COMO CUMPRIR AS RESOLUÇÕES DESPORTIVAS?

Não faltam as resoluções quando iniciamos um novo ano! No entanto, elas nem sempre são cumpridas... Cada pessoa espera começar a praticar desporto ou perder peso, mas a vontade só não chega... Descubra como cumprir as suas resoluções desportivas.  

POR QUE NÃO CUMPRIMOS ATÉ AO FIM AS NOSSAS RESOLUÇÕES?

Praticar desporto, perder peso, deixar de fumar... as boas intenções multiplicam-se a partir de 1 de janeiro. Procurando ser saudável, cada pessoa se sente disposta a redobrar os esforços para recuperar a boa forma. No entanto, a realidade é muito diferente: são poucas as pessoas que conseguem levar até ao fim as suas resoluções desportivas. Como explicar isto? A falta de vontade parece ser a grande responsável. Mas não só: vários investigadores associam também as nossas origens biológicas entre os fatores responsáveis pela nossa preguiça. Existem substâncias químicas segregadas pelo homem (os endocanabinoides) que ativariam alguns recetores do nosso cérebro, os quais controlam o neurotransmissor essencial para a motivação. Eis a explicação para o facto de as pessoas não agirem todas da mesma forma quando se trata de cumprir resoluções. Devemos todavia tolerar a preguiça...?

boas resoluções desportivas

O novo ano está prestes a começar: é o momento de escolher algumas resoluções. E para tomar bons hábitos sem deixar de nos divertirmos, o desporto é um aliado de peso. Sobretudo se associarmos um objetivo simbólico: correr 20 km por semana, participar numa prova de triatlo... Seja uma maratona, uma rotina matinal ou desafios mensais, apresentamos-lhe 3 compromissos desportivos que nunca cumprirá e isso não é um problema!

CONSELHOS PARA CUMPRIR AS SUAS RESOLUÇÕES DESPORTIVAS

DEFINIR UM OBJETIVO REALISTA Porquê querer ir até à lua? Não adianta apostar no impossível, porque é a melhor forma de perder o alento. Para cumprir as suas resoluções e manter a motivação, defina um objetivo razoável, em função da sua forma física: se pretende perder peso, não espere perder mais de 2 kg por mês; este resultado já será muito bom. Tenha em conta que, independentemente do seu objetivo, os resultados não surgirão no imediato. Progrida gradual e lentamente, sem saltar etapas. Pense também na recompensa que irá oferecer a si próprio.

cumprir as suas resoluções desportivas

RECORRER A UM INSTRUTOR Para retomar uma atividade desportiva (de forma séria!), não hesite em recorrer a profissionais. No ginásio que frequenta, solicite conselhos a um instrutor para definir o seu programa de treino. Nada como uma análise personalizada para definir bem as coisas e avaliar a sua condição física. Com um bom acompanhamento, terá tudo o que é necessário para exercitar-se corretamente e alcançar o seu objetivo mais rapidamente.

ESCOLHER A ATIVIDADE APROPRIADA Praticar desporto sempre foi para si um sacrifício? Já descobriu ao menos a atividade certa para si? Aquela em que nem dá pelo seu esforço enquanto pratica... Para redescobrir o prazer da atividade física, comece por informar-se sobre as atividades disponíveis na zona onde vive. Poderá assim conhecer melhor as suas expetativas e ir ao encontro dos seus objetivos. Experimente novas atividades sozinho(a), em grupo, ou mesmo ao ar livre... e ponha os seus gostos à prova. Esta é uma boa forma de manter a motivação e cumprir as suas resoluções.

DISPONIBILIZAR TEMPO "Não tenho tempo" é uma frase que faz parte da sua linguagem do dia a dia? Para cumprir as suas resoluções desportivas, será absolutamente necessário arranjar tempo. Esforce-se por incluir o desporto no seu planeamento semanal. Seja de manhã, à hora de almoço ou à noite, todas as ocasiões são boas para se dedicar a uma atividade. Uma pausa para desporto permite melhorar o nosso desempenho no resto do dia. Nunca sentiu, aliás, uma verdadeira sensação de bem-estar depois de uma sessão de desporto? Não pensar em nada, esquecer as preocupações e sentir-se bem no seu corpo é muito importante.

DEFINIR UM PLANO DE TREINO Já está pronto(a) a praticar desporto e disposto(a) a arranjar tempo para o efeito. Falta agora definir um plano de treino para integrar esta nova rotina na sua agenda. Mas qual é a frequência adequada para cumprir as nossas resoluções? Pelo menos 2 vezes por semana ou, idealmente, 3 vezes por semana, uma hora cada sessão. Se não tiver tempo disponível ou a ideia de sair de casa nos dias frios não lhe agradar, temos uma boa solução: pratique a sua sessão de desporto em casa!

IR ALÉM DO OBJETIVO INICIAL Na medida do possível, mantenha uma atitude positiva quanto às suas resoluções para as poder cumprir a longo prazo. Olhar para o lado positivo é indispensável para manter a motivação. Aprenda a ir além do seu objetivo inicial: é certo que retomou a atividade desportiva para alcançar um objetivo específico que definiu para si, mas tenha sempre em mente que a atividade física é um excelente meio para se manter em forma e saudável. A sua força mental é fundamental: faças as coisas com prazer, sem se preocupar demasiado com os resultados dos outros. Pense em si e no seu bem-estar acima de tudo. Verá assim que os resultados surgirão mais facilmente.

retomar uma atividade desportiva de forma progressiva

Retomar uma atividade desportiva... Uma resolução nem sempre fácil de cumprir. Como retomar a atividade desportiva? O que se pode fazer em casa? Como praticar desporto sem dar por isso? Todas as respostas aqui!

Já ficou a conhecer alguns conselhos para o ajudar a manter a motivação neste começo do ano. Atire-se de cabeça: comece já a cumprir as suas resoluções. E pense nos benefícios que poderá retirar...

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Conselhos
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