logo marca subea decathlon

COMO ESCOLHER O LASTRO DE MERGULHO?

Flutuabilidade positiva, negativa e neutra... Conhece estes termos? Veja os nossos conselhos sobre lastros, para escolher os chumbos e os cintos... Torne-se um mergulhador equilibrado!

A ESCOLHA DO LASTRO FAZ-SE EM FUNÇÃO DO EQUIPAMENTO UTILIZADO E DA SUA PRÁTICA SUBAQUÁTICA: MERGULHO COM GARRAFA, CAÇA SUBMARINA OU APNEIA.

número 1

ESCOLHER O LASTRO DE ACORDO COM A PRÁTICA

Escolher o lastro de mergulho com garrafa

LASTRO PARA MERGULHO COM GARRAFA 

Para escolher o lastro para mergulho com garrafa, deverá considerar vários critérios:
- a sua fisiologia;
- a água em que irá mergulhar (a água salgada requer mais lastros, dada a maior densidade da mesma);
- a espessura do seu fato (um fato de neoprene faz que flutue; quanto mais espesso for, maior deve ser o lastro para compensar a flutuabilidade positiva do fato);
- o peso da garrafa de mergulho. 

Depois de determinar estes elementos, pode escolher o lastro mais adequado a si e o peso necessário para facilitar a sua imersão.

Escolher o lastro para caça submarina e apneia

LASTRO PARA CAÇA SUBMARINA E APNEIA 

Nestas duas práticas, é obrigatório levar lastro para contrariar a flutuabilidade gerada pelo fato de neoprene. Mas cuidado: se levar lastro a mais, terá dificuldade em subir, colocando-se assim em perigo. Na caça submarina e na apneia, o lastro dependerá de: 
- a sua fisiologia;
- a profundidade pretendida; 
- o seu nível de prática;
- a água em que irá evoluir (água doce ou salgada);
- a espessura do fato de neoprene. 

número 2

DIFERENTES ACESSÓRIOS DE LASTRO 

- chumbos (foto 1): tipo de lastro mais utilizado na prática de mergulho com garrafa. Tem a possibilidade de os enfiar nos bolsos do colete estabilizador ou de os colocar num cinto de mergulho. Existem diversos modelos, como chumbos brutos, chumbo flexíveis e chumbos revestidos, que são os mais aconselhadas para uso em cinto.

- cinto de mergulho (foto 2): este acessório pode ser usado na prática de mergulho com garrafa, caça submarina e apneia. Para o cinto, poderá escolher entre uma fivela de plástico ou metálica, mais resistente ao desgaste. O cinto pode ser de polipropileno ou de borracha. Na caça submarina, deve usar preferencialmente um cinto marselhês (mais maleável para facilitar a ventilação e q mais fácil de tirar em caso de emergência).

- o baudrier (foto 3): concebido para a caça submarina, distribui o lastro por todo o corpo do praticante. Permite deste modo evitar as dores dorsais que podem surgir devido ao excesso de peso no cinto de mergulho. 

- lastro de tornozelo (foto 4): à semelhança do baudrier, o lastro de tornozelo distribui o lastro por todo o corpo. Este acessório pode ser usado na caça submarina ou no mergulho com garrafa. Na caça submarina, permitirá que as barbatanas não subam, nomeadamente em posição de espera (encostado ao fundo à espera do peixe).

- lastro de pescoço (foto 5): acessório específico apenas para a prática de apneia. Durante a descida, o praticante de apneia procura uma posição hidrodinâmica, o que é facilitado com um peso ao nível da cabeça. A colocação à volta do pescoço  permite que mantenha uma boa posição em apneia dinâmica (horizontal) e de profundidade (vertical).

Chumbadas como lastro de mergulho
Cinto de mergulho
Baudrier, lastro de caça submarina
Chumbada de tornozelo
lastro pescoço FRD
Alexandre, vendedor de artigos de mergulho na Decathlon de Toulon

ALEXANDRE

Vendedor de artigos de mergulho - Decathlon Toulon - Nível 3 FFESSM e subredator Subea 

Para a prática de caça submarina, apneia ou passeio aquático, experimente sempre o seu lastro! É preferível ajustar o peso do lastro gradualmente, se necessário, para não se colocar em perigo. Sempre para sua segurança, sobretudo não deve atar um nó no cinto de mergulho depois da fivela. Em caso de emergência, deve ser possível remover facilmente o cinto.

RECOMENDAMOS TAMBÉM OUTROS CONSELHOS DE MERGULHO

Conselhos
Como escolher o colete estabilizador de mergulho?
No mergulho, o colete estabilizador é indispensável. Permite-lhe nomeadamente voltar à superfície e gerir a sua flutuabilidade debaixo de água. Descubra os nossos conselhos de seleção para escolher o seu colete estabilizador.
VOLTAR PARA O TOPO