logotipo marca subea decathlon

COMO PREPARAR A GARRAFA DE MERGULHO? 

Aprender a equipar a garrafa de mergulho é uma das primeiras coisas a saber quando se inicia o mergulho com garrafa. Saiba agora como preparar a sua garrafa etapa a etapa!

número 1

A CONFIGURAÇÃO DE UMA GARRAFA DE MERGULHO 

Antes de fazer a montagem da garrafa de mergulho, recomendamos que verifique a pressão da garrafa com um manómetro. Isto vai evitar que monte o colete estabilizador numa garrafa meio cheia, dando-se apenas conta deste facto durante a fase de verificação antes de mergulhar. No geral, a pressão média de uma garrafa é de 200 bar. Verifique de seguida que sistema está equipado na válvula: um sistema DIN (Deutsches Institut Normung) ou INT (Estribo), como na imagem abaixo apresentada. O sistema vai definir a ligação do seu regulador.

A configuração de uma garrafa de mergulho
número 2

AS ETAPAS PARA PREPARAR A GARRAFA DE MERGULHO 

A instalação do colete estabilizador na garrafa de mergulho

A INSTALAÇÃO DO COLETE ESTABILIZADOR

Feitas as verificações anteriormente referidas, pode então instalar o colete estabilizador à sua frente para fazer a sua montagem na garrafa. Um conselho: coloque a saída de ar da garrafa de frente para si para ser mais fácil na montagem. Os coletes da Subea possuem duas fivelas: a primeira permite fixar a garrafa e a segunda é uma fivela de segurança. Depois, enfie o colete estabilizador na garrafa, colocando as duas fivelas atrás da torneira. Para fixar a correia no nível certo, use a seguinte medida: coloque 3 dedos por baixo do ombro da garrafa e pode então fixar a garrafa. Acabada a instalação, pode verificar a montagem, levantando o conjunto graças à pega de transporte. Isto vai permitir obter um bom equilíbrio na água e mais conforto durante o mergulho.

A MONTAGEM DOS SEUS REGULADORES 

O 1º patamar possui vários tubos (em geral, 4): o tubo do regulador principal, o do regulador de recurso (chamado «octopus») de cor amarela, o do manómetro e o do direct system permite o enchimento do colete. Para não inverter os tubos durante a montagem, coloque-se atrás da garrafa. Na mão direita, segure o tubo do regulador principal e na mão esquerda, o tubo do direct system. Coloque depois a rosca no orifício da garrafa e enrosque até ao fim. Não é preciso apertar mais, a pressão encarrega-se do resto! Ligue depois o tubo do direct system no inflator do colete (é o sistema composto por um tubo anelado purga que permitem encher e esvaziar o stab). Este tubo fixa-se como uma mangueira de jardim, basta puxar o anel para trás e está feito. Já só tem de arrumar devidamente os tubos, o do direct system a instalar ao longo do tubo anelado, o octopus pode ser fixado nas correias do colete ou com um porta-octopus ou porta-tubos. O manómetro deve arrumar-se para ser facilmente encontrado debaixo de água.

A montagem do regulador na garrafa de mergulho
A verificação da pressão com manómetro da garrafa de mergulho

A ABERTURA DA GARRAFA E VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO COM MANÓMETRO 

Tudo está instalado, falta apenas abrir suavemente a válvula até ao fim. Nessa altura, pode dar 1/4 de volta para trás e verificar a pressão com a ajuda do manómetro.

A verificação do material de mergulho

VERIFICAR O CONJUNTO DO MATERIAL 

Depois de equipado, verifique o funcionamento correto de todo o material: direct system, regulador principal, octopus, posição do manómetro, purga e eventualmente todo o material adicional para fazer mergulho. Como um peixe na água, está pronto para o mergulho com um SMILE UNDERWATER ! :-)

AGORA JÁ SABE PREPARAR A SUA GARRAFA DE MERGULHO! AINDA ASSIM, FAÇA UM CONTROLO CRUZADO COM O SEU BINÓMIO E FAÇA A VALIDAÇÃO DAS MONTAGENS COM O INSTRUTOR ANTES DE CADA MERGULHO. ESTAS ETAPAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A SUA SEGURANÇA E PARA A CORRETA EVOLUÇÃO DO SEU MERGULHO, NÃO AS IGNORE!

Victor, vendedor mergulho na Decathlon de Dunkerque

VICTOR 

Vendedor mergulho - Decathlon Dunkerque - Nível 1 FFESSM e Sub'Redator Subea   

Sou vendedor na secção de "mergulho" e "desportos de deslize" na Decathlon de Dunkerque. Comecei a mergulhar quando estava a estagiar. Nessa altura, tive a oportunidade de começar a evoluir de nível. Atualmente, estou no nível 1 FFESSM.

RECOMENDAMOS TAMBÉM OUTROS CONSELHOS SOBRE MERGULHO 

VOLTAR PARA O TOPO