hastes ou para colocar em vez das hastes. Estes cordões elásticos mantêm os óculos no rosto.

Samuele

O seu especialista em ótica

Para praticar desportos aquáticos como a vela, o kayak ou o kitesurf, certifique-se de que as lentes são 100% anti UV para protegê-lo dos raios nocivos do sol. Pontos fortes: opte por lentes em policarbonato, um material ultrarresistente aos impactos.

RECOMENDAMOS TAMBÉM OS NOSSOS CONSELHOS DE ÓTICA

VOLTAR PARA O TOPO