logo marca subea decathlon

COMO ESCOLHER A SUA ARMA DE CAÇA SUBMARINA?

Que tipo de caça submarina pratica? Caça em buraco, caça à espera, caça à índio, caça em águas profundas....O tipo de caça e o seu nível vão condicionar o comprimento e a escolha da sua arma de caça submarina. Siga o guia para escolher corretamente a sua arma de caça submarina! 

A ESCOLHA DE UMA ARMA DE CAÇA SUBMARINA É FEITA EM FUNÇÃO DE 4 CRITÉRIOS: A POTÊNCIA, A PRECISÃO, A FACILIDADE DE MANUTENÇÃO E A ADAPTABILIDADE.

número -1

QUAIS OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A SUA ARMA DE CAÇA SUBMARINA?

Uma arma de caça submarina, como o seu nome indica, destina-se a caçar peixes e polvos por meio de uma flecha lançada a grande velocidade por um elástico (o sandow). As partes principais da arma de caça submarina são um dos critérios de escolha.

Quando avalia um modelo, veja nomeadamente:
- a coronha (ou punho): permite segurar a arma na mão e disparar por meio de um gatilho. Alguns são ergonómicos, específicos para utilizadores canhotos ou destros. Outros possuem um sistema de segurança de utilização fácil.
- o corpo: os de carbono são mais caros, mas muitos leves e têm uma robustez ótima. Os de alumínio são menos caros, mas muito mais pesados! Entre 30 cm a 140 cm (ou mais), o tubo pode ter diâmetros que variam entre os 25 mm e 28 mm, o que influencia o seu peso.
- os elásticos: No corpo, estes elásticos servem para propulsar com força o arpão da arma de caça submarina.
- a flecha: em aço inoxidável, resiste bem à água salgada. Privilegie um modelo de arma de caça submarina com um diâmetro mínimo de 6 mm.
- o carreto: uma opção que facilita as subidas em caso de caça em águas profundas ou para grandes capturas. Um fator importante para a segurança! Verifique por outro lado se existe um sistema de fixação sobre o corpo

A composição de uma arma de caça submarina
número 2

UMA ARMA DE CAÇA SUBMARINA BEM ADAPTADA AO SEU ESTILO DE PESCA

PRATICANTE DE CAÇA AO BURACO

O praticante vai precisar de uma arma de caça submarina de 35 a 70 cm de comprimento, no máximo. Um pequeno arpão facilitará o acesso às aberturas estreitas e aos buracos de difícil acesso. O comprimento deve ser adaptado à precisão pretendida, ao local e à distância de disparo. O carreto é inútil neste caso.

PRATICANTE DE CAÇA À ÍNDIO

Enquanto nada ao acaso (ou não) e procura as suas presas para as surpreender. Uma arma leve com comprimento entre 70 e 90 cm é ideal para nadar e deslocar-se facilmente sem se esforçar demasiado. 

Técnica da Caça à espera

PRATICANTE DE CAÇA À ESPERA

Este tipo de praticante está escondido no fundo, imóvel, camuflado, e fica à espera da sua presa. Privilegie uma arma de pelo menos 90 cm de comprimento. O alumínio será neste caso irrelevante, porque pode apoiar-se no fundo com os cotovelos. Prático! O seu fato de caça submarina tem reforços precisamente nos seus pontos de contacto com o chão: joelhos, cotovelos e tronco. Adapte a precisão e o alcance em função da visibilidade e da distância de segurança das suas presas!

PRATICANTE DE CAÇA EM ÁGUAS PROFUNDAS

Este praticante pretende evoluir para a caça em águas profundas. Privilegie uma arma de caça submarina com um comprimento mínimo de 1 m. Aumente-a para uma maior precisão e alcance, nomeadamente se tem uma boa visibilidade. Os essenciais? Um corpo em carbono muito leve e rígido, obrigatoriamente com um bom carreto!

número 3

UM ARPÃO DE PESCA PARA PRINCIPIANTE OU ESPECIALISTA 

Os principiantes em caça submarina devem privilegiar uma arma curta com 35 a 70 cm no máximo, para que seja fácil de manobrar e de utilizar. Este tipo de arpão de pesca seduz pela sua grande polivalência e oferece um alcance suficiente para um novato. Para evitar as dificuldades de recarga, opte por elásticos de 16 mm de diâmetro. Encontra-se agora bem equipado para se formar em caça submarina testando diversos estilos de pesca! Os praticantes de caça submarina intermédios e especialistas escolhem a sua arma em função das suas preferências e das condições de pesca. Poderá assim melhorar a sua precisão e o seu alcance em caso de grande visibilidade, aumentando o tamanho da sua arma de caça submarina. Passando para um diâmetro de sandows superior, ganhe também em potência. Estique-os para os testar!

Manutenção de uma arma de caça submarina
número 4

A MANUTENÇÃO DA SUA ARMA DE CAÇA SUBMARINA

A arma de caça submarina, como o seu nome indica é uma arma e deve por isso ser manipulada com precaução. Quando não estiver em uso e fora de água, liberte os elásticos e transporte-a pelo tubo para evitar qualquer dísparo inoportuno. Por outro lado, proteja sempre a ponta do arpão entre duas sessões de pesca e nunca deixe o arpão ou a arma ao alcance das crianças. Para a manutenção, lave cuidadosamente a sua arma de caça submarina após cada utilização com água corrente. Seque-a à sombra, e arrume-a num local protegido da luz. Cada lavagem/secagem é a ocasião para verificar o estado dos elásticos, esticando-os antes e depois de cada utilização. Se constatar que têm rasgos ou fissuras, deite-os fora! A ponta do arpão deve estar sempre em excelente estado de conservação, assim como  deverá lubrificar frequentemente as partes mecânicas o arpão para as proteger da ferrugem e assegurar a sua eficácia.

Alfredo, vendedor mergulho na Decathlon de Perpignan

ALFREDO

Vendedor mergulho - Decathlon Perpignan - Nível 3 FFESSM 

No momento de finalizar a escolha da sua arma de caça submarina, pense que adquirir uma arma de marca é normalmente garantia de encontrar peças sobresselentes durante mais tempo assim como acessórios compatíveis! 

RECOMENDAMOS-LHE IGUALMENTE OUTROS CONSELHOS SOBRE CAÇA SUBMARINA 

Conselhos
Como escolher a sua boia ou prancha de caça submarina?
A bóia ou prancha de caça submarina é indispensável para sinalização à superfície do praticante. Mas que tipo de modelo escolher e quais as diferenças entre eles? Descubra os nossos conselhos para a escolha deste acessório de segurança!
VOLTAR PARA O TOPO