Assim como a escolha da prancha de bodyboard, é igualmente importante selecionares bem os teus pés de pato de bodyboard. Estes são indispensáveis para uma boa prática, quer sejas principiante ou praticante avançado.

Porquê? Porque é com a força das suas pernas, e logo graças aos pés de pato, que poderás ganhar propulsão, apanhar ondas, mas também sair das correntes marítimas. É por este último fator que é desaconselhada a prática de bodyboard sem pés de pato.

Nunca utilizaste pés de pato? Não te preocupes: dar aos pés e aos braços no bodyboard é fácil de aprender!  



Conselho Décathlon: no surf, realizar um jogging de aquecimento é recomendado para chegar até ao spot. Igual para o bodyboard: este pequeno aquecimento é indispensável, mas claro sem os pés de pato calçados!

Pés de pato de bodyboard : encontra o teu tamanho!

Os tamanhos dos pés de pato de bodyboard estão divididos por números, começando nos pés de pato para crianças até aos pés de pato para adultos.

Tem atenção: os números dos pés de pato são ligeiramente diferentes dos números do calçado clássico. É por isso indispensável que experimentes os teus pés de pato de bodyboard antes de os comprar.

Como encontrar o bom tamanho? Os teus pés de pato devem ficar perfeitamente ajustados aos teus pés.

Pés de pato de bodyboard para principiantes para uma prática ocasional

Em relação à categoria, os pés de pato de bodyboard 100 são ideais se estás a começar e se pretendes surfar pequenas ondas no mar com pouca corrente.

Estes pés de pato foram concebidos para serem práticos e evitar que te canses graças à forma simétrica e ao material flexível. Fácil de utilizar: após algumas ondas vais conseguir bater os pés corretamente e realizar os teus primeiros deslizes.

Uns pés de pato flexíveis são igualmente eficazes para reduzir o risco de câimbras, pelo facto de forçar menos as tuas pernas.

CONSELHOS PARA ESCOLHER OS SEUS PÉS DE PATO DE BODYBOARD

Pés de pato rígidos: mais potência para os bodyboarders regulares!

Dominas as bases do bodyboard? Não hesites e muda de gama de equipamento para progredires e viveres novas experiências de deslize.

Os pés de pato de bodyboard 500 são mais rígidos e mais potentes: perfeitos para ganhar velocidade no bodyboard e lançares-te em ondas maiores!

Inicia no quarto de volta nos teus take-off com estes pés de pato em borracha, e também nas ondas mais «moles». Ao contrário do modelo 100, estes pés de pato de bodyboard têm uma leash integrada que evita que os percas dentro de água.

São pés de pato de bodyboard polivalentes apropriados para todas as práticas, quer surf em posição « prone » (deitado sobre a prancha de bodyboard) ou em « drop knee » (um pé à frente e o joelho atrás).

Meias de neoprene dentro dos pés de pato para evitar o frio e as irritações

No verão, meia-estação ou no inverno, alguns bodyboarders vestem meias de neoprene por dois motivos:



LIMITAR AS IRRITAÇÕES PROVOCADAS PELOS PÉS DE PATO DE BODYBOARD

As meias de neoprene reduzem as irritações nos dedos dos pés e nos maléolos, devido à fricção entre o pé e a borracha do pé de pato.


PROTEGER OS PÉS DO FRIO

Os mais friorentos podem sentir frio nos pés, mesmo no verão quando as sessões são longas! Os bodyboarders regulares que surfam na meia-estação e no inverno procuram igualmente proteger-se do frio. Nestes casos, é indispensável a utilização de botins em neoprene para conforto térmico.

Importante: estás a pensar surfar com botins? Escolea um tamanho de pés de pato acima do teu tamanho habitual! Não te esqueças que os seus pés de pato devem estar sempre bem ajustados.

O conforto total no bodyboard: leashs de pés de pato e luvas barbatanas!

LUVAS BARBATANA PARA UMA REMADA MAIS EFICIENTE

As luvas barbatana para bodyboard são a solução ideal para reforçar a potência da sua remada. Utiliza os teus braços para te lançares nas ondas e sair das correntes!

A SEGURANÇA ANTES DE TUDO, COM LEASHS DE PÉS DE PATO

Se calhar já estiveste nesta situação: nada pior do que perderes os pés de pato em pleno mar devido à potência das ondas…

Se os teus pés de pato de bodyboard não têm leash, joga pelo seguro. Equipe-te com leashs de pés de pato de bodyboard para mantê-los bem agarrados aos seus tornozelos e nunca mais reviver esse momento de solidão, até de perigo.

Tens a tua prancha de bodyboard, os teus pés de pato e o teu fato de neoprene? Só te falta partir em direção à praia e entrar dentro de água e deixar o deslize falar mais alto!