logo-nabaiji

AS 5 REGRAS BÁSICAS DA COABITAÇÃO NA PISCINA

piscina é por definição um sítio no qual deve SEMPRE reinar bem-estar, esforço e prazer! Em caso algum queremos que “sessão de natação” rime com “eternas altercações”... Para isso, é importante fazer um ponto de honra sobre as boas práticas, o saber estar e saber viver necessários à coabitação na piscina, para uma harmonia e entendimento perfeitos entre nadadores

Sentido de natação, higiene, civismo, a Nabaiji recorda-lhe hoje as 5 regras fundamentar da “natação solidária” !

número1

Respeitar o sentido da natação

De certeza que já se apercebeu, o sentido da natação na piscina é o mesmo que nas estradas, no lado direito (anti-horário). Se não o respeitarmos, a colisão pode ser inevitável. E se a culpa for sua, irá certamente ouvir queixas, no melhor dos casos, ou baterem-lhe nos dedos, no pior… Uma situação bastante chata!

No entanto, mesmo se a grande maioria o sabe, alguns nadadores, de forma consciente ou não, têm tendência a deslocar-se no meio da linha para ter mais espaço.Isto é muito constrangedor para os outros nadadores que se vêm obrigados ou a diminuir a sua amplitude lateral para os deixar passar, ou ter que os ultrapassar com medo de uma colisão com outro nadador.

É também muito importante notar que a aproximação ao muro, a viragem deve ser efetuada sobre a esquerda do corredor. Se este lado estiver ocupado por nadadores em descanso, a viragem deverá ser feita no centro, mas nunca pela direita!

number2

Organize a sua sessão habilmente

Quando a piscina estiver a abarrotar nas horas de ponta, é preferível organizar o seu treino em conformidade.

Para que o seu treino seja um sucesso numa linha de água cheia, evite a mariposa que exige uma grande envergadura e consequentemente poderia aleijar os outros nadadores. As costas de crawl só devem ser praticadas se dominar a trajetória às cegas, para não terminar numa  linha vizinha. Isto evitará qualquer eventual colisão!

Relativamente ao material de treino, as piscinas cheias de gente não são muitas vezes abertas à utilização das placas ou barbatanas. Com efeito, quando a densidade humana é grande, o contacto entre nadadores é praticamente inevitável. As barbatanas e as placas podem facilmente arranhar ou ferir se houver choques. A usar com moderação...

number3

Respeite as regras de higiene das piscinas

“Porquê usar touca ?”

“Não preciso de tomar banho, vou para a piscina!”

“Uns calções de banho é como um fato de banho de natação !”

Quem nunca ouviu estas frases?

No entanto, estas regras de higiene existem para garantir um máximo de conforto e de segurança aos utilizadores da piscina. A poluição dos tanques pode surgir de diferentes formas. Quer sejam cabelos, produtos cosméticos ou outros resíduos dentro de água, estes despertam todos as malvadas cloraminas. As cloraminas são compostos químicos que podem provocar sintomas como alergias, irritações e problemas respiratórios.

Para evitar este género de complicações, é por isso necessário respeitar as regras de higiene para garantir uma melhor qualidade da água e logo do treino !

number4

Respeitar os outros nadadores

Pode acontecer que um nadador seja um pouco mais lento do que si, outro que não esteja completamente encostado à direita e ainda um que lhe acerte ou até mesmo que tenha mergulhado em cima de si (sim, pode acontecer...).

Neste caso, e caso não tenha nenhuma declaração amigável no seu fato de banho, calma, conciliação e pedido de desculpas (se o erro for seu) devem estar presentes.

Para evitar este género de situações, é importante nunca parrar no meio de uma piscina, nem sobre o lado direito quando atinge o final da linha. Se tiver que atravessar uma linha de água no seu comprimento, olhe para a direita e para a esquerda antes de se lançar. Também, se estiver parado, espere que todos os nadadores tenham terminado a sua viragem empurrado o muro antes de retomar.

Finalmente, quando um nadador o ultrapassa, não acelere! Não se trata de uma competição nem tão pouco de um duelo! Deixe-o passar e continue a nadar ao seu ritmo.

number5

Respeite o nível das linhas de natação

Nalgumas piscinas municipais, as linhas de água estão muitas vezes distribuídas por nível de natação. Várias denominações podem ser dadas, mas geralmente uma linha é dedicada aos nadadores “lentos”, outra aos nadadores “rápidos” e, menos frequentemente, uma linha está reservada para os nadadores equipados com barbatanas e/ou placas de natação.

Antes de se lançar para a água, dedique um pouco de tempo para observar o material, a técnica e a velocidade de natação dos utilizadores que já se encontram dentro de água para avaliar o seu nível e escolher o seu corredor de treino.

Não serve de nada sobrestimar-se. Uma vez dentro de água arrisca-se a incomodar ou ser incomodado pelos outros nadadores (quer estejam com barbatanas ou não) e/ou adotar um falso ritmo de treino que não seria benéfico para o prazer  esperado.

É claro como a água que para além destas regras básicas de coabitação na piscina, seria também inadequado correr na borda da piscina, empurrar os outros nadadores, quebrar o ambiente sossegado ou mesmo lançar qualquer tipo de projétil.

 

Todos juntos numa “sessão de natação” está sempre associado a “eterno deleite” !

regis

RÉGIS

Nadador Nacional

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSAR-LHE:

VOLTAR PARA O TOPO