logo olaian branco

COMO ESCOLHER O LEASH DE SURF ?

Aparentemente, a escolha de um leash de surf não é difícil. Existem, no entanto, algumas subtilezas que deve conhecer para selecionar corretamente este acessório de surf. Descubra os conselhos práticos Decathlon para escolher e usar corretamente o seu leash de surf !

PORQUÊ UM LEASH DE SURF ?

esquema leash surf

Quer use uma prancha de surf de espuma, uma shortboard, um fish, ou uma longboard, e independentemente do seu nível de prática, o leash de surf faz parte dos acessórios indispensáveis.

Qual a sua função ? 

O leash de surf é o acessório que, fixado ao seu tornozelo através de uma correia, permite manter-se ligado à sua prancha de surf. Assim, quando cai numa onda, o leash impede que perca a prancha. É por isso essencial escolher bem o leash adaptado à sua prancha de surf, para sua segurança e a dos outros surfistas na água.

Graças ao leash, a sua prancha está sempre por perto!

número 1

ESCOLHER O LEASH DE ACORDO COM O COMPRIMENTO DA PRANCHA DE SURF

O tamanho do leash que deve escolher corresponde ao tamanho da sua prancha de surf. Por exemplo, se tem uma shortboard 6'0, deve escolher um leash 6'0. Se surfa com um malibu 8'2, escolha um leash 8'0. 

leash 6'0
PRATICO SURF COM UMA SHORTBOARD

O comprimento da sua prancha de surf é entre 5' e 6' (<183cm) ? Escolha um leash 6'. 

leash 7'0
PRATICO SURF COM UMA PRANCHA EVOLUTIVA

O comprimento da sua prancha de surf é entre 6' e 7' (<210cm) ? Escolha um leash 7'.

leash 8'0
PRATICO SURF COM UMA MALIBU

O comprimento da sua prancha de surf é entre 7' e 8' (<2'40cm) ? Escolha um leash 8'. 

leash 9'0
PRATICO SURF COM UMA LONGBOARD

O comprimento da sua prancha de surf é superior a 9' (>300cm) ? Escolha um leash 9'

número 2

ESCOLHER O LEASH EM FUNÇÃO DO SEU NÍVEL DE PRÁTICA NO SURF

Um surfista principiante vai preferir um leash um pouco mais comprido do que a sua prancha para não embater em caso de queda. Um surfista intermédio vai preferir um leash um pouco mais curto do que a prancha para não a deixar arrastar na água (o que gera perda de velocidade).

número 3

ESCOLHER O LEASH EM FUNÇÃO DO TIPO DE ONDAS / SPOT

leash tipo de ondas
SPOT DE GRANDES ONDAS

Use um leash mais comprido para não colidir com o regresso da própria prancha nos tubos. Existem leashs específicos para os surfistas de grandes ondas que são mais resistentes, com um diâmetro >10mm (em comparação, os nossos leashs têm um diâmetro standard de 7mm).

spot reef
SPOT DE ROCHAS / REEF

Nos recifes, recomenda-se o uso de um leash mais curto para não ficar bloqueado agarrado a uma rocha/recife de coral. No momento de ir a água, segure no tubo do seu leash com a mão para que não ande à solta.

Nota : Na prática, é raro que o leash se agarre numa rocha, sobretudo se surfa com maré alta, mas caso aconteça, desaperte rapidamente a correia do leash graças à aba prevista para o efeito.

COMO INSTALAR O LEASH NA PRANCHA DE SURF?

Para começar, retire a banda autoaderente do rail saver, localizado na extremidade do leash de surf. Depois, passe a corda no plug da sua prancha de surf. Por fim, fixe a faixa com presilha e a de veludo autoaderente entre si. O seu leash está assim ligado à sua prancha de surf e seguro. 

... NA PRANCHA DE SURF DE ESPUMA

número 4

QUE TORNOZELO ESCOLHER PARA FIXAR O LEASH DE SURF?

Uma pergunta que qualquer surfista principiante faz. "Ponho o leash no tornozelo esquerdo ou no direito?" Antes de ir à água pela primeira vez, saiba que o leash se coloca sempre no pé que fica na parte de trás da prancha de surf. Para saber qual é, é importante saber se somos regular (pé direito atrás) ou goofy (pé esquerdo atrás). Esta escolha vai condicionar toda a sua carreira de surfista, é melhor pensar duas vezes.

O PONTO DE SEGURANÇA

Nunca segurar o leash com mão ! Com a tração da prancha e a tensão do leash, podem ocorrer lesões graves nos dedos.

Recomendamos que verifique bem o estado do seu leash antes de cada sessão e nunca pratique surf sozinho. E também: mude de leash todos os anos sensivelmente  - no caso dos surfistas intensivos.

Após cada sessão, não enrole o leash à volta do tail : corre o risco de deformar o tubo e depois ter o leash a enrolar-se nos seus pés durante a sessão. Pior : as quilhas podem criar microfissuras no tubo... e criar uma rotura! 

Para aproveitar plenamente a sua sessão de surf em caso de quebra, tenha sempre um leash sobresselente no carro.

Fred Cobb

FRÉDÉRIC COBB

Chefe de produto do material e acessórios de surf

"Estar ligado à prancha por um leash é indispensável para surfar com segurança, independentemente do nível do surfista. O uso do leash tornou-se aliás obrigatório em alguns spots lotados, como a Costa Basca em Biarritz"

VOLTAR PARA O TOPO