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COMO ABORDAR TRANQUILAMENTE A NATAÇÃO NO TRIATLO?

A natação é sempre uma parte stressante durante um triatlo, sobretudo no primeiro. Pergunta-se como se vai passar? E como a abordar? Ajudamo-lo a preparar bem esta primeira parte da sua corrida.

No triatlo, a natação é frequentemente a parte mais temida pelos principiantes, um dos principais travões para se iniciarem no triplo esforço. Mas não se preocupe, com um bom treino e alguns conselhos, verá que é possível abordar a natação de forma tranquila, e mesmo ter prazer nesta fase!

1. TREINAR PARA FICAR À VONTADE NA NATAÇÃO

Antes de qualquer outra coisa, é importante saber que todos os estilos estão autorizado no triatlo. Pode assim nadar de bruços, se for o estilo em que se sente mais à vontade, não é necessário dominar o crawl desde o início.

Em seguida, não há qualquer segredo, para estar à vontade na natação, é necessário praticar! Tem de encontrar a motivação que o leva a ir nadar pelo menos uma vez por semana. Pense no bem-estar que irá sentir à saída, no orgulho de se treinar semanalmente, e nos meios de que precisa para alcançar o seu objetivo. Sabemos bem, o mais difícil é começar; depois, já não temos mais questões, é só nadar!

Experimente aumentar progressivamente as distâncias até conseguir nadar pelos menos a distância da parte da natação do seu próprio triatlo. Pode mesmo encontrar planos de treino de natação na internet e acompanhar as sessões de natação para triatlo estruturadas, são menos monótonas que apenas fazer piscinas.

Se não estiver completamente à vontade na água, não hesite em gastar alguns dias a adquirir as bases e a melhorar a sua técnica de natação. Irá assim ganhar confiança, economizar energia e fica mais tranquilo no dia D.

Truque: para progredir na natação, contemple algumas sessões de fortalecimento muscular durante a semana. Isto irá reforçar os seus abdominais e lombares para adquirir a posição certa na água e garantir que o seu corpo permanece direito. Irá ganhar eficácia e descobrir a famosa sensação de deslize e prazer associada!

Conselho importante: se desejar habituar-se às condições reais de natação em águas livres e não ser surpreendido no dia da corrida, experimente praticar em meio natural, num lago ou no mar. Isto irá permitir-lhe testar a natação com o fato, habituar-se a temperaturas mais baixas que em piscina e familiarizar-se com uma visibilidade por vezes reduzida.

Aprenda a orientar-se levantando regularmente a cabeça quando nada, detetando um ponto afastado; isto ser-lhe-á útil no dia D, para ver as boias.

Se puder, o ideal será nadar em grupo, nos pés de quem estiver à sua frente. Terá assim uma amostra da partida da natação no triatlo, com os pequenos remoinhos que se criam! Por fim, seja paciente, só com a prática e a persistência se irá sentir cada vez mais à vontade na água e irá ganhar confiança.

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2. EQUIPAR-SE CORRETAMENTE PARA FACILITAR A NATAÇÃO NO TRIATLO

Paralelamente ao seu treino de natação, lembre-se de se equipar bem para praticar o triatlo nas melhores condições. Um indispensável para o ajudar a flutuar melhor e proteger-se do frio: o fato em neoprene. Escolha um modelo concebido para o triatlo, com um tipo de neoprene que favoreça o deslize e a flutuação, com flexibilidade ao nível dos ombros para facilitar a natação e com aberturas fáceis para o remover rapidamente durante a transição. O fato é obrigatório quando a temperatura da água é inferior a 16 ºC, opcional quando está entre 16 e 24 ºC e interdita quando a temperatura da água é igual ou superior a 24 ºC. Há quem duvide da interdição do uso de fato quando as temperaturas são muito elevadas, porque aquele representa uma real vantagem quanto à flutuabilidade e para melhorar o tempo na natação!

Treine a natação com o fato, mesmo se nadar em piscina. As sensações de natação são diferentes e poderá assim ver se o fato não está demasiado apertado. De facto, de estiver demasiado comprimido, corre o risco de sentir a desagradável sensação de dificuldade de respirar em águas livres. Irá também aprender a despi-lo, um pouco de prática que o irá ajudar a stressar menos no dia D.

Invista em óculos adaptados à natação em águas livres, com lentes amplas para um bom campo de visão e uma boa parte em espuma para o conforto. Alguns óculos têm mesmo lentes fumadas, para evitar o encadeamento no exterior.

No dia da prova, pense em levar uma touca de banho, na qual irá posicionar os seus óculos e por cima a touca da organização. Isto irá evitar que alguém arranque acidentalmente os seus óculos (nunca se sabe, na confusão da partida!) e irá permitir-lhe ter menos frio se o dia estiver fresco.

Por fim, não se esqueça de usar um stick antifricções ou vaselina, que irá aplicar no dia da prova no pescoço, os punhos e nos tornozelos. Isto irá evitar as fricções do fato a nível do pescoço e permitir-lhe despi-lo muito mais facilmente. O stick antifricções pode também ser aplicado nas axilas e no entrepernas, para proteger a sua pele das assaduras durante a corrida.

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3. OS NOSSOS CONSELHOS DE NATAÇÃO PARA O DIA D

O dia da prova chega, o stress aumenta... como vai correr o início da natação? Nada de pânico! Treinou bem, equipou-se bem, agora é só preparar bem a partida da prova, para evitar o stress e desfrutar ao máximo do momento!

Aqui ficam alguns conselhos e truques para abordar tranquilamente o início do triatlo:

- Memorize bem o percurso de natação e ouça bem o briefing do árbitro, isto irá evitar, por exemplo, que parta do lado errado da boia.

- Entre na água antes da partida e deixe entrar água no fato, para se habituar à temperatura da água. Se tiver tempo, faça alguns comprimentos para se aquecer. De acordo com as provas, o inicio pode ser feito da margem de uma lagoa, de um curso de água, da praia, de um pontão ou diretamente da água. Em qualquer dos casos, é sempre bom ter-se molhado antes.

- Se não for um nadador experiente, na partida coloque-se atrás ou num dos lados. Isto irá evitar o efeito "máquina de lavar" e dar-lhe-á tempo de preparar a sua natação. Se estiver mais à vontade, não se posicione muito atrás, para não ser perturbado por nadadores mais lentos à sua frente. Não se esqueça que pode adotar o estilo no qual se sente mais à vontade. Não hesite em alternar entre crawl e bruços durante o tempo necessário para encontrar o seu ritmo.

- Passe bem no exterior da boia se forem muitos, é um momento delicado em que todos se amontoam!

- Pequeno truque se quiser gastar menos energia durante a natação: posicione-se nos pés de um nadador que vá à mesma velocidade que a sua. Irá beneficiar da sua aspiração e fazer menos esforço, o que irá permitir que poupe energia. O mesmo ocorre se se posicionar no seu flanco, mas confirme que ele vai na direção certa!

- Por fim, a hidratação tem um papel essencial na preparação da sua corrida. Lembre-se de se hidratar bem apos a natação. Pode assim beber uma bebida de espera uma hora antes da partida, para manter o seu nível de hidratação e a glicémia no sangue, que pode ser alterada com o stress.

Tem agora todas as chaves para estar pronto para a partida da natação no triatlo. Toca a correr e a divertir-se! Verá que após a sua primeira natação num triatlo terá adquirido a sua própria experiência, e irá passar a correr cada vez melhor!

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CHARLOTTE

Apaixonada pelo desporto, pratiquei dança durante muito tempo, antes de descobrir o triatlo, que se tornou um verdadeiro vício desde a minha primeira prova! Adepta das distâncias Sprint e Olímpica, adoro a variedade que este desporto proporciona, tanto a nível da prática como do ambiente em que tenho de evoluir. O triatlo tem sempre ótimos desafios em perspetiva, com muita diversão como objetivo!

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