COMO EQUIPAR-SE CORRETAMENTE PARA A CAMINHADA DESPORTIVA?

A Caminhada Desportiva é um desporto que não necessita de grandes investimentos: um bom calçado é o elemento fundamental para tirar o máximo partido das suas capacidades e tomar o gosto pela Caminhada.

Que tipo de calçado deve usar para a prática da Caminhada Desportiva?

O seu pé irá sentir necessidades especificas durante uma sessão de Caminhada Desportiva. De facto, o movimento é diferente do realizado pelos praticantes de corrida: o ataque inicia-se no calcanhar, com um ligeiro movimento de recuo para trás e, em seguida, o pé articula-se totalmente sem perder o contacto com o piso, desde a parte exterior do calcanhar até ao dedo grande do pé, que impulsiona a passada. É por isso necessário dispor de um calçado com menos amortecimento do que o existente no calçado de corrida. Para praticar Caminhada Desportiva, precisa de apoio e estabilidade para manter o pé alinhado no sentido da marcha, mas também de flexibilidade para promover uma boa articulação do pé. 

Como devo equipar-me para a prática da Caminhada Desportiva?

Em primeiro lugar, é importante que se sinta confortável e escolha vestuário que lhe permita uma grande liberdade de movimentos. Existe uma única regra de ouro: não se deve lembrar do vestuário que está a usar! Além disso, quem diz desporto, diz transpiração. Para tornar a prática agradável, recomendamos o uso de vestuário respirável, que permita a eliminação do suor. Por outro lado, lembre-se de que a temperatura corporal pode subir e descer muito depressa durante a Caminhada, por isso é preferível sobrepor camadas de roupa para que possa adaptar-se a estas diferenças de temperatura. Especialmente se estiver frio! Resumindo: uma temperatura adequada que não o incomode durante a prática e um calçado concebido para a Caminhada Desportiva são os dois componentes do seu equipamento!

VOLTAR PARA O TOPO