logotipo marca subea decathlon

COMO ESCOLHER O SEU TUBO DE MERGULHO?

Tem vontade de respirar com a cabeça debaixo de água? Então, o seu tubo será o seu aliado nos seus passeios de snorkeling. Descubra este produto e as suas diferentes características.

A ESCOLHA DO TUBO DE MERGULHO É FEITA EM FUNÇÃO DA SUA PRÁTICA: SNORKELING, MERGULHO COM GARRAFA, CAÇA SUBMARINA E APNEIA.

número -1

ESCOLHER O TUBO EM FUNÇÃO DA PRÁTICA

Um tubo para o snorkeling (passeio aquático)
Snorkeling 

Para esta prática, privilegia-se um tubo com defletor, para evitar as entradas de água se houver um pouco de ondulação, com uma válvula, que permite evacuar a água facilmente, se realizar pequenas apneias. Aposte num tubo de cor viva para ser facilmente visível e localizável. 

Um tubo para mergulho com garrafa
Mergulho com garrafa 

Obrigatório no curso PADI, privilegie um tubo flexível e compacto para a prática de mergulho com garrafa. Isto permite arrumá-lo facilmente no bolso do seu colete estabilizador. Um tubo clássico e de cor viva servirá perfeitamente para ser identificável à superfície!

Um tubo para caça submarina e apneia
A CAÇA SUBMARINA E A APNEIA 

Privilegie um tubo clássico de cor escura, para não assustar as suas presas durante a aproximação, com um diâmetro maior para uma boa ventilação entre duas apneias. 

número 2

CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA ESCOLHER CORRETAMENTE O SEU TUBO 

Facilidade de respiração
Facilidade de respiração

O volume assim como o tamanho do tubo devem ser adaptados à sua morfologia para facilitar a respiração. É por isso que existem tubos especialmente indicados para crianças ou adultos. 

a eliminação da água
EVACUAÇÃO DA ÁGUA

Se deseja poder evacuar a água do seu tubo em caso de ondulação ou de imersão, privilegie um tubo com válvula. Esta, localizada na parte inferior do tubo, facilita a expulsão de água soprando suavemente.

A estanquidade
ESTANQUIDADE

Para limitar as entradas de água em caso de pequenas ondas, escolha um tubo com um defletor localizado na parte superior do mesmo. Este defletor vai atuar como uma proteção. 

O conforto bocal
CONFORTO BOCAL

O bocal dos tubos podem ser substituídos. Se o de origem não lhe convém, não hesite em trocá-lo. É essencial que este esteja perfeitamente adaptado à sua boca para garantir um máximo de conforto.

Como escolher o seu tubo de mergulho com garrafa?
número 3

OS DIFERENTES TIPOS DE TUBO 

Tubo de mergulho clássico

O TUBO CLÁSSICO 

Este tipo de tubo pode ser utilizado tanto para a prática de snorkeling, como para o mergulho com garrafa. É um tubo simples, ideal para principiantes.
É geralmente de cor viva, para que seja facilmente visível durante o seu passeio aquático, nomeadamente pelos barcos.

Tubo de mergulho com válvula

TUBO COM VÁLVULA 

A válvula do tubo assemelha-se a uma válvula típica. Está localizada na parte inferior do tubo e permite evacuar facilmente a água que poderia entrar dentro deste. Em caso de água dentro do tubo, precisa apenas de soprar suavemente para que a água seja evacuada pela válvula. Na verdade, a maior parte da água é evacuada pela parte de baixo, o que exige um menor esforço de expiração (contrariamente a um tubo clássico, em que a água é evacuado pela parte superior). Da mesma forma que para um tubo clássico, é adaptado para a prática de snorkeling, assim como para a prática de mergulho com garrafa. Em alguns tubos com válvula, poderá encontrar localizado na parte superior do tubo, um defletor que funciona com uma "proteção". Permite evitar as entradas de água na parte superior do tubo (a cor de laranja na imagem).

Tubo de mergulho seco

O TUBO SECO 

Este tipo de tubo é principalmente utilizado na prática de snorkeling. A sua extremidade superior tem um obturador que se fecha e impede as entradas de água para dentro do tubo. Por exemplo: no caso de pequenas ondas à superfície ou quando o utilizador inclina muito a sua cabeça para a frente para observar o fundo. Nestas mesmas condições, com um tubo tradicional, o utilizador poderia engolir água. 

Tubo de caça submarina e apneia

O TUBO PARA CAÇA SUBMARINA E APNEIA

Os tubos para caça submarina ou apneia são muitas vezes de cor escura para serem discretos junto da fauna marinha. É semelhante a um tubo clássico porque não tem defletor nem válvula. 

Alexandre, vendedor mergulho na Decathlon de Toulon

ALEXANDRE

Vendedor mergulho - Decathlon Toulon - Nível 3 FFESSM e Subredator Subea 

Já escolheu o modelo do seu próximo tubo? Opte pelo conforto em primeiro lugar! O seu tubo deve ser adaptado à sua morfologia e não deve sentir nenhum incómodo uma vez colocado na boca (irritações nas gengivas, dores no maxilar, etc...). Isso poderia prejudicar o seu passeio e poderia originar problemas de ventilação.

RECOMENDAMOS-LHE IGUALMENTE OUTROS CONSELHOS DE MERGULHO

VOLTAR PARA O TOPO