logotipo marca subea decathlon

8 GESTOS ECO-RESPONSÁVEIS PARA PROTEGER OS NOSSOS OCEANOS

Poluição, diminuição das populações de peixes, destruição dos recifes de coral… Temos de agir para preservar os nossos oceanos! Descubra 8 gestos eco-responsáveis que pode adotar no quotidiano para contribuir à preservação do ambiente marinho. 

1

APANHE TODO O LIXO 

Apanhar o lixo que encontra durante as suas atividade aquáticas não é um problema! É pelo contrário uma questão de hábito. Leve sempre consigo um saco de rede quando praticar snorkeling ou mergulho, ou um saco para o lixo quando for para a praia. Avistou algum resíduo? Em vez de olhar para ele com um ar indignado, passe à ação: apanhe-o! Este pequeno gesto eco-responsável é o melhor meio para não rever este resíduo no ambiente marinho.

Toque apenas com os olhos!
2

TOQUE APENAS COM OS OLHOS! 

Respeite o ambiente que o envolve...Aprendeu provavelmente durante a sua formação de mergulho, que respeitar a vida marinho segue uma regra simples: nunca perturbar os animais marinhos. Não os persiga para tirar uma foto, não os obrigue a sair dos seus esconderijos, não os maltrate. Observe com atenção o coral debaixo de água, mas não traga nenhum bocado como recordação das suas férias! Atenção igualmente à degradação do fundo do mar: evite chocar com os animais fixos em rochas ou no coral e tenha atenção ao movimento das suas barbatanas. No mergulho, a sua visita deve ser tão discreta como as suas bolhas!

3

  LIMITAR O SEU CONSUMO DE PLÁSTICO 

Os especialistas estimam que a quantidade de plástico presente nos oceanos esteja perto dos 300 000 milhões de toneladas. Porquê não mudar os seus hábitos de consumo desde já, reduzindo o plástico na origem e substituindo-o por elementos recicláveis ou mais duradouros? Este gesto simples permite a cada um contribuir para a preservação dos oceanos. Veja algumas soluções ecológicas fáceis de pôr em prática:
- utilize um saco de pano quando vai às compras,
- limite a compra de produtos com embalagem de plástico,
- opte por alimentos a granel,
- evite a compra de garrafas de plástico não reutilizáveis e de produtos embalados em porções individuais.

4

OBSERVE O QUE TEM DENTRO DO SEU PRATO! 

Consome regularmente produtos do mar? Seja vigilante no seu consumo de produtos com origem no oceano! Verifique que têm origem em fontes fiáveis e de pesca sustentável. O excesso de pesca, a pesca irresponsável e acidental contribuem fortemente à diminuição da população de peixes. Evite também o consumo de algumas espécies como o atum vermelho que, embora muito procurado, encontra-se em vias de extinção. Da mesma forma, evite a sopa de barbatana de tubarão, que se estima seja responsável pela morte de 100 milhões de tubarões por ano.

Contribua à preservação do ambiente marinho!
5

PARTICIPE E ENVOLVA-SE PELO AMBIENTE 

Existem diversas maneiras de ser ativo para preservar o ambiente. A primeira é um envolvimento pessoal que passa por modificar os seus hábitos quotidianos. Mas porque não passar para outra etapa e atuar como voluntário para uma limpeza coletiva das praias e dos recifes, por exemplo? Assinar petições e fazer donativos para fundações reconhecidas de proteção dos ecossistemas marinhos é também uma outra forma de se envolver na preservação do mundo aquático.

6

PASSE A MENSAGEM AOS SEUS AMIGOS E FAMILIARES 

A sua atitude vale milhões. Porque não dar o exemplo em vez de proferir grandes discursos sobre ecologia e sobre a proteção dos oceanos? É a melhor maneira de convencer os seus familiares, amigos e colegas. As crianças só quererão ajudá-lo. Nada melhor do que incutir valores de respeito pelo mar às gerações futuras. Aproveite o impacto das fotografias e vídeos nas redes sociais e incentive as pessoas a agir para a preservação do ambiente.

 

número -7

REDUZA A SUA PEGADA DE CARBONO

Uma pegada de carbono 0 é impossível hoje em dia. No entanto, reduzi-la cada um ao seu nível é incontestavelmente a melhor solução para diminuir os efeitos das alterações climáticas sobre os oceanos. Porque, com efeito, a subida do nível do mar e a acidificação dos oceanos estão intimamente ligadas às emissões de gases de estufa. Já pensou em reduzir o seu consumo de energia? E em deslocar-se a pé, de bicicleta ou num veículo ecológico? E em privilegiar produtos locais que não percorrem milhares de kilómetros de camião? Tantos pequenos gestos do quotidiano que terão repercussões nos oceanos a longo prazo!

número 8

VERIFIQUE O QUE COMPRA! 

Finalmente, mantenha-se alerta sobre os produtos que compra, nomeadamente os produtos de luxo. Alguns são fabricados a partir de espécies marinhas em vias de extinção, tal como o coral, as escamas de tartarugas ou as conchas Nautilus por exemplo.

Identifique os produtos fabricados a partir de espécies em vias de desaparecer...

JUNTOS, FAÇAMOS COM QUE O OCEANO CONTINUE A MARAVILHAR-NOS!

PRONTO A ADOTAR ALGUNS DESTES GESTOS PARA LHE TESTEMUNHAR A SUA GRATIDÃO? NÃO HESITE EM PARTILHAR CONOSCO OUTRAS IDEIAS DE ECO-GESTOS DO QUOTIDIANO NOS COMENTÁRIOS. 

Baptiste, digital manager na Subea

BAPTISTE

Digital Manager - PADI Rescue e Nível 1 FFESSM

Sou o Digital Manager da marca Subea. Apaixonado de caça submarina e de apneia, pratico também mergulho com garrafa há mais de quinze anos. Sou mergulhador autónomo até 60 metros.

RECOMENDAMOS-LHE IGUALMENTE OUTROS CONSELHOS DE MERGULHO

Conselhos
descobrir o mergulho submarino subea decathlon
Mudança de cenário, calma, plenitude e liberdade...assim se poderia descrever o mergulho submarino. As profundezas já chamam por si? Parta à descoberta deste desporto atípico.
VOLTAR PARA O TOPO