COMO ESCOLHER ÓCULOS DE SOL PARA CRIANÇAS?

Logo header como escolher skis de fundo

COMO ESCOLHER ÓCULOS DE SOL PARA CRIANÇA?  

Os olhos das crianças são frágeis e em pleno processo de formação até aos doze anos. Por essa razão, deve protegê-los… Mesmo que os mais pequenos não queiram no início.
 

Para facilitar a difícil fase de aceitação dos óculos de sol, certifique-se de que escolhe um par de óculos adaptado ao rosto, às necessidades e...! que se esqueça que os está a usar!

número 1

PORQUE É QUE OS ÓCULOS DE SOL SÃO INDISPENSÁVEIS PARA AS CRIANÇAS?

Na montanha, os raios UV são menos filtrados (a radiação aumenta 4% a cada 300 metros de desnível).

Os óculos de sol são indispensáveis para a segurança dos olhos das crianças por duas razões principais:

- Porque o cristalino (situado atrás da iris) desenvolve-se até aos 12 anos. Antes dessa idade, não consegue filtrar a totalidade dos raios UVA e UVB. Os óculos de sol asseguram uma proteção eficaz e evitam qualquer deterioração dos olhos das crianças.

 

- Porque uma criança não tem consciência do perigo que o sol representa para os olhos. Arrisca-se a olhar diretamente para o sol sem fechar os olhos. Este gesto é extremamente perigoso uma vez que pode provocar queimaduras na retina se a exposição direta durar alguns segundos.

 

Com óculos de sol de criança, estes perigos são eliminados e pode deixá-los brincar tranquilamente sem ter que se preocupar!

número 2

LENTES 100 % ANTI-UV EM POLICARBONATO PARA UMA SEGURANÇA MÁXIMA

Não confunda índice de proteção UV e categoria da lente !

O índice de proteção de um par de óculos é definido pelo material da lente, enquanto que a categoria corresponde à proteção contra o encandeamento. Para escolher óculos de sol para criança, é indispensável que as lentes sejam 100 % anti-UV. filtram a totalidade dos raios UVA e UVB.

Preferia também lentes em policarbonato. Este material muito leve oferece uma excelente proteção contra os raios UV mantendo-se muito resistente aos impactos. Um bom método para que a criança se esqueça que está a usar óculos de sol!

Escolher óculos de sol para crianças
número 3

CATEGORIA 3 OU 4? QUE LENTES ESCOLHER PARA O SEU FILHO?

Lembre-se, a categoria da lente corresponde à « potência » da coloração. Uma lente de categoria 3 protege tão bem dos raios UV como uma lente de categoria 4. A diferença está na quantidade de luz que deixa filtrar e na proteção contra o encandeamento.

Uns óculos de sol de criança de categoria 3 são ideais para os seus passeios e atividades em família com bom tempo. É a categoria mais utilizada para os óculos de sol de criança.

As lentes de categoria 4 são indicadas em caso de luminosidade extrema, no mar, num barco ou na montanha num glaciar. Se a criança usar óculos de sol de categoria 4 em condições de luminosidade normais, pode achar que está demasiado escuro e querer tirar os óculos.

 

número 4

ÓCULOS DE SOL DE CRIANÇA PARA CADA FAIXA ETÁRIA

As armações dos óculos de sol diferem em função da idade da criança. Adaptam-se à sua morfologia e necessidades.

O objetivo é proporcionar um conforto de utilização ótimo para o seu pequenote!

 

Menos de 2 anos: óculos com armação flexível

Até aos 2 anos, o bebé não tem ponte nasal. Os óculos de sol como os BABY 300 possuem uma forma arredondada ao nível do nariz ou um "nariz" em silicone. São utilizadas preferencialmente armações flexíveis em plástico: ajustam-se ao formato do rosto e sobretudo, não se deformam em caso de quebra.

 

Dos 2 aos 7 anos óculos de sol muito envolventes e flexíveis

Para uma criança entre os 2 e 7 anos, deve escolher um modelo como o Kid 500, com lentes maiores para não incomodar o campo de visão. A armação flexível, com formas arredondadas e sem correia, deve ser envolvente e seguir o contorno da sobrancelha para evitar que a criança olhe por cima dos óculos. Prefira um modelo com fita para evitar que a criança perca ou deixe cair os óculos.

 

Mais de 7 anos óculos de sol de criança iguais aos do pai e da mãe!

A partir dos 7 anos, pode orientar a sua escolha para uns óculos mais rígidos, que se assemelham aos modelos para adultos. Já não é necessária a utilização de uma fita para manter os óculos na cabeça da criança, a não ser para a prática de um desporto mais mexido como o ski.

bandeira óculos criança

DICA!

Ajude a criança a gostar de usar óculos de sol: ofereça-lhe um modelo confortável e de que ela goste.

No momento da compra, deixe-o escolher o modelo e a cor...assim de certeza que a sua vontade vai ser: usar óculos de sol como um adulto!

 

Amandine

Amandine

ESPECIALISTA EM ÓTICA

"Não se esqueça de proteger os seus olhos e os das crianças durante as caminhadas. O meu conselho: verifique que as lentes sejam 100% anti-UV e opte por lentes de policarbonato, um material extremamente resistente aos impactos!"

DESCUBRA OS NOSSOS MELHORES CONSELHOS

VOLTAR PARA O TOPO