ITIWIT

COMO ESCOLHER A BOMBA PARA O STAND UP PADDLE (SUP) INSUFLÁVEL?

Graças à sua compacidade, as pranchas de stand up paddle (SUP) insufláveis estão a conquistar cada vez mais utilizadores. Damos-lhe a conhecer os vários tipos de bombas atualmente existentes no mercado. 

A escolha de uma bomba de stand up paddle (SUP) é feita segundo vários critérios:

stand-up-paddle-bomba-ação-simples
número -1

A BOMBA MANUAL DE ALTA PRESSÃO AÇÃO SIMPLES

É a versão mais simples que permite sem dúvida encher uma prancha de stand-up paddle mas demora algum tempo (10 minutos), porque o êmbolo apenas envia ar quando baixa a pega.

Está geralmente disponível nos conjuntos primeiro preço tudo incluído (sup + pomba + pagaia).

Atenção: dada a pressão exigida para encher adequadamente a prancha de sup (no mínimo 15 psi, ou seja, cerca de 1 bar), as últimas bombadas serão mais difíceis do que as iniciais. É preciso usar bem o peso do corpo por cima da bomba para conseguir pressionar o êmbolo apesar da resistência.

stand-up-paddle-bomba-dupla-ação
número-2

A BOMBA MANUAL DE ALTA PRESSÃO DUPLA AÇÃO

Esta bomba, a principal evolução da bomba de ação simples há 2 anos, permite, numa primeira fase, enviar ar quando se pressiona a pega mas também quando se levanta a pega. Isto reduz em 30% o tempo de enchimento.

No entanto, como é mais difícil levantar a pega do que baixá-la, um sistema permite voltar a passar em ação simples para terminar o enchimento, forçando apenas ao baixar a pega quando a pressão aumenta.

Esta passagem em ação simples torna o enchimento mais longo mas menos exigente fisicamente.

stand-up-paddle-bomba-ação-tripla
número-3

A BOMBA MANUAL DE ALTA PRESSÃO AÇÃO TRIPLA

Escolha uma bomba de ação dupla com um êmbolo e acrescente um segundo êmbolo para enviar duas vezes mais ar de cada vez. Obtém assim a bomba de mão mais rápida do mercado (30 % de ganho de tempo em comparação com uma de dupla ação).

Para se adaptar ao aumento da pressão e, assim, dos esforços para encher, primeiro deve começar-se em ação dupla nos 2 êmbolos quando a pressão for fraca no início do enchimento.

Quando começa a tornar-se mais intenso fisicamente, gira-se o botão rotativo para ação simples nos dois êmbolos e termina-se em simples ação num só êmbolo para que o esforço diminua alargando um pouco o tempo de enchimento.

stand-up-paddle-escolher-a-bomba-elétrica-hp
número -4

A BOMBA ELÉTRICA DE ALTA PRESSÃO

Se não encara o enchimento manual como um bom aquecimento para a prática de stand-up paddle ou se simplesmente acha tudo isto demasiado difícil, escolha uma bomba elétrica que se liga à ficha de isqueiro do carro.

Regule a pressão que pretende atingir no mostrador, pressione o "on" e em 10 minutos, a prancha está automaticamente insuflada a 15 psi (se precisar de mais pressão, certifique-se de que a bomba elétrica consegue atingir o valor, caso contrário terá de terminar com uma bomba manual).

No geral, é necessário deixar o motor do carro a trabalhar durante o enchimento para não esgotar a bateria.

Algumas bombas elétricas podem também funcionar com baterias recarregáveis mas os preços, neste caso, ultrapassam os 200€.

antoine-chefe-de-produto-stand-up-paddle-passeio-itiwit

ANTOINE

Chefe de produto Stand up paddle

Para tornar acessível o prazer e os benefícios dos desportos de pagaia, a marca Itiwit desenvolve e concebe produtos que permitem às pessoas sentirem-se à vontade dentro e fora de água. Compactos, fáceis de arrumar, transportar, mais leves, os produtos da marca Itiwit acompanham-no em todas as suas experiências dentro de água, sozinho ou em família!

RECOMENDAMOS IGUALMENTE OS NOSSOS CONSELHOS PARA STAND UP PADDLE

VOLTAR PARA O TOPO