A Caminhada Desportiva ou a arte de articular bem o pé!

Qual é a diferença entre a forma de andar no nosso dia a dia e a forma de andar do praticante de Caminhada Desportiva? O movimento do pé! No primeiro caso, a Caminhada é inconsciente, enquanto que no segundo caso ela é praticada de forma totalmente controlada. Na Caminhada Desportiva, é fundamental articular bem o pé para trabalhar os músculos sem riscos de lesão. Calce o seu calçado de Caminhada Desportiva e trabalhe o seu "primeiro passo"!

número 1

Saber «Caminhe corretamente» na Caminhda Desportiva

Não obstante o seu ritmo brando, a Caminhada Rápida exige um esforço ao nível do corpo. Quando nos deslocamos, transferimos a carga do nosso peso de um pé para o outro. Toda a técnica dos praticantes de Caminhada Desportiva reside neste movimento do pé que lhes permite suportar o seu peso, sem estar sujeito a ele. Um pormenor que faz toda a diferença! Para proteger as suas articulações, deverá deste modo procurar fazer essa transferência de forma equilibrada entre o pé que ataca o solo e o pé que propulsa graças aos dedos.

número 2

Articular o pé do calcanhar aos dedos

O objetivo consiste em obter uma maior amplitude de movimento articulando o pé em toda a sua extensão: do calcanhar aos dedos.  

Na prática, deverá sentir os dedos do pé esquerdo a fazer tração no solo ao mesmo tempo que o calcanhar do pé direito ataca o solo.

nummer 3

POUSE O CALCANHAR

Pouse o calcanhar no chão de forma suave. O impacto com o solo é amortecido mais eficientemente e repartido por uma maior superfície. Este movimento protege deste modo as articulações do seu pé. O risco de lesão aumenta se acelerar a passada pisando o solo com todo o seu peso num pé. A boa articulação do pé e, nomeadamente, o assentamento do calcanhar no solo, permite Caminhada com leveza!

nummer 4

ARTICULE O PÉ

Quando o calcanhar estiver assente no solo, articule totalmente o pé de modo a sentir todas as articulações a mover com fluidez.   Este movimento específico da Caminhada Desportiva atenua qualquer impacto que possa ser transmitido ao nível dos joelhos, das ancas e das costas. Esteja atento ao seu corpo para afinar a articulação da passada.

nummer 5

PROPULSE O SEU CORPO COM OS DEDOS DO PÉ!

Quando o seu pé estiver assente no solo em toda a sua superfície, chega o momento de "fazer tração" de forma enérgica com os dedos do pé. A NOSSA DICA: para executar bem este movimento nem sempre intuitivo, imagine que quer mostrar a sola dos seus sapatos a uma pessoa que segue atrás de si! Não descure esta propulsão, uma vez que é esta fase que lhe permitirá adiantar-se e ganhar potência e velocidade da Caminhada. Se dominar bem este movimento, trabalhará os músculos dos pés, das pernas, das coxas e das nádegas. Como já deve ter percebido: Caminhar corretamente é toda uma aprendizagem! É inclusivamente a condição sine qua non para uma passada leve e ritmada, perfeitamente coordenada com o movimento dos braços.

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