COMO ESCOLHER O TAPETE DE DESPORTO?

Tapete de yoga, tapete de Pilates, tapete de ginástica… Existem vários tipos de tapetes. Sente-se perdida no meio de todos estes modelos? Não sabe qual é o mais adequado para a sua atividade e como escolher? Calma, nós explicamos quais os 6 principais critérios a ter em conta para ter a certeza de que não se engana.

QUE TAPETE PARA QUE DESPORTO?

É fã de yoga, de Pilates ou está prestes a tornar-se uma miúda do fitness?

Os impactos e as posturas destas atividades são muito diferentes. Para evitar um desgaste demasiado rápido do tapete e para obter o máximo de conforto, recomendamos que compre um tapete adequado para cada desporto.  

comment_choisir_tapispilates

O tapete de Pilates e manutenção física

No Pilates e na manutenção física, os movimentos são efetuados na posição sentada, de joelhos ou de costas. Por isso, acima de tudo, o conforto é que importa! Para isolar do frio do chão e proteger as costas, o tapete de Pilates é mais espesso e mais denso do que os outros tipos de tapetes. A maioria dos modelos enrolam-se ou dobram-se para facilitar o transporte e a arrumação.

comment_choisir_tapispilates3

O tapete de yoga

Geralmente, o tapete de yoga é mais fino e mais comprido do que os outros modelos de tapetes de desporto. É sobretudo antiderrapante: é prático para estabilizar as posições em equilíbrio durante mais tempo, sem correr o risco de deslizar!  Escolha um modelo de acordo com o tipo de prática (yoga suave ou yoga dinâmico) e, consequentemente, de acordo com a intensidade dos seus movimentos. Pretende incluir sessões de meditação na sua rotina? Escolha um tapete um pouco mais espesso para o máximo conforto.

comment_choisir_tapispilates3

O tapete de ginástica

Provavelmente já se terá cruzado com ele. O tapete de ginástica é o acessório indispensável dos ginásios: é o tapete que integra todas as aulas de fortalecimento muscular. E por bons motivos, pois é o aliado ideal para os seus exercícios de desenvolvimento muscular e as suas sessões de abdominais. É multifuncional: permite também efetuar alongamentos.  A principal vantagem? A resistência extrema à abrasão: pode usá-lo sem problemas com o seu calçado de desporto.  Deve ser firme para absorver os impactos e ligeiramente espesso (mas não demasiado para evitar as variações de nível). Atenção: nem sempre se podem dobrar ou enrolar.

comment_choisir_tapispilates3

O tapete de ginástica para criança

O tapete de ginástica para criança, utilizado para desenvolver a motricidade ou para jogos, é geralmente em espuma com uma espessura que varia de 3 a 6 cm. Em alguns casos, pode ter uma capa de tecido revestido. A criança poderá progredir no tapete com total segurança. Estes pequenos tapetes têm a vantagem de poderem ser dobrados para ser mais prático. Uma base única ou uma superfície de evolução modulável, a escolha, de acordo com as suas necessidades, é sua!

número 1

PORMENORES SOBRE O TAPETE DE PILATES E DE GINÁSTICA: COMO ESCOLHER?

cc-tapete-pilates
tapis_sol_fitness_epaisseur

O tipo de prática

Faça primeiro um ponto de situação sobre a sua prática:

- É principiante ou praticante regular? 

- Pratica uma vez por mês ou 3 vezes por semana?

- Que posições irá fazer? 

- Posição deitada, sentada ou em pé?

- Usa calçado ou fica descalça durante as sessões? 

Estas primeiras respostas permitirão à partida restringir a sua escolha antes de comprar o tapete de desporto.

Conselho: os tapetes de Pilates foram concebidos para uma utilização com pés descalços. Caso pratique com calçado de desporto, opte por um tapete de ginástica resistente à abrasão.

comment_choisir_tapispilates3

A espessura

No caso do tapete de Pilates, no geral, a espessura varia de 6 a 15 mm. A ideia é bastante simples: quanto mais movimentos no chão praticar, mais irá precisar de um tapete confortável, ou seja, um tapete espesso. Se pratica descalça, opte também por um tapete com uma espessura de pelo menos 7 mm para um bom isolamento. Alguns modelos podem inclusivamente ter 20 mm de espessura. A garantia do máximo conforto!

tapis_sol_fitness_longueur

O comprimento

A escolha do comprimento de um tapete de Pilates é feita de acordo com a morfologia e o conforto pretendido. A maioria mede entre 140 e 160 cm que são as dimensões ideais para uma prática tradicional de Pilates. As pessoas muito altas ou que simplesmente querem estar mais à vontade durante os movimentos podem escolher o tapete XXL (entre 180 e 190 cm). 

Também existem tapetes pequenos de Pilates com cerca de 50 cm. Atenção: estes tapetes pequenos apenas protegem a zona do corpo que é exercitada. A vantagem? Arruma-se num instante e transporta-se muito facilmente.

O peso do tapete

De forma geral, quanto mais espesso e maior é o tapete de Pilates, mais pesado é. Verifique também o material: os tapetes de espuma são mais densos e muitas vezes mais pesados. Se pretende levar o tapete consigo para todo o lado, escolha um modelo de 500 g a 1 kg. Se o usa apenas em casa, este critério é menos importante.

comment_choisir_tapispilates3

O material

Pratica ginástica e/ou usa calçado? Escolha um tapete com uma película protetora de polietileno. É mais resistente ao desgaste. Se procura o máximo de conforto e/ou pratica descalça, opte por um tapete de espuma que é mais espesso e macio sendo também mais frágil. Tem medo de escorregar? Use umas meias antiderrapantes. Problema resolvido!

As opções de transporte e de arrumação

tapete-dobrável-domyos

Opte de preferência por um tapete vendido com um pequeno saco de transporte ou com uma alça. Estes elementos facilitam muito o transporte e a arrumação. Para que o tapete ocupe menos espaço, pode enrolar o tapete de Pilates ou optar por um tapete de ginástica dobrável. Dica para a manutenção: guarde o tapete de Pilates protegido do calor e da humidade. Não coloque nada em cima do tapete para evitar que fique deformado. Para o limpar, misture 4 colheres de sopa de vinagre branco e 2 gotas de óleo essencial em 50 cl de água.

pilates_Renaud_Guillon_Chef_produit

RENAUD

O SEU ESPECIALISTA DE PILATES

Se pratica Pilates fora de casa, escolha também um tapete que seja fácil de transportar, com uma alça de transporte e que se possa enrolar ou dobrar facilmente. Para a sua casa, escolha um tapete que se possa arrumar facilmente, como os tapetes dobráveis.

Para limpar o tapete, desinfetá-lo e retirar os maus odores, misture 300 ml de água, 1 colher de sopa de vinagre branco e 5 gotas de óleos essenciais. Aplique esta mistura com um pano húmido.

ESTES ARTIGOS PODEM SER DO SEU INTERESSE

Conselhos
como-escolher-tapete-bola-suíça
3 modelos, 3 tamanhos, 3 funções… A nossa gama de bolas de pilates é bastante variada! Como escolher a bola certa?
Conselhos
prática com um tapete
O Pilates é um desporto de "bem-estar" que se baseia no fortalecimento dos seus músculos profundos. Os exercícios são frequentemente realizados em posição sentada ou deitada. O seu tapete será assim o seu aliado no conforto!
VOLTAR PARA O TOPO