logo marca subea decathlon

COMO CUIDAR DO SEU EQUIPAMENTO DE MERGULHO?

O mergulho submarino exige um equipamento muito específico que requer um certo investimento... Cuidar do material de mergulho é, por isso, essencial para aumentar a longevidade e garantir a sua segurança. Descubra os nossos tutoriais em vídeo para cuidar do seu equipamento de mergulho!

número -1

CUIDAR DO COLETE ESTABILIZADOR 

Um colete estabilizador tem várias funcionalidades. Permite garantir a fixação da sua garrafa de ar comprimido nas costas, gerir a sua flutuabilidade depois de estar debaixo de água e voltar à superfície sem esforço, mantendo-se aí se assim o pretender. Para cuidar do seu colete de mergulho, há algumas regras a respeitar: use adequadamente o seu colete e não faça o que lhe passar pela cabeça, tanto ao nível da utilização como em relação aos elementos externos. Em relação a isso, evite o contacto entre o seu colete e o relevo submarino, bem como as sobrecargas do seu colete com garrafas de ar em cima dele, usando em vez disso a pega prevista para esse efeito. Mantenha-se também atento(a) ao seu colete e mande-o verificar em caso de fuga ou mau funcionamento.

Em termos de manutenção, deixe o seu colete de molho em água doce e esvazie-o com o dispositivo de purga rápida baixa. Em seguida, seque o seu colete à sombra e guarde-o ao abrigo do sol. No final da temporada, deve realizar-se uma manutenção complementar. É também indispensável mandar verificar o colete de dois em dois anos, junto de um organismo homologado. Para mais pormenores, propomos-lhe dois vídeos explicativos que permitem fazer a manutenção correta do colete após cada saída para o mar ou após cada temporada, adotando hábitos corretos.

A MANUTENÇÃO APÓS CADA MERGULHO 

A MANUTENÇÃO APÓS CADA TEMPORADA

A manutenção do seu regulador de mergulho
número 2

CUIDAR DO SEU REGULADOR DE MERGULHO 

No mergulho submarino, o papel do regulador é indispensável ,porque é através dele que o ar circula e, logo, a respiração do ar contido dentro das suas garrafas é possível. Como já percebeu, este elemento é vital debaixo de água, sendo por isso necessário cuidar bem dele para evitar os acidentes.
Para fazer a manutenção do seu regulador de mergulho após cada saída para o mar, volte a tapá-lo para evitar as entradas de água e mergulhe-o em água misturada com um pouco de desinfetante durante cerca de 5 minutos. Deixe-o então secar à sombra, garantindo uma ventilação suficiente. No entanto, mantenha-se extremamente cuidadoso(a), evitando os embates e os choques com este equipamento muito frágil! No final da temporada, tem de realizar manipulações adicionais. Desmonte os vários tubos flexíveis esfregando as extremidades com uma escova dos dentes. Para mudar as juntas, retire a junta antiga e limpe as extremidades com vinagre branco. Poderá então colocar a nova junta, aplicando um pouco de lubrificante na rosca do parafuso. Pode então voltar a montar os vários tubos flexíveis e arrumar o seu regulador num saco de mergulho previsto para tal. Evite os nós, não torça os vários tubos flexíveis e não se esqueça de tapar a sua tampa.
A cada 100 mergulhos, recomendamos uma manutenção do seu regulador num organismo profissional com vista a uma revisão completa do mesmo.

A manutenção do seu computador de mergulho
número 3

CUIDAR DO SEU COMPUTADOR DE MERGULHO 

Um computador de mergulho oferece-lhe mais autonomia nos seus mergulhos ao indicar os vários parâmetros como o ar das suas garrafas, o cálculo da descompressão, o momento em que é preciso iniciar a subida…
Para a manutenção do seu computador, este deve sistematicamente ser mergulhado durante cerca de 5 min. em água doce para retirar o sal após cada saída para o mar, premindo-se os vários botões. Quando a sua pilha estiver gasta, deverá ser substituída junto de um profissional homologado para que ele verifique a estanquidade do trabalho.

Para informações adicionais, colocamos ao seu dispor um tutorial em vídeo que mostra como fazer a manutenção do seu computador de mergulho.

número 4

CUIDAR DA SUA BÓIA DE MERGULHO

A bóia é uma ferramenta indispensável na segurança do mergulhador submarino. Permite indicar a sua posição nas fases de imersão, principalmente quando os mergulhadores realizam patamares de descompressão. Além disso, à superfície, esta ferramenta permite indicar a sua posição aos barcos, podendo estes assim evitá-lo(a) ou conhecer a sua posição em caso de assistência. A manutenção deste instrumento envolve uma lavagem com água doce após cada saída para o mar, deixando-o de molho na água. Em seguida, mergulhe-o na água e retire-o 4 ou 5 vezes. Deve também esfregá-lo à superfície de forma muito leve para eliminar todos os resíduos e areias. Após esta operação de limpeza, retire a água em excesso e deixe secar a sua boia em cima de um suporte, virando a válvula para baixo. Esta operação deve ser realizada ao abrigo do sol e num local arejado.  Para informações mais pormenorizadas, colocamos ao seu dispor um tutorial em vídeo.  

número 5

CUIDAR DA SUA MÁQUINA FOTOGRÁFICA DE MERGULHO

Uma máquina fotográfica de mergulho tem as mesmas funcionalidades do que uma máquina normal, com a diferença de ela poder ser mergulhada na água, permitindo imortalizar os melhores momentos, os encontros com animais selvagens ou a beleza do ambiente marinho.

Para fazer a manutenção desta máquina fotográfica após cada saída para o mar, ela deve ser mergulhada em água doce durante cerca de 5 minutos, carregando-se nos vários botões da máquina. Após cada temporada, é importante lubrificar as várias juntas de estanquidade e arrumá-las num saco adaptado.

CUIDAR DA SUA LANTERNA DE MERGULHO

Uma lanterna de mergulho, tal como o nome indica, serve para iluminar o fundo dos oceanos nas zonas mais obscuras ou em caso de falta de visibilidade.
Para a manutenção da sua lanterna, mergulhe-a durante cerca de 5 minutos em água doce, deixe-a secar ao abrigo do sol e arrume-a na caixa.

Para mais informações, colocamos ao seu dispor um tutorial em vídeo que lhe explica os gestos certos a adotar.

MANUTENÇÃO DO FATO DE MERGULHO

No mergulho, o papel do fato é garantir calor para poder praticar mergulho sem sofrer com o frio.
Para a sua manutenção, ele deve ser mergulhado em água doce da parte de dentro e da parte de fora. O seu fato deve então ser seco ao abrigo do sol, de preferência numa cruzeta, tendo cuidado para não o expôr ao sol, dado que os raios UV fazem muito mal ao neoprene. É também preciso que o local seja arejado. De forma pontual, é interessante adicionar algum piss off (produto de limpeza). As instruções de utilização estão indicadas na etiqueta do produto.

A manutenção do seu fato de mergulho
Baptiste, diretor da área digital na Subea

BAPTISTE

Diretor da Área Digital - PADI Rescue e Nível 1 FFESSM

Sou diretor da área digital da marca Subea. Fervoroso adepto de caça submarina e apneia, também pratico mergulho com garrafa há mais de quinze anos. Faço mergulho autónomo até 60 metros.

RECOMENDAMOS-LHE TAMBÉM OUTROS CONSELHOS DE MERGULHO 

Conselhos
Como escolher o colete estabilizador de mergulho?
No mergulho, o colete estabilizador é indispensável. Permite-lhe nomeadamente voltar à superfície e gerir a sua flutuabilidade debaixo de água. Descubra os nossos conselhos de seleção para escolher o seu colete estabilizador.
VOLTAR PARA O TOPO