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5 BOAS DICAS PARA MANTER A MOTIVAÇÃO

O que nos motiva a iniciar uma atividade desportiva ou qualquer outra atividade com objetivo específico? O que nos leva a continuar? O que nos leva por vezes a desistir?

Manter a motivação é por vezes complicado. Quando queremos perder peso, superar um desafio desportivo ou sentirmo-nos bem no nosso corpo e no nosso espírito, fixamos objetivos. No início, lançamo-nos de cabeça com toda a motivação do mundo... mas por vezes... perdemos algum alento e acabamos por desistir. Apresentamos algumas dicas a seguir para manter o rumo e atingir o seu objetivo!

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Dica 1: Organizar-se, planear e cumprir o plano.

O planeamento dos seus treinos é extremamente importante. Anote na sua agenda as suas sessões de musculação, as suas aulas de cardio ou as suas sessões de corrida ou ciclismo. Não as desmarque por causa de um almoço ou jantar com amigos ou de uma reunião que se prolonga até mais tarde que o previsto. Devemos centrarmo-nos no objetivo e seguir em frente. Se treinar à hora de almoço, não se esqueça sobretudo de levar o saco de desporto e a garrafa de água quando sair de casa de manhã para o emprego. Não se esqueça também de reforços alimentares equilibrados para ter um complemento de energia durante a sua sessão de desporto.

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Dica 2: Temos de ouvir o nosso corpo, mas sem exagerar na interpretação...

Está demasiado calor, demasiado frio... Sente-se cansado, em baixo de forma, ligeiramente febril... Não lhe apetece hoje, está com muitas preocupações e não está com cabeça para ir treinar?

O seu corpo está a transmitir-lhe sinais... sinais estes que é importante ouvir.

Se sente que a sua sessão de treino não lhe irá dar prazer, mais vale adiá-la para mais logo ou para o dia seguinte e aproveitar para fazer outra coisa. Caso contrário, poderá passar um momento penoso ou até mesmo lesionar-se.

Exagerar na interpretação destes sinais também não é, por outro lado, o mais acertado. Atingir ou não o seu objetivo dependerá também da sua regularidade. Quanto mais regular for, mais rápida será a sua progressão e maior será a sua motivação.

Aprenda a conhecer-se e a confiar em si próprio!

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Dica 3: Fixar objetivos intermédios

  Por vezes, traçamos objetivos muito altos: perder uma grande quantidade de peso em pouco tempo, um exigente ganho de massa ou uma fase de secagem muito restrita, uma maratona, um trail de longa distância com grande acumulado positivo... Ou seja, subestimamos a dificuldade do nosso objetivo. O pequeno truque reside em fixar objetivos intermédios. Bastam 2 ou 3, ou mais ainda, consoante a duração da sua preparação física. Por exemplo, na preparação de uma maratona, inscreva-se numa prova de 10 km para começar, numa meia-maratona a seguir, etc. É mais fácil percorrer distâncias longas quando participamos em provas oficiais, visto que o espírito de grupo e a competição são fatores motivadores! Sempre que um objetivo intermédio é alcançado, ficamos com mais força para o seguinte e assim sucessivamente até atingir o objetivo final.

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Dica 4: Não estar sozinho

Se decidir participar num trail, por exemplo, haverá sessões curtas, longas e muito longas... Crie a sua rede e arranje um enquadramento com outras pessoas. Não será, com certeza, a única pessoa que fixou um desafio desportivo e para não perder a motivação, é sempre melhor correr com outra pessoa ou um grupo, ou combinar treinos de ginásio com outras pessoas. Não se esqueça de partilhar o seu objetivo com a família, para que todos estejam a contar com os treinos que definiu para alcançar esse objetivo. Contar com o apoio dos familiares ou amigos é fundamental. Sentimos mais prazer nos treinos e não ficamos com sentimento de culpa quando saímos para treinar.

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Dica 5: Seguir as dicas 1, 2 e 3... e juntar a tudo isso um estilo de vida saudável.

Para manter uma boa motivação, aconselhamos-lhe a organizar-se, a treinar acompanhado, a obter o apoio incondicional da sua família, a fixar objetivos intermédios mais fáceis de alcançar e a respeitar o seu corpo ouvindo os seus sinais. Poderá assim progredir, tirar prazer, partilhar sem sentimento de culpa e ficar ultramotivado. Ou seja, tudo aquilo que pretendia!

 

Seguir um estilo de vida saudável é muito importante para cuidar da forma física, evitar lesões e manter um nível de motivação ideal. Procure deste modo ter um número de horas sono adequado (entre 7 e 8h por noite), hidratar-se corretamente, ter uma alimentação equilibrada e limitar o consumo de álcool.

Para manter uma boa e longa motivação, siga as nossas 5 dicas. E não se esqueça de partilhar connosco as suas observações, comentários e sensações.

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Julie

Dietista e treinadora desportiva, praticante de fitness, pilates, yoga, stretching, corrida e trail, acompanho todos os desportistas na sua preparação nutricional.  A alimentação é um fator incontornável para atingir os seus objetivos! 

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