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COMO ENCONTRAR MOTIVAÇÃO PARA TREINAR TRIATLO

Treinar é como ir ao dentista. Sabe que é para o seu bem e é necessário.

Estamos a par de todas as boas decisões para o Ano Novo. As que sobrevivem à ressaca do 1 de janeiro geralmente duram algumas semanas e não chegam à primavera! Mas então o que aconteceu às decisões daqueles dias maravilhosos!? A resposta é simples: elas possuem um ingrediente a mais do que as outras a que se chama motivação!!! Este artigo não revelará o segredo da motivação eterna e fácil; no entanto, poderá encontrar aqui truques e receitas para aumentar e fortalecer a sua motivação.

TRACE O SEU OBJETIVO

No triatlo, é preciso estar motivado para treinar não num único desporto, mas sim em três desportos completamente diferentes. Isso exigirá que faça uma introspeção para descobrir o que procura nesse desporto e o que deseja fazer. Prefere competir para vencer ou apenas descobrir novas sensações? Prefere dar o seu máximo na modalidade de Sprint ou desafiar-se na modalidade XL? As respostas a estas perguntas dar-lhe-ão uma ideia do caminho a seguir e o tempo que lhe deve dedicar. Além disso, isso permitirá determinar a ou as competições que correspondem às suas aspirações.

Muito bem! Acabou de elaborar o calendário para a sua época! Eis o primeiro ingrediente mágico da motivação: a projeção! Saber o que quer dar-lhe-á um objetivo. A partir de agora, tem um rumo e uma meta definidos!

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PROJETE-SE AINDA MAIS: INSCREVA-SE NUMA COMPETIÇÃO

Sendo assim, é muito bom que se tenha questionado acerca do que deseja realmente fazer na qualidade de desportista, mas bem melhor do que as palavras é passar à ação! A ação é o segundo ingrediente da receita mágica da motivação! De facto, depois de se sentir preparado para um evento, não resista a inscrever-se! Serão duas as vantagens: a primeira permite reforçar a sua motivação, e sim, uma vez que gastou 60€ (ou 550€ numa competição de longa distância) na inscrição, verá a sua motivação aumentar automaticamente! A segunda vantagem é que a sua inscrição ficará mais barata se for feita com alguma antecedência! Está na linha de partida, fez o mais difícil, e agora é preciso cruzar a linha de chegada!

MOTIVAÇÃO RIMA COM ORGANIZAÇÃO!

Para desenvolver a motivação, a organização é o ingrediente que se segue. Quando se fala em organização fala-se em não arranjar desculpas para não treinar. É uma diversidade de pormenores que, colocados lado a lado, permitem ganhar tempo e motivação. Por exemplo, se tiver um treino de manhã cedo, pode preparar o equipamento necessário na véspera, para, assim, poder levantar-se e sair imediatamente de casa para correr ou pedalar. Pode igualmente preparar o almoço de véspera e, assim, organizar facilmente o treino da tarde, uma vez que só o pode fazer na sua pausa.

 

DICAS PARA ARRANJAR MOTIVAÇÃO

Quando se corre contra o tempo e 10 ou 15h de treino por semana não é compatível com a sua vida profissional ou pessoal, também existem soluções para otimizar a sua preparação, de forma a chegar ao essencial e continuar a alimentar a sua motivação! Estas soluções podem representar um custo, mas se não desejar investir na preparação do seu triatlo, determinados equipamentos podem ser emprestados. Por exemplo, pode pedir emprestado ou investir num rolo de treino, o que permitirá trabalhar na bicicleta de forma eficaz e de modo menos moroso do que se tivesse que ir pedalar. Com o rolo de treino, o mau tempo ou o frio deixam de ser desculpa, porque assim poderá treinar no conforto do lar.

Se tiver uma piscina em casa, existem elásticos para fazer os seus treinos de natação e trabalhar a sua técnica. Por último, equipe-se com vestuário técnico adequado para facilitar a prática e acabar com a desculpa do estado do tempo.

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O PLANO PARA PROMOVER A MOTIVAÇÃO

Então, qual é a diferença entre a organização e o plano? A organização permite maximizar todas as hipóteses de conseguir treinar diariamente. O plano permitirá projetar e antecipar os treinos e prepará-lo para os enfrentar melhor. Quando se fala de plano na prática do triatlo, faz-se referência, evidentemente, ao indispensável plano de treino que é tão necessário neste desporto, para garantir que se sinta bem no dia da competição. Existem tantos planos de treino como formatos de triatlo e os meios para os obter são inúmeros! Pode pesquisá-los na Internet, junto do seu clube de triatlo se for membro, em revistas especializadas e ainda na aplicação Decathlon Coach. Não veja o plano de treino como a única condição para o sucesso do seu triatlo, mas antes como um meio para promover a motivação que o levará a cruzar a meta.

Depois de pôr em marcha o seu plano de treino ideal, deverá segui-lo na tentativa de tirar daí o máximo proveito. Para isso, existem dicas que incentivam o seu seguimento e evitar que a decisão acertada que tomou no Ano Novo não seja só fogo de vista. Não se limite apenas ao uso dos meios digitais e imprima o seu plano de treino para que se torne ainda mais visível. Coloque-o na porta do frigorifico ou no espelho da casa de banho para se certificar que ele vai fazer parte do seu dia a dia. Pode acrescentar a tudo isso uma pitada de modernidade, colocando lembretes no seu telemóvel, de modo a que nunca se esqueça dos seus treinos!

ENVOLVA-SE!

Este último ponto não é um elemento indispensável à complexa receita da motivação, mas o facto de girar em torno do triatlo e das pessoas que fazem parte dele, pode aumentar a sua motivação. Pode inscrever-se no clube de triatlo mais próximo de si. É o local mais adequado para obter bons conselhos e dicas através das experiências de outras pessoas. Mais importante ainda, agora passa a ter um treinador!!! Este vai poder acompanhá-lo em todo o processo e, assim, manter a motivação que o levou a inscrever-se.

Por último, o simples facto de treinar em grupo no momento dos treinos conjuntos impulsioná-lo-á a si e à sua motivação! Fechou-se o ciclo. A receita que permitiu transformar a sua vontade em motivação vai agora levá-lo onde sonhou. Tem apenas de decidir o que quer fazer com ela.

Como já deve ter percebido a motivação não é evidente à primeira vista. Deverá fazer cedências e adaptar o seu dia a dia. Contudo, o bem-estar que daí retirará irá valer largamente os pequenos esforços exigidos, sem os quais nada seria possível. Daí resultará a confiança, um estado mental e físico robusto e, mais importante ainda, o prazer de competir! Então, motive-se!!!

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ALEXANDRE

Sou apaixonado pelo triatlo há 5 anos, sendo praticante de longa distância, triatlo L e XL. Sou membro do clube AMSLF Triathlon em Fréjus. Já participei em algumas experiências magníficas: Ironman 70.3 em Aix en Provence, Polar International Triathlon em Cannes, Embrunman… Ciclista experiente e fraco nadador, corro como entendo o triatlo, indo além dos meus limites!

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