COMO CIRCULAR DE BICICLETA COM O SEU FILHO?

COMO CIRCULAR DE BICICLETA COM O SEU FILHO?

O seu filho já se desenrasca sem as rodas laterais e está pronto para o acompanhar nos seus passeios de bicicleta?
Chegou o momento de lhe ensinar a circular de bicicleta. Para esse efeito, apresentamos algumas regras e conselhos a seguir antes de se fazer à estrada.

ATENÇÃO: MESMO QUE O SEU FILHO CONSIGA EQUILIBRAR-SE SOZINHO NA BICICLETA, NÃO SIGNIFICA QUE DOMINA BEM A SUA BICICLETA DE CRIANÇA.

  Consegue arrancar sem andar aos ziguezagues? Sabe utilizar corretamente os 2 travões e parar num ponto preciso? Consegue sinalizar facilmente uma mudança de direção com o braço? Estas são algumas perguntas que deverá colocar para determinar o seu nível de domínio da bicicleta. Se o seu filho ainda não controlar suficientemente a sua bicicleta, é preferível que aperfeiçoe a sua aprendizagem num parque, onde ficará protegido da circulação e poderá assim desenvolver as suas competências na bicicleta.

número-1

COM QUE IDADE PODE UMA CRIANÇA ANDAR DE BICICLETA SOZINHA?

Uma criança não tem a mesma perceção do perigo que um adulto: tem um ângulo de visão 30% inferior ao de um adulto. Além disso, uma criança com menos de 10 anos ainda não tem uma boa noção do trânsito e das regras de circulação, não podendo, por conseguinte, tomar as decisões mais indicadas.

Não possui o discernimento nem as capacidades necessárias para evitar obstáculos como peões, outros ciclistas ou automóveis. Não consegue antecipar situações e tem dificuldade em identificar de onde vêm os ruídos.

Por essas razões, aconselhamos a nunca deixar uma criança andar sozinha de bicicleta antes dos 10 anos de idade (ou até mesmo dos 12 anos).

Antes dos 8 anos, o seu filho pode pedalar acompanhado no passeio. A partir dos 8 anos, poderá levá-la gradualmente a circular na estrada e, para esse fim, as vias cicláveis são um bom treino.

número-2

CIRCULAR PROGRESSIVAMENTE NA ESTRADA

AS ESTRADA RURAIS

Pode também aperfeiçoar a aprendizagem em estradas de zonas rurais, o que tem a vantagem de ensinar a criança a posicionar-se corretamente na estrada.

A SINALIZAÇÃO

Pedalar numa via ciclável permite à criança familiarizar-se com os ruídos do trânsito e com os principais sinais de trânsito: sinal stop, semáforos, sentidos proibidos. Não é necessário ensinar-lhe todos os sinais, explique-lhe alguns que terá de conhecer quando os encontrar.

número-3

REGRAS DE CONDUÇÃO A RESPEITAR NA ESTRADA

– Circular em fila indiana, a não ser que estiver num grupo com mais de 8 ciclistas: nesse caso, será necessário andar 2 a 2. Mas nunca andar a mais de 2 a 2.

– Respeitar uma distância de segurança de cerca de dois metros entre cada bicicleta

– O adulto «cerra-fila» que circula atrás da criança deve andar ligeiramente desviado para o lado interior da estrada: isto permite tornar a presença da criança visível para os veículos que vierem de trás e protegê-la.

Por último (e sobretudo), não se esqueça do capacete, nem das faixas refletoras à noite ou nos dias de chuva ou nevoeiro.

Para mais informações sobre os acessórios de segurança para bicicleta, leia o artigo: Que acessórios de segurança para a minha criança?

 

Boa viagem a todos!

berangere Deschamps Conselho desporto

Bérangère

Utilizadora de bicicleta no dia a dia. Praticante de corrida em progressão. Triatleta que não desiste.
Troféu de prata em bilhar francês!
Kids friendly.

#TeamDecath

MAIS CONSELHOS? VEJA AQUI: 

VOLTAR PARA O TOPO