NABAIJI

COMO EMAGRECER GRAÇAS À NATAÇÃO COM BARBATANAS?

Tem vontade de experimentar a natação com barbatanas para definir o seu corpo ? Então descubra a minha experiência e os conselhos de um treinador de natação.

A natação com barbatanas é muito eficaz para perder peso, definir a silhueta e emagrecer partes do corpo difíceis de atingir tal como os "pneus" ou a barriga.

 

Para si (e sobretudo para mim) regressei à água e testei a natação com barbatanas. Então, será que podemos emagrecer com esta atividade? Que exercícios de natação podemos fazer com barbatanas? Que barbatanas comprar? Partilho consigo a minha experiência desta atividade testada… -atenção spoiler- … e adotada!

COMO EMAGRECER GRAÇAS À NATAÇÃO COM BARBATANAS?

O regresso à piscina

Se está a ler este artigo é porque, tal como eu, já fez ou está prestes a fazer o seu grande regresso à piscina. Antes de partilhar consigo a minha experiência da natação com barbatanas, vou-lhe falar abertamente deste regresso à água.

De certeza que recomeçou ou começou a prática de natação porque é um dos melhores desportos para emagrecer, relaxar, esculpir e é um dos desportos mais suaves, por isso, se tal como eu sofre de dores nas costas, é a escolha acertada.

Mas antes de aproveitar os benefícios da natação com barbatanas, existem algumas provas para ultrapassar… pôr-me de fato de banho, enfiar a touca seguindo os conselhos de outras nadadoras para evitar arrancar metade dos cabelos, evitar passar pelo lava-pés e pôr o meu ar mais descontraído no momento de entrar dentro de água ao fim de 6 anos em que não molhava os pés numa piscina para nadar…. Faz lembrar-lhe alguém?

Fique tranquilo, estas pequenas angústias são normais e não devem ser motivo para parar. Ainda por cima porque ao fim de algumas sessões vai-se esquecer disto rapidamente.

Está decidido, esta tarde vou à piscina!

Primeira sessão de natação

Aqui estou eu na piscina com os meus novos óculos de natação espetaculares, a touca a comprimir-me a testa mas estou muito contente porque consegui vir e o mais difícil está feito.

Começo a fazer piscinas, e fico bastante surpreendida comigo mesma porque parece que os gestos voltam rapidamente, tenho alguns reflexos de antigas aulas de natação que tive durante a minha juventude. O meu objetivo são 40 minutos de natação variando os estilos. É o mais eficaz para me ajudar a perder os quilos a mais que se instalaram nas minhas ancas e barriga.

No final da primeira sessão, eu e os meus óculos cheios de água estamos bastante satisfeitos. Estou orgulhosa de mim, relaxada e bem cansada com a perspetiva de uma boa noite de repouso.

Nadar com barbatanas para perder peso

Nadar com barbatanas para perder peso

O objetivo que fixei são 3 a 4 sessões de 40 minutos por semana e há 7 semanas que estou a aguentar e melhor do que isso, não pretendo faltar ao meu compromisso com a natação por nada neste mundo. Devo referir que já começo a ver os primeiros efeitos no meu corpo, no meu equilíbrio, no meu humor e na minha forma física, por isso a motivação é grande!

Há 4 semanas acrescentei um novo exercício às minhas sessões, que me foi recomendado pela Maxime, treinadora de natação: a natação com barbatanas. Via imensos nadadores com barbatanas avançarem a toda a velocidade e pensava para mim que devia ser muito mais fácil para eles. Mas estava enganada e a Maxime explicou-me tudo .

A natação com barbatanas é ideal para ajudar na perda de peso uma vez que aumenta o número de calorias gastas durante uma sessão de natação. São cerca de 500 calorias gastas numa hora de natação com barbatanas a velocidade média em comparação com as 400 calorias em natação “normal”. Como é possível? As barbatanas criam uma maior resistência com a água, por isso os músculos são mais solicitados e logicamente o gasto de energia é maior.

Trabalhar os glúteos, coxas e abdominais graças às barbatanas

Esqueça a aula tradicional de “Coxas-Abdo-Glúteos” lotada no ginásio, a natação com barbatanas substitui-a e é ainda melhor!

A natação com barbatanas permite fortalecer em profundidade as coxas e os glúteos. Para esse efeito: “é a anca que deve acompanhar o movimento, e não os joelhos e muito menos os tornozelos, e as pernas devem manter-se esticadas para que as coxas e os glúteos sejam bem envolvidos no movimento” explica a Maxime. E sem dúvida que após algumas piscinas começa a aquecer bem! Outra coisa importante: “as barbatanas devem ficar dentro de água”, não é necessário pô-las fora de água para mostrar a todos os nadadores a sua nova aquisição ou salpicar toda a gente. Não, as barbatanas ficam completamente dentro de água para que os exercícios sejam eficazes.

Os abdominais também trabalham bastante durante estes exercícios. Se deseja perder barriga, pode completar a sua sessão nadando com uma ondulação da bacia e os dois pés juntos.

E o lado cardio? Experimente apenas uma piscina e terá logo a resposta, o coração é muito mais solicitado o que permite queimar a gordura, e calha bem, é o que queremos. O cardio também vai permitir não aumentar em volume, está fora de questão ficar parecido com o "mister músculo" e não conseguir vestir as suas calças de ganga, o objetivo é a definição.

Um bom programa anti-celulite

Um bom programa anti-celulite

É claro que trabalhar os glúteos e as coxas vai permitir combater a celulite. Os efeitos dos movimentos são para além disso multiplicados dentro de água porque a pressão provoca um efeito drenante e favorece a circulação sanguínea. Se lhe acontece ter a sensação de pernas pesadas, a natação com barbatanas também o pode ajudar. E como nadamos mais depressa com barbatanas, os movimentos da água sobre a pele são mais fortes e a "massagem drenante" é por isso mais eficaz. Então, tchau adiposidades!

Não se esqueça, já agora, que usar um “verdadeiro” fato de banho de natação, é melhor, uma vez que associado às barbatanas ultrapasso os “pros”, (bem entendido que eles não usam barbatanas mas dá-me prazer na mesma) e mergulho com toda a dignidade com o fato de banho no sítio.

Como escolher as barbatanas para perder peso?

Esqueça as barbatanas compradas durante as suas últimas férias na praia, não há nada para observar debaixo de água na piscina. Opte por umas barbatanas de natação curtas e flexíveis que estão adaptadas a principiantes e para um trabalho cardio com um batimento de pés mais rápido. As barbatanas compridas são utilizadas no âmbito de um trabalho importante de reforço muscular ao nível das coxas e da barriga da perna, para ganhar massa, nada adaptadas ao nosso objetivo.

Do meu lado escolhi umas barbatanas de natação pequenas azuis da Nabaiji, mas tenho a certeza que existem outros modelos. Em todo o caso, para a minha utilização servem perfeitamente.

Informe-se junto da equipa da sua piscina , muitas vezes podem emprestar-lhe um par para experimentar e ver se se adapta. Em todo o caso, foi o que fiz antes de comprar as minhas.

A minha sessão com as barbatanas de natação

A minha sessão com as barbatanas de natação

Acho que percebeu que não sou nenhuma especialista, mas com a ajuda da Maxime, treinadora de natação, construi a minha pequena sessão de natação com barbatanas. Acho que é muito lúdico e ter um programa ajuda-me a aguentar a longo prazo. Em relação aos resultados, voltamos a falar daqui a uns meses, mas em apenas 7 semanas de esforço já estou muito satisfeita. Paralelamente, cuido da minha alimentação, senão não ia resultar. Como de forma mais equilibrada e apenas eliminei as bolachinhas da pausa do café…

Veja aqui uma das minhas sessões tipo de natação com barbatanas: como lhe tinha dito, nado durante 40 minutos (refiro-me a 40 minutos de esforço, as pausas e recuperações não contam) 3 a 4 vezes por semana em função do meu horário.

- Começo com um pequeno aquecimento de 5 minutos com diferentes estilos.

- De seguida, durante 25 minutos, equipada com uma prancha vou alternando os batimentos com barbatanas sobre a barriga e sobre as costas, e tento geralmente fazer 3 piscinas sobre as costas e depois 3 sobre a barriga. O treinador aconselhou-me a integrar fracionados em pelo menos uma das minhas sessões semanais. Se me sentir em forma tento fazê-lo em duas sessões. O fracionado consiste em fazer uma boa aceleração a cada duas piscinas, o que permite atacar a gordura mais rapidamente porque o corpo vai consumir mais energia.

- Assim, neste momento fico com 10 minutos para nadar sem barbatanas no estilo que me apetecer.

E pronto, já conhece tudo sobre a minha experiência na natação com barbatanas. Com este desporto encontrei realmente uma coisa que me dá prazer e que posso adaptar às minhas necessidades para estar novamente elegante e em forma. Espero que também tenha ficado com vontade de voltar à piscina!

 

Se tiver alguma questão, não hesite, tenho todo o gosto em responder-lhe nos comentários.

 

Agora é a sua vez de mergulhar!

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSÁ-LO:

Conselhos
natacaodescobrir
Está à procura de um desporto benéfico para todo o corpo, um desporto que o relaxe? Está na altura de dar o salto e descobrir a natação!
VOLTAR PARA O TOPO